ago 082010
 

Ativista do Millenium e animador de torcida do Serra

A postura de imparcialidade que as organizações Globo insistem em proclamar esbarra na posição escancaradamente pró- Serra de alguns de seus analistas políticos contratados. Alguns deles não conseguem sequer disfarçar a torcida como, por exemplo, o Arnaldo Jabor e Merval Pereira. Como o Jabor virou um tipo de tia velha que ninguém leva a sério e como ele próprio alimenta essa imagem, não merece ser levado em consideração.

Já Merval Pereira é analista levado a sério pela própria empresa, é colunista de O Globo, e tem espaço na CBN, além de ser o principal articulador político do Jornal das Dez do canal a cabo GloboNews.

Merval evidencia a sua torcida explícita por Serra já na hora de se referir aos candidatos: Serra é José Serra e Dilma é a candidata, candidata governista ou candidata oficial. Em todas as suas análises procura apontar o que a oposição precisa fazer para vencer Lula e todas as críticas são voltadas para as irregularidades cometidas pelo presidente na pré-campanha e no desempenho de Dilma Rousseff, dirigindo para ambos, expressões que em algumas situações beiram o insulto.

A última do Merval foi conseguir enxergar uma vitória do Serra no debate da Band onde ninguém mais na imprensa pró-Serra conseguiu ver. Ele está vivendo em um mundo virtual onde tudo que o Serra e seus aliados fazem são jogadas de mestre e, seguindo a linha, só consegue ver equívocos e tropeços na campanha de Dilma, a despeito do que apontam as pesquisas.

Primeiro ele achou excelente a primeira estratégia do Serra de não confrontar com o presidente e se passar por pós-Lula, segundo ele o genial Serra dava um nó na estratégia do presidente de transformar a disputa em plebiscito. Depois, elogiou as intervenções do FHC e aprovou o PSDB passar a defender seu legado !?!?!

Quando o Serra criticou a Bolívia, lá estava o Merval para aplaudir a iniciativa, com o vice Da Costa, foi a mesma coisa e mesmo com uma avalanche de críticas dos aliados, Ele estava lá como uma rocha para elogiar e apoiar a “brilhante” iniciativa de trazer as FARC e narcotráfico para o debate eleitoral.

Não importam quão pesadas podem ser as notícias ruins para a campanha de Serra, que lá estará o Merval para minimizar e dar uma versão super otimista para não deixar cair o ânimo da tropa tucana. Ele me lembra aqueles comentaristas esportivos do rádio, a diferença é que nesses programas tem um comentarista “torcedor” para cada um dos times locais, já na Globo todos são “bola nossa”… Para o Serra é claro.

Com um torcedor como o Merval ninguém precisa de torcida contra. Ter aliados na imprensa sem senso crítico, que se limitam apenas a bajular para tentar passar a imagem de eficiente para o bajulado, sem se preocupar em criticar os erros que podem prejudicá-lo, é o que está levando Dilma a ultrapassar Serra e livrar tanta vantagem com essa antecedência já com possibilidades de vitória no primeiro turno, mesmo antes do presidente aparecer no programa político. Isso iria acontecer mais tarde, mas os geniais bajuladores de Serra que pregam que ele “venceu o debate” e “é o mais preparado para ser presidente” vem antecipando e muito o inevitável.

Siga o autor no Twitter!

Meu Pai, Meu Herói

 Posted by at 3:45 pm  Dia dos pais, LEN
ago 082010
 

Esse texto é uma homenagem póstuma que faço depois de mais de seis anos depois que perdi a convivência com o meu pai. É também uma homenagem a todos os pais heróis desse país.

Meu pai, o seu Luiz, foi um homem rústico que não completou o ensino fundamental, que desce cedo aprendeu o ofício de serralheiro e trabalhou nessa profissão a vida inteira, e mesmo depois de aposentado, nunca deixou de trabalhar, seja em pequenos serviços autônomos ou realizando pequenos consertos em sua própria casa.

Brizolista ferrenho, com ele tive, durante muitos anos, alguns acalorados debates ideológicos, mas todos marcados pelo profundo respeito e compreensão das divergências com esse Lulista que vos escreve, mas embora tivéssemos diferenças na forma como víamos o mundo, devo a ele as minhas convicções de esquerda, que vou carregar para o resto da minha vida.

Do meu pai herdei ainda o senso de justiça e a honestidade de pagar primeiro as dívidas, mesmo que para isso, eu fique inteiramente liso, a paixão imensurável pelo Flamengo que faz a minha pressão arterial subir nos dias de jogos, além de tanta coisa que eu aprendi com aquele homem e que fazem de mim, creio eu, uma pessoa de bem, respeitada pelos amigos e família.

A saudade daquele velho e da companhia para ver os jogos do mengão ainda faz o meu coração chorar, principalmente nesse dia de confraternização entre pais e filhos, mas eu sei que onde quer que você esteja permanece olhando por todos nós.

Quem ainda tem seu pai vivo dê um abraço e um beijo nele e não se esqueça de dizer que o ama sempre que puder. Eu digo a vocês faz muita falta um pai para poder dizer tudo isso nesse dia. Um abraço a todos os pais que são amigos do Blog do LEN. Um excelente dia para vocês.

Siga o autor no Twitter!

Switch to our mobile site