O que são criptomoedas? TUDO o que você precisa saber para iniciar nesse mercado!

O que são criptomoedas? TUDO o que você precisa saber para iniciar nesse mercado!

Com certeza, você já deve ter ouvido falar, mas saberia explicar o que são criptomoedas, como esses “bichinhos virtuais” sobrevivem e para que servem? Não? Sem problemas. Criamos este artigo justamente para falar sobre isso!

Criptomoedas são moedas digitais. De uma maneira bem resumida de explicar, é possível dizer que são uma espécie de dinheiro que só existe no mundo online e que tem valorização e regras próprias.

Ativos digitais, moeda virtual, criptoativos ou apenas cripto são outros termos que você encontrará para definir o que são criptomoedas, mas saiba que são somente variações da palavra, e todos significam praticamente a mesma coisa.

“E Bitcoin também é, né?”, você deve estar pensando agora. Sim e não. Na verdade, o Bitcoin é um tipo de cripto, mas, por ser a primeira, se tornou a mais famosa e, por consequência, alguns acham que é sinônimo de criptomoeda. 

Mas, assim como ele, existem diversas outras moedas virtuais que vale a pena conhecer e trazer para a sua carteira (digital, diga-se de passagem).

Quer saber quais são? Então, continue a leitura deste artigo para conferir tudo sobre criptomoedas: onde vivem, o que comem, como nascem e se reproduzem — ou melhor, como funcionam, quais são as principais, as vantagens e desvantagens, como e onde comprar e vender.

Afinal, o que são criptomoedas e como elas surgiram?

Agora explicando de maneira completa o que são criptomoedas, tratam-se de moedas virtuais protegidas por criptografia, que têm valor monetário, assim como o atribuído ao dinheiro em espécie.

Por só existirem e serem movimentadas no mundo digital, as criptomoedas precisam de uma camada sólida de segurança. Por conta disso, a criptografia é a tecnologia utilizada: ela embaralha e esconde os dados e informações referentes a esses ativos.

Dessa forma, há a garantia que somente a pessoa que tem a chave para desembaralhar essa cifragem terá acesso às moedas virtuais. Também por isso o nome criptomoeda: 

  • cripto: derivação de criptografia;
  • moeda: por ter valor financeiro.

O que são criptomoedas ficou claro, certo? Mas de onde elas surgiram? Bem, assim como tudo neste mundo evoluiu — por exemplo, as cartas escritas à mão viraram e-mail —,os ativos digitais surgiram como uma proposta de evolução do dinheiro físico.

Mais precisamente, as moedas digitais nasceram da discussão de um movimento denominado Cypherpunks, que tinha como preocupação principal garantir a privacidade das pessoas, especialmente no que diz respeito ao uso dos meios eletrônicos.

Assim, na década de 1990, no meio desse debate, nasceu a possibilidade da criação de uma moeda virtual protegida por criptografia. O conceito, no entanto, foi utilizado apenas em 2009, por Satoshi Nakamoto (que ninguém nunca viu, nem sabe quem é) para a criação do Bitcoin, dando origem à primeira criptomoeda do mundo.

Quais as principais características das criptomoedas?

Outro ponto bem importante que você precisa saber sobre o que são criptomoedas se refere às suas características. Entre as principais, estão:

  • tratam-se de ativos digitais internacionais, ou seja, podem ser transacionados em qualquer parte do mundo que permita o uso desse tipo de moeda;
  • são 100% digitais, desde a sua criação, compra, armazenamento e venda;
  • são ativos descentralizados, isso quer dizer que independem de bancos e/ou governos para serem expedidos e comercializados.

Quanto a esse último ponto, é bem importante que você saiba que as criptomoedas são legais no Brasil. No entanto, elas ainda não contam com uma regulamentação própria.

De acordo com uma publicação no portal de economia, do IG, o Banco Central está prevendo a regulação das criptos. 

Segundo a previsão, a ideia é que esses ativos sejam incluídos primeiro na categoria investimento pelo órgão regulador e, posteriormente, transformados em meios de pagamento. No entanto, ainda não há data estabelecida para a concretização desse projeto.

Como funcionam as criptos?

Como dissemos, as criptos funcionam em ambiente digital, isso possibilita que suas operações sejam realizadas sem barreiras geográficas. Na prática, quer dizer que é possível negociá-las com pessoas de diferentes países.

Tudo o que é feito no mundo das moedas virtuais é registrado em um sistema chamado blockchain, que é uma espécie de livro-razão eletrônico público.

Como o próprio nome sugere, os blockchains são blocos conectados uns aos outros, nos quais as movimentações com cripto são obrigatoriamente registradas. 

É como se fosse um grande banco de dados que permite rastrear os ativos, mas que também mantém cada cripto protegida por criptografia para garantir a segurança do processo. Assim, por mais que seja aberto, seus dados e transações estão protegidos.

Quais são as principais criptos do mercado?

Mas já que, agora, você sabe o que são criptomoedas, suas características e como funcionam, é essencial saber também que não é só do Bitcoin que vive esse mundo.

Sim! Essa é a cripto mais famosa, a “primeirona” da fila, porém, outras surgiram depois dela e podem ser tão interessantes quanto.

Na lista das que merecem a sua atenção estão:

Quais as maiores vantagens e desvantagens das moedas digitais?

Uma das vantagens de entrar no mundo das criptomoedas está no fato de ser um mercado bastante promissor.

Por exemplo, uma matéria do site Future of Money, do Exame.com, divulgou que a Mastercard, empresa do setor de pagamentos, vai permitir transações com criptos em suas soluções.

Dessa forma, todos os parceiros da sua rede (bancos e lojistas) poderão oferecer serviços relacionados aos ativos digitais.

Além dessa característica promissora, outros benefícios que podem ser atribuídos às moedas virtuais são:

  • liberdade para realizar transações entre diferentes países;
  • taxas que tendem a ser mais baixas que as praticadas por outros meios de pagamento;
  • segurança, decorrente da criptografia;
  • transparências nas operações, graças ao sistema blockchain.

Mas como tudo na vida tem dois lados, as criptomoedas também têm seus pontos negativos. Assim, as desvantagens dos ativos digitais que mais chamam a atenção são:

  • oscilação constante da valorização;
  • ainda há pouca aceitação como meio de pagamento para compras tidas como comuns e tradicionais.

Como escolher o ativo digital ideal para a sua carteira?

A escolha do melhor ativo digital para você depende muito da sua intenção ao entrar nesse mercado. Por exemplo, há criptos específicas para o mundo dos games, como o AXS, da Axie Infinity.

Para quem curte futebol, tem o Chiliz, e para as pessoas que gostam de criar ambientes virtuais, existe a MANA, que permite comprar terrenos e monetizá-las na plataforma Decentraland.

Em resumo, a melhor forma de escolher a criptomoeda ideal para você é fazendo uma pesquisa sobre cada uma delas, a fim de conhecer as características, variações, formas de uso. Quanto mais você souber, melhor pode entender se esse ativo vai oferecer o que você espera.

Onde comprar e vender criptomoedas?

Até aqui, contamos quase tudo sobre criptomoedas, falta apenas um detalhe: onde você pode comprar e vender esses ativos, certo?

Você pode fazer isso em uma negociação direta com outra pessoa, a chamada transação P2P. 

Entretanto, é preciso considerar os riscos dessa operação, especialmente para quem está começando nesse mercado, tais como transferir o valor acordado e não receber as criptomoedas compradas, ou enviar as criptos e não obter o pagamento por elas.

Em casos como esses não há onde buscar suporte ou receber orientações de como agir para ter o que é seu por direito. 

Por isso, o caminho mais seguro e indicado é procurar uma exchange, que são corretoras de moedas digitais.

Nessas empresas, além da variedade de moedas virtuais que você pode comprar para a sua carteira, muitas fazem a custódia, ou seja, guardam os ativos digitais na própria plataforma, evitando que você precise adquirir uma wallet à parte.

Entre as boas práticas para encontrar uma exchange segura estão: 

  • verificar o tempo que corretora tem no setor;
  • se atua em outros países;
  • quais meios de pagamento aceita;
  • a segurança oferecida nos processos.

Acho interessante esse mundo? Então, nossas dicas finais são:

  • estude bastante,
  • pesquise muito,
  • encontre uma exchange de confiança para as suas transações.

Este artigo foi escrito pela Bitso, exchange internacional de criptomoedas na qual você pode comprar, guardar e vender os seus criptoativos.