10 plantas que florescem o ano inteiro para cultivar em seu jardi

10 plantas que florescem o ano inteiro para cultivar em seu jardi

Não é uma tarefa tão fácil montar um jardim cheio de flores bonitas. Cada espécie requer cuidados específicos, em relação à rega, jeito certo de plantar, o seu lugar sob o sol, dentre outros. 

E, também, não são todas as flores que desabrocham o ano inteiro! Alguns preferem climas específicos como inverno e outono. 

Pensando nisso, separamos as 20 plantas que florescem o ano inteiro. Dessa maneira, você sempre terá um jardim abundante, cheio de vida e com um aroma delicioso que irá percorrer pela sua casa inteira. 

Confira as dicas das flores, saiba quais são as que mais resistem ao sol, quais possuem um ciclo perene e muito mais! Conheça as opções!

Pink Tulip Flower Foto stock gratuita - Public Domain Pictures

Conheça quais as plantas que florescem o ano inteiro!

Existem várias espécies de flores que florescem durante o ano inteiro. Para quem ama ver o seu jardim sempre florido, colorido e perfumado, elas são uma ótima opção! 

Geralmente, os cuidados que cada uma requer, são quase que os mesmos, regar com frequência e ficar atento a temperatura do sol em dias muito quentes.

Separamos para você 10 opções de flores que florescem o ano inteiro. Leia com calma e escolha a que mais se identificar!

1. Louro-da-Montanha 

A flor é interessante visualmente, com pequenos detalhes rosas dentro dos brotos. Seus galhos são verdes com folhas largas, o que permite colhê-las para fazer guirlandas e decorações de festas e casamentos. 

2. Daphne 

Esta espécie não é totalmente perene, contudo, ela compensa por ser variegada. Os brotos são perfumados e apresentam lindas tonalidades claras, que variam entre o branco e o rosa claro. 

São tubulares e crescem em cachos, sendo perfeitas para enfeitar paredes ou troncos de árvores.

3. Vinca Minor

Talvez seja uma das mais comuns que podemos encontrar em quase todas as praças da cidade! A flor apresenta cores azuis, violetas e rosas. Suas folhas são largas e sempre se manterão em tons vivos de verde, se cuidada periodicamente. 

4. Flox rastejante

A flor é uma das espécies que mais precisa ficar debaixo do sol. Ela é popular entre os amantes da jardinagem por apresentar uma gama abrangente de cores como, rosa, vermelho, branco, azul, roxo, lavanda e até mesmo bicolor. 

5. Iberis sempervirens 

Esta espécie trata-se de um subarbusto, mas, não deixa de ser uma planta perene que fica linda em um jardim colorido. 

Elas são brancas mescladas a tons de lavanda. Para manter suas folhas vivas e verdes, atente-se a fazer sempre uma poda correta. 

6. Rosa quaresma

Com folhas brilhantes e coriáceas, as flores da rosa quaresmal são grandes e contam com um leque enorme de variações das cores. 

Elas são parecidas a uma rosa tradicional, contudo, não possuem os espinhos no caule e as suas pétalas ficam penduradas como pêndulos. 

7. Beldroega

Portulaca Oleracea L Beldroega - Foto gratuita no Pixabay

Com folhas grandes e flores amarelas e pequenas, a espécie tem todo um charme especial. Ela aguenta todos os tipos de temperaturas, mantendo-se sempre estável e linda. 

A beldroega apenas requer que você a mantenha regada duas vezes por semana e estar debaixo da luz do sol por pelo menos duas horas por dia.

8. Begônia

Begônia é uma das flores mais indicadas para quem ama um jardim super colorido o ano todo. Você pode encontrá-las em diferentes tamanhos e uma grande variedade de cores. 

Esta espécie requer alguns cuidados como uma boa iluminação, por isso prefira mantê-la perto de janelas. E, sobre a rega, apenas a regule durante o inverno para não afogar a planta e aumente-a durante o verão.

9. Verbena 

A verbena embora seja uma planta que floresce durante o ano todo, ela atinge a sua maior quantidade de brotos no final da primavera e no começo do verão. 

Suas pétalas são pequenas e vem em diversas cores como, violeta e vermelho com branco. Regue-as com cuidado todos os dias e coloque-as em lugar que recebam a luz do sol continuamente. 

10. Onze horas

As queridas onze horas desabrocham exatamente no horário que o seu nome marca, às 11h da manhã. Por serem parte da família das suculentas, esta espécie deve ser regada com intervalos espaçados. Cuidado com climas muito frios visto que, ela não tolera geadas.

Todas essas flores que citamos possuem um ciclo perene. O que é um ciclo perene? Pois bem, fique conosco que te vamos te ensinar a seguir!

Confira mais dicas de cultivo de plantas!

Entenda o que é um ciclo perene e anual no mundo das plantas!

O ciclo perene do reino plantae significa que a planta possui uma vida mais longa, de anos e séculos, emitindo flores e frutos, podendo ser encontrada, também, em árvores e herbáceas. 

O que é diferente de um ciclo anual, que possuem uma duração estimada de meses ou apenas de uma estação.

Identificá-las pode ser uma tarefa um pouco trabalhosa, mas nada que nós não possamos te ajudar. Iremos dar alguns exemplos de cada que você consiga entender melhor a diferença entre ambos conceitos. 

Ciclo perene: sobreiro, azinheira, hibisco, papoula, laranjeira, flor-de-lis, azaléia, rosa do deserto, e cerejeira.

Ciclo anual: girassol, margarida, jóia-do-cabo, dente-de-leão, bonina, milho, alface, melão e ervilha

Existem alguns tipos de plantas que são super resistentes e fortes, que aguentam estar em qualquer jardim. Separamos cinco tipos para que você conheça!

Conheça os 3 tipos de flores mais resistentes para manter em seu jardim!

Existem vários tipos de plantas resistentes às mais diversas trocas climáticas do nosso país tropical. Elas ajudarão com que o seu jardim fique incrivelmente belo todos os dias do ano! Selecionamos os três tipos indispensáveis para ter!

1. Primavera 

A trepadeira é conhecida por diversos nomes como, bougainvillea, flor-de-papel, ceboleiro, dentre outros. O ideal é que ela fique próxima a paredes com tela, poste, telhado ou quinas. 

Ela requer apenas de muita luz solar no céu aberto e ser regada duas vezes por semana. Podada regularmente, ela dará flores o ano inteiro!

2. Orquídea

Orquídea Patagônia Flora Selvagem - Foto gratuita no Pixabay

Esta flor é a melhor amiga de troncos de árvores. Plante-as rente ao tronco de uma árvore, que ela irá se alimentar das proteínas que caem da copa. 

E lembre-se de que elas não podem ser regadas em excesso, apenas borrife um pouco as raízes regularmente. 

3. Lírio da Paz

Esse lírio é de fácil cultivo e manutenção. Ele consegue chegar até no máximo 50 centímetros de altura e suas flores lembram copos cheios de leite. Elas amam o verão, mas cuidado em deixá-las muito expostas ao sol, pois podem acabar queimando. 

Chegamos ao final do nosso post. Não esqueça de comentar as suas flores favoritas nos comentários e, caso tenha alguma sugestão também!