O que fazer para melhorar o meio ambiente?

O que fazer para melhorar o meio ambiente?

A proteção do meio ambiente depende da participação de toda a sociedade. Deve se tornar o foco do governo e dos cidadãos.

Além de investir em educação para conscientizar sobre a importância do cuidado com o meio ambiente, o governo também deve formular políticas públicas de proteção ao meio ambiente.

Da mesma forma, todos os cidadãos devem estar atentos às suas atitudes e saber que é necessário estar atento às pequenas ações, que juntas podem fazer uma grande diferença. Agora aprenda sobre as medidas simples que podem ser usadas com o objetivo de proteger o meio ambiente.

Além das dicas desse artigo, é fundamental que você faça um Curso Online com Certificado de gestão ambiental.

1. Economizar água

A água é um recurso natural e se esgota se não for economizada, principalmente a água potável, que representa apenas 3% de todos os recursos hídricos do planeta.

Medidas simples podem ser muito eficazes na redução do consumo de água, na proteção dos recursos básicos da vida e na proteção do meio ambiente.

Para reduzir o consumo de água, você pode tomar as seguintes medidas: diminuir o tempo do banho e não abrir a torneira ao escovar os dentes e lavar a louça. A água da chuva e a água utilizada nas máquinas de lavar também podem ser coletadas e reaproveitadas.

2. Não jogar lixo na rua

Jogar lixo na rua é uma prática que causa grandes danos ao meio ambiente.

Além de espalhar lixo nas cidades, o lixo jogado nas ruas também vai se acumular em esgotos e canos. Portanto, quando chove, aumenta o risco de inundações, pois a água da chuva deve ser descarregada por essas saídas.

Além de poluir as fontes de água, o lixo deixado nas ruas também pode ser despejado em rios, córregos, oceanos e fontes de água, causando a morte de peixes e outros animais. Além disso, também pode causar a proliferação de camundongos e outros animais que podem transmitir doenças ao homem, como leptospirose e hantavírus.

Para evitar esse problema, procure armazenar o lixo no local onde é processado, em local adequado, de forma a não causar maiores danos ao meio ambiente.

3. Diminuir o uso do carro

Como o gás poluente liberado pela combustão do combustível é principalmente dióxido de carbono, a circulação de automóveis tem grande impacto na poluição do ar.

A emissão dos gases poluentes tem grande impacto no aquecimento global e no aumento do efeito estufa, por conta disso a emissão deve ser reduzida ao máximo. Encontrar maneiras de reduzir o uso do carro é uma forma eficaz de ajudar a reduzir a poluição do ar.

Algumas alternativas são: maior utilização dos serviços de transporte público, a pé ou de bicicleta, e participação em sistemas de caronas.

4. Usar menos plástico

O uso excessivo de plásticos vem sendo um problema que precisa ser controlado para reduzir o impacto ambiental, pois o processo de decomposição desse material é muito lento. Os plásticos deixados na natureza podem levar de 200 a 400 anos para se decompor, dependendo do tipo de material usado em sua composição.

Além disso, o plástico atingindo o oceano, oceano ou rio causou a morte de milhares de animais marinhos, agravando ainda mais o desequilíbrio desse ecossistema.

Para reduzir o uso de plástico, você pode evitar a compra de produtos vendidos em embalagens plásticas e sacolas plásticas em vez de usar canudos, talheres e pratos plásticos.

Você também pode adquirir o hábito de usar sacolas de tecido ou outros materiais recicláveis ​​duráveis ​​que podem ser usados ​​repetidamente.

5. Comprar menos e consertar mais

Uma forma de proteger o meio ambiente é que as pessoas busquem evitar compras que são desnecessárias, como, por exemplo, produtos eletrônicos. Itens que não são mais úteis ou considerados obsoletos, se descartados, aumentam ainda mais a quantidade de resíduos gerados. Além dos plásticos, os produtos químicos e tóxicos presentes nesses produtos também podem causar danos ao meio ambiente.

Quanto mais você compra, mais lixo é produzido e mais empresas e indústrias produzem. Portanto, o consumo excessivo não é apenas a razão do aumento da quantidade de lixo na terra, mas também a razão do aumento da poluição da produção e das emissões das fábricas.

Para evitar despejar mais resíduos no meio ambiente, um importante lembrete é: Antes de comprar um produto, verifique se é possível consertar os itens que você já possui.

6. Separar o lixo

A separação do lixo é uma das maneiras mais simples e eficazes de ajudar a proteger o meio ambiente. A maneira mais fácil é separar os resíduos orgânicos (resíduos alimentares) dos recicláveis.

Para dar mais ajuda, ainda é possível separar diferentes tipos de resíduos recicláveis: vidro, papel e papelão, embalagens, plásticos, etc. A separação dos resíduos recicláveis ​​é uma forma de facilitar a coleta seletiva. Os resíduos são separados, embalados e encaminhados para empresas que convertem esse material em novos produtos.

Além de ajudar a proteger o meio ambiente, a reciclagem de resíduos também ajuda a criar empregos para pessoas que estão empenhadas em transformar esses resíduos em matéria-prima para a fabricação de novos produtos.

O lixo orgânico pode ser reaproveitado em um processo que chamamos de compostagem, que converte o lixo orgânico em fertilizante.

7. Diminuir o consumo de energia elétrica

Além de ajudar a economizar nas contas mensais, a redução do consumo de energia elétrica também ajuda a proteger o meio ambiente.

O uso da eletricidade também pode ser trocado por outras fontes de energia que são  ​​mais sustentáveis. Como, por exemplo, é a energia solar, conhecida como energia limpa, que pode ser usada em residências, escolas e prédios públicos. Por isso, é necessário instalar painéis solares para captar a energia solar e convertê-la em energia elétrica.

Existem outras formas alternativas de uso da eletricidade, como a energia eólica (do vento) e a energia hidrelétrica (da água).

Por fim, mas não menos importante, é muito importante que se você deseja aprender mais sobre meio ambiente que você faça  Cursos Online de meio ambiente.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.