Hoje pela manhã assisti diversas vezes na GloboNews, comercial da empresa sueca SAAB, sobre os caças Gripen, que participa do processo de concorrência de aquisição de caças do governo Brasileiro, que conta ainda com a concorrência dos caças franceses Dassault Raffale e dos americanos da Boeing, F18 Super Hornet. A propaganda ironicamente lista manchetes na imprensa Brasileira favoráveis ao caça Sueco.Fica claro agora o porquê da movimentação agressiva na imprensa em tentar fazer prevalecer uma tese de que o caça Sueco teria sido a escolha principal da Aeronáutica, informação por diversas vezes negada pela FAB. A empresa sueca investiu pesado no lobby junto às empresas de comunicações brasileiras para tentar contrabalancear uma suposta preferência política do governo Brasileiro pela negociação com a França devido ao posicionamento daquele país na direção de apoiar as intenções brasileiras de ocupar assento permanente do Conselho de Segurança da ONU, o que é legítimo, mas dá agora para perceber a motivação para a defesa incondicional do caça sueco seja através de editoriais, reportagens enviesadas ou em estratégia agressiva de produção de factóides como fez a jornalista da Folha Eliane “Febre Amarela” Cantanhede.
Eu lamento o dinheiro jogado fora pela empresa sueca SAAB, mas o Brasil vai escolher o caça Rafale como vem declarando o ministro da Defesa. Além da importância política de uma relação estratégica com a França, o Rafale tem outras vantagens sobre os demais concorrentes que fazem dele o mais interessante para ser adquirido, como a transferência total de tecnologia através do código-fonte de todas as programações, o que possibilita a melhor ambientação dos caças e o desenvolvimento de tecnologias próprias que façam com que a nossa defesa sejam efetivamente seguras, impossibilitando que possíveis adversários consigam informações sobre nossa defesa através de terceiros, o que nos fragilizaria. Além disso, a Dasssault tem mais experiência na construção de caças, a aviação francesa tem uma tradição, assim como a americana, porém a tecnologia do F18 não seria totalmente transferida, nem haveria possibilidade de realizar modificações que não nos deixe dependendo da honestidade dos americanos em não oferecer a possíveis adversários os pontos fracos da nossa aviação. E vejam a diferença: Não recebi um centavo da Dassault para emitir a minha opinião, que é também a de vários especialistas sérios que não foram também atingidos pelo lobby,
Ficou claro como posicionamentos de meios de comunicação e de jornalistas são comercializados. O comercial da SAAB exibido no Globo News é um deboche e mostra claramente quem vendeu manchetes para promover o caça sueco e colocou sua credibilidade para defender algo como se fosse melhor apenas por serem pagos para isso.
Não sei se esse tipo de lobby pode ser considerado crime, mas que não é nada ético, ah isso não é. Se for, seria necessário que o Ministério Público Federal investigue Jornalistas como a Eliane Cantanhede e a quantidade de dinheiro investida pela empresa sueca em empresas de comunicação no Brasil. Convém lembrar que comercial televisivo de Caças é um tipo de alien bizarro, pois esse tipo de produto não se vende ao consumidor comum, são vendidos apenas para governos. A ponta do iceberg sueco é mais uma “bandeira” de que a velha mídia apodreceu de vez e que lá opinião tem preço.
Revisitado às 14:06
O link desse artigo foi publicado na área de comentários em um blog especializado em assuntos aeronáuticos. O artigo recebeu algumas críticas naquele blog bem no estilo da técnica bastante conhecida da desquailificação do autor sem ao menos tentar justificar as críticas com argumentos. Assim como aceitamos uma opinião crítica ao nosso artigo no nosso blog, e lá fomos acusados de tentar controlar a imprensa e toda aquela ladainha de quem foge do debate argumentativo com chavões desqualificativos, tentei exercitar o meu direito de respostas às críticas feitas pelas minhas costas que se o link não tivesse chamado a atenção jamais ficaria nem sabendo, e até agora o meu comentário de resposta não foi publicado, tendo sido outros de data posterior ao meu. Para que fique claro que não existe motivo para que minha defesa tenha sido “moderada” eu reproduzo abaixo o comentário que ainda está sob “aguardando moderação”
Revisitado em 14:57
Com um pequeno atraso e depois de outros posteriores ao meu, o comentário foi liberado pela moderação, portanto pelo menos tive o direito a defesa.
http://www.aereo.jor.br/2010/03/22/propaganda-do-gripen-na-tv/
Revisitado às 15:09:
Olha que curioso que achei nas estatísiticas, o link de uma tradução do artigo de português para inglês do google sueco
Será que é da SAAB? risos
If you are from SAAB, this article is not a direct attack against the swedish company, it´s only a criticize for the anti-ethical behaviour of the brazillian press media in this case.