Vale dos Vinhedos: a história da uva e do vinho no RS

Próximo a cidade de Bento Gonçalves está o Vale dos Vinhedos, uma região de grande importância para a Serra Gaúcha. Pois é ali que se encontra evidente toda a relação do país com a imigração italiana, o cultivo de uvas e a produção de vinho.

Conheça o Passeio maria fumaça gramado

Na realidade, o vale abarca três cidades gaúchas, Monte Belo do Sul, Garibaldi e Bento Gonçalves, o último costuma ganhar maior destaque por ser o maior dos três e possui a maior parte das atrações turísticas da região.

Essa região é certificada como de condições ideais para a produção de vinhos únicos. Assim, os amantes da bebida encontraram aqui uma verdadeira paixão.

Veja como fazer o passeio de maria fumaça em gramado

São várias vinícolas, a 122km da capital gaúcha, que proporcionam um cenário sem igual. Há também os restaurantes, fortemente influenciados pelas raízes italianas.

Isso reúne um pacote completo de boa comida e bebida farta. Um roteiro ideal pela região começa pelas vinícolas, passe pelas mais famosas e conhecidas nacional e internacionalmente e também por cantinas familiares, os há várias delas na região.

Geralmente, os passeios incluem degustação de vinhos e acesso a uma rota pelo processo de produção, portanto, se alimente bem antes de começar. Há até mesmo cursos para os amantes de vinho, mas é recomendado se informar com antecedência, pois esse roteiro é muito visitado.

Conheça o Passeio maria fumaça gramado

Além das vinícolas, o Vale dos Vinhedos oferece excelentes opções de hospedagem e uma bela paisagem histórica. Além de estabelecimentos que oferecem iguarias da região, como queijos, biscoitos e doces.

É importante planejar o tempo para o seu almoço, pois assim conseguirá apreciar os pratos italianos que são preparados na região. Que obviamente, vão muito bem quando acompanhados de um bom vinho produzido por ali.

Veja como fazer o passeio de maria fumaça em gramado

Devido a grande quantidade de opções, não é de todo recomendado sair sem um roteiro bem planejado, pois muitas atrações excelentes podem ficar de fora por falta de espaço no planejamento. Você precisa conhecer esse pedaço do Brasil, pois a imigração italiana e proporcionou o surgimento de um cenário sem igual. Já está a hora de planejar uma viagem pela região.