O que é controle financeiro? 3 dicas de como administrar o seu dinheiro

O que é controle financeiro? 3 dicas de como administrar o seu dinheiro

Quando você descobrir o que é controle financeiro e como fazer um, a sua vida vai mudar. E para a melhor. Afinal, chega de dívidas ou dificuldade em criar uma reserva de emergência, não é mesmo?

Uma pesquisa feita pela Febraban constatou que 69% dos brasileiros gastam mais do que ganham ou conseguem apenas pagar suas contas, sem poupar dinheiro. O Índice de Saúde Financeira do Brasileiro (I-SFB) revelou que 6 em cada 10 alegam que o modo que cuidam da sua vida financeira não permite aproveitar a vida.

Ou seja, é preciso aprender a lidar com o dinheiro e saber qual a importância do controle financeiro para conquistar sonhos e objetivos.

Quer entender melhor para que serve o controle financeiro? Continue a leitura e aprenda, na prática, como organizar melhor as suas finanças.

O que é controle financeiro?

O controle financeiro é o ato de registrar, analisar e planejar o fluxo de receitas e despesas da família.

Isto é, ao adotar o hábito do controle das suas finanças, você entende exatamente de onde vem e para onde vai o seu dinheiro. E, ao adquirir esse conhecimento, sabe quais meses há um gasto maior ou menor, podendo se planejar com maior precisão para o futuro.

Logo, o controle financeiro é dinâmico e constante: ele precisa ser feito ao longo da sua vida e não apenas durante um ou dois meses.

Em resumo, explicamos o que é controle financeiro através de três hábitos essenciais:

  • registro de ganhos e custos mensais;
  • utilização do orçamento doméstico com maior eficiência e precisão;
  • consumo de forma mais consciente.

Para que serve o controle financeiro?

Você sabe o quanto gastou mês passado com gasolina? E com compras de mercado? Conhece os seus gastos fixos com moradia, transporte, alimentação, educação e saúde?

Ao entender o que é controle financeiro é possível perceber suas funções práticas. Até porque, você pode até achar que consegue memorizar todos os gastos, mas isso é simplesmente impossível.

Como comparar os valores de custo de vida de um mês para o outro? Como entender os itens que podem ser economizados? Como saber se é possível comprar um carro? Apenas com o controle das finanças.

A contabilidade real é completamente diferente da mental, baseada em achismos ou lembranças. Pequenos gastos diários são esquecidos e, portanto, não são calculados.

Confira os principais benefícios de adotar o controle financeiro na sua rotina:

  • entender a sua verdadeira realidade financeira;
  • conseguir planejar o futuro;
  • saber quais gastos podem ser mais econômicos e quais você precisa aumentar;
  • começar a poupar e a investir dinheiro;
  • conhecer o resultado financeiro mensal e anual.

Mas, o que é o resultado financeiro? É o desfecho do seu mês. Ele pode ter:

  • resultado deficitário: quando o total das despesas superam as receitas mensais;
  • resultado neutro: quando você consegue “fechar” as contas, mas não pode arcar com imprevistos ou investimentos;
  • resultado superavitário: quando o total das suas receitas é maior do que as suas despesas no mês, possibilitando a criação de uma reserva de emergência ou aplicação de dinheiro.

Qual a importância do controle financeiro?

Percebeu qual a importância do controle financeiro para ter uma vida mais compatível com a sua realidade, sem a necessidade de endividamentos? 

Se ainda está com alguma dúvida sobre todas as vantagens proporcionadas pelo acompanhamento das suas finanças, trouxemos mais alguns motivos para você começar a registrar seus ganhos e gastos agora mesmo.

Um deles é o fato de descobrir qual categoria de gastos demanda mais dinheiro. Por exemplo, você gasta mais com água, luz, compras de mercado, lazer ou educação?

A partir desse entendimento, você consegue visualizar quais hábitos podem ser mudados e quais são relevantes para o bem-estar de todos. O que é mais importante para você: gastar com compras de mercado ou lazer? O que pode ser reduzido no mercado para liberar mais dinheiro para viagens ou shows?

É importante compreender que economizar em uma categoria é diferente de poupar dinheiro. Economizar é encontrar formas de reduzir ou eliminar gastos. Poupar é guardar o dinheiro para usá-lo no futuro.

Logo, o controle financeiro possibilita que você faça uma alocação mais eficiente e racional da sua renda. E, dessa forma, aprenda como alocar seus recursos com mais planejamento, incluindo metas e objetivos a serem conquistados.

Como fazer o controle financeiro?

Depois de aprender o que é controle financeiro, vamos às dicas de como começar o seu? 

  • Crie suas categorias de despesas

As categorias variam de acordo com as suas necessidades. Evite usar termos genéricos para conseguir aumentar a precisão do seu registro e da sua análise no final do mês. Veja alguns exemplos de categorias:

  • de receitas: englobam o seu salário e outras formas de remuneração mensal, como férias, 13º, benefícios, trabalhos freelancers, renda de investimentos etc;
  • de reserva financeira: a quantia destinada às suas aplicações em poupança e renda fixa ou variável para aposentadoria, reserva de emergência, viagem, faculdade etc;
  • de despesas: aqui podem-se incluir também subcategorias, como moradia (aluguel, contas, IPTU e manutenção), alimentação (mercado, restaurantes e lanches), educação (cursos, livros, escola e faculdade), saúde (plano de saúde e farmácia), compras, internet, transporte, entre outras;
  • de empréstimos e financiamentos: é importante criar uma categoria apenas desse assunto para entender a origem e os valores das dívidas e prestações.
  • Entenda o seu fluxo de caixa pessoal

Após determinar as suas categorias, é a hora de começar a anotar cada receita e despesa de forma organizada e acessível.

Ao finalizar o período de anotações, é possível analisar o fluxo de caixa do mês. Ele é um demonstrativo de tudo o que foi gasto e recebido para entender o motivo do resultado financeiro.

É importante manter a constância e a disciplina nas anotações diárias. 

  • Faça seu orçamento pessoal ou familiar

Após conhecer a sua situação financeira, é possível desenvolver um plano de orçamento, incluindo metas, prazos e objetivos financeiros para o futuro.

Além disso, esse orçamento permite que você aprenda a consumir de forma mais consciente, que acompanhe as suas receitas e o seu estilo de vida.

Ferramentas para controle financeiro

Entendeu o que é controle financeiro e como você deve fazer o seu? Para facilitar esse processo, separamos dicas valiosas e práticas para você começar hoje!

  • Anotações em cadernos: registro manuais do seu fluxo de caixa. Apesar de ser uma forma mais rápida e acessível, esse processo pode causar desvantagens, como dificuldade em realizar os cálculos e fazer análises mais completas e o estrago ou perda do próprio caderno.
  • Planilhas eletrônicas: nas planilhas, como o Excel, é possível organizar melhor os seus registros e automatizar cálculos e categorias.
  • Aplicativos de finanças pessoais: há muitas opções de aplicativos gratuitos que disponibilizam relatórios, gráficos e alertas. Alguns deles ainda fazem conexão direta com sua conta bancária para ajudar a registrar as entradas e saídas mensais.

Além dessas ferramentas é possível aprender ainda mais com cursos sobre educação financeira, por exemplo. Assim, fica mais fácil entender os conceitos e aplicá-los na sua rotina.

O mais importante ao saber o que é controle financeiro é compreender que é fundamental ter disciplina. Só assim consegue-se aliviar a pressão do presente e planejar melhor o seu futuro com maior tranquilidade e assertividade.

E você, já faz o controle das finanças pessoais? Busca entender mais sobre esse assunto? Já definiu seu objetivo e planejamento financeiro? Aproveite e comece hoje!