Archive for: março 8th, 2010

A desonestidade intelectual do Blog de José Agripino


Agripino na época em que foi nomeado prefeito de Natal sob a aprovação da ditadura militar

Quem tem acompanhado o que escrevo já percebeu que procuro fugir da vala comum das desqualificações pessoais. Quando faço críticas a um político, autoridade, jornalista ou empresa de comunicação, apesar de muitas vezes ser duro, procuro apontar erros e incoerências que justifiquem essas críticas.

Acima de ser um Senador da República, José Agripino é um brasileiro e por mais que não concorde com qualquer um de seus posicionamentos, vou defender até a morte o direito dele de ter a sua opinião, a despeito de o nobre Senador ter apoiado e se beneficiado de um regime que perseguia, torturava, matava e fazia desaparecer a quem a este se opunha.

Pena que o Senador mantenha um blog, organizado por uma equipe que responde aos comentaristas com a assinatura do próprio, e que usa a lamentável tática da desqualificação pessoal e argumentos falsos para rebatê-los, além de se referir ao trabalho de terceiros sem a devida ética ao fazer críticas sem dar a oportunidade de quem foi criticado tenha conhecimento e, portanto poder responde-las.

Foi por acaso (pesquisa no google) que cheguei a um link do artigo Comparação Lula x FHC 3 – Geração de empregos e taxa de desemprego na área de comentários do blog do Senador postado por um comentarista que se assinava como Luejaldo da Silva. Para rebater o artigo a equipe do blog chega a essa pérola se referindo a “erros grosseiros” e logo depois faz insinuações em relação às nossas intenções:

joseagripino

Fevereiro 5, 2010 às 1:11 pm

Caro Luejaldo

1)      O erro de seus dados é que o estudo, aparentemente, compara os empregos gerados só nas regiões metropolitanas na era FHC com os gerados em todo o Brasil na era Lula. Confira o sr mesmo e chegue a uma conclusão honesta! É uma pena que um erro grosseiro desse (ou de má-fé) repercuta e convença pessoas de boa fé como o sr.

Confira aqui

Quem quiser clicar no post criticado vai perceber que os dados de empregos gerados tanto no governo FHC quanto no de Lula são do CAGED e se referem às estatísticas de mesmas amostragens e métodos nos dois períodos.

Os dados que se referem às áreas metropolitanas são as estatísticas de desemprego de acordo com a série histórica do DIEESE e também nesse caso, o estudo pegou dados do mesmo instituto com a mesma metodologia e amostragem tanto no governo FHC quanto nos 7 anos de governo Lula.

Por não ter como rebater os dados que são gritantes de tão expressiva a diferença nos resultados dos dois governos, a resposta esfarrapada do blog do Senador apresenta argumentos falsos para criticar nosso trabalho e tentar desqualificar o autor. O artigo trata da comparação na geração de empregos e evolução do desemprego nos dois governos, apenas achei conveniente abordar assuntos da mesma natureza no mesmo artigo, mas a separação dos números e análises estão bem claras, assim como a honestidade no uso de dados corretos de fontes confiáveis nos períodos exatos, utilizando séries históricas consagradas e inquestionáveis para comparar dados da mesma natureza.

Respeito é bom e aqui nós gostamos também. Apesar de acurado quanto a veracidade dos dados aquele artigo, como tudo que escrevo, está aberto a críticas. A unica ressalva é que sejam honestas e nos dêem a possibilidade de respondê-las. Quero dizer que o blog está preparado para o ataque daqueles que não querem que certas verdades sejam contadas ao povo brasileiro.

Siga o autor no Twitter!

Julio Falcão também no BLOG DO LEN

O amigo Julio Falcão do Blog do Julio Falcão, que conheço já de algum tempo de memoráveis batalhas contra a tropa de choque de comentaristas do Blog do Noblat na época que comentávamos lá, resolveu aceitar nosso convite de se unir ao time, mesmo estando com o seu tempo bastante tomado por suas atividades profissionais (somos todos blogueiros amadores com suas atividades profissionais em paralelo). Seja bem-vindo amigo Julio. Fique a vontade para usar aqui nossa tribuna semore que quiser e seus compromissos lhe permitirem. abraços.

Siga o autor no Twitter!

Switch to our mobile site