Assiduidade e pontualidade: dicas para fortalecer em você e na sua equipe

Assiduidade e pontualidade: dicas para fortalecer em você e na sua equipe

Assiduidade e pontualidade é um assunto controverso no meio corporativo, pois envolve uma série de ações em relação à produtividade e até mesmo na harmonia no ambiente de trabalho.

De fato, a falta de ambos interfere no andamento das tarefas. E o que parece proposital, em muitos casos está associado a fatores psicológicos e emocionais.

Um estudo realizado na San Francisco State University descobriu que cerca de 20% dos norte-americanos se atrasam, no entanto, a razão não se deve à falta de valorização do tempo, e sim, às características de personalidade, como ansiedade ou tendência para a busca de emoções.

No caso, as pessoas são atraídas por uma descarga de adrenalina que induz a chegada ao trabalho na última hora. 

Mas uma coisa é certa: independentemente dos motivos, nenhum empresário gosta de lidar com este tipo de cenário.

Para que você identifique com clareza as atitudes da sua equipe, neste artigo vamos explicar o que é assiduidade e pontualidade, os prejuízos recorrentes e como mudar alguns hábitos. Continue com a gente!

Qual a diferença entre assiduidade e pontualidade?

Apesar dos termos parecidos, existe uma grande diferença entre assiduidade e pontualidade. Assiduidade significa a presença de alguém nos compromissos estabelecidos, enquanto a pontualidade se refere ao fato de que essa pessoa chegue no horário marcado ou entregue uma tarefa no prazo determinado.

Embora andem juntas, uma pessoa pode ser assídua e não ser pontual. Exemplificando, um funcionário pode comparecer sempre nas reuniões e normalmente se atrasar ou demorar para entregar alguma tarefa.

A vice-versa também ocorre com frequência. Neste caso, por exemplo, um empregado chega no horário e finaliza o seu trabalho no horário correto, às vezes até passa do tempo, mas sua permanência nem sempre é frequente na empresa, gerando dúvida entre os colegas se “ele vem ou não” trabalhar.

Vale frisar que a falta de empenho de uma ou das duas funções compromete a imagem do profissional, interferindo no clima organizacional, como na produtividade de todo um sistema.

Abaixo, listamos os principais prejuízos acarretados pela falta de assiduidade e pontualidade:

  • Perda de eficiência do profissional;
  • Imagem prejudica, o que pode ser passível de demissão;
  • Redução de produtividade;
  • Acúmulo de atividades;
  • Desarmonia entre ele e os colegas;
  • Desconto na folha de pagamento pelas horas não trabalhadas;
  • Multas;
  • Prejuízo à saúde financeira da companhia.

Percebeu a importância da assiduidade e pontualidade dentro de um funcionário para a empresa? Vamos mais a fundo agora analisando os seus benefícios.

Quais são as vantagens da assiduidade e pontualidade no trabalho?

Tenha em mente que não é a organização que deve “criar” um profissional assíduo e pontual, pelo contrário, é o empregado quem deve se planejar, se comprometer e ter respeito ao trabalho.

Esses atributos, quando realizados de forma correta, elevam a qualidade do profissional. 

Veja então quais são as vantagens da assiduidade e pontualidade no trabalho:

Fortalece a imagem do funcionário e da empresa

Lembre-se que somos feitos da nossa imagem, o que pode contar negativamente perante os colegas e os gestores.

Um faltante dificilmente será reconhecido como competente e alcançará um aumento ou um novo cargo.

Além disso, a própria empresa será mal vista perante os clientes por conta dos funcionários atrasados em reuniões ou compromissos.

Vale ressaltar que os gestores, a equipe financeira e administrativa também devem seguir as mesmas responsabilidades, pois são o espelho dos colaboradores.

Melhora o desempenho nas reuniões

Chegar atrasado em um encontro profissional não só aparenta desleixo, como despreparo. 

Digamos que uma pessoa apareça em uma reunião 20 ou 30 minutos depois do início, assim ela está sujeita a perder informações importantes, como também fazer perguntas repetidas ou já respondidas ao longo do processo.

Nesse caso, a pontualidade é um elemento primordial para passar confiança, acarretando no interesse do indivíduo para possíveis questionamentos e alimentando conteúdos interessantes no encontro.

Como controlar a assiduidade do pessoal?

Para fortalecer o controle de assiduidade e pontualidade, o Institute for Emloyment Studies listou quatro dicas práticas para a implementação dos gestores em seus negócios. Confira:

  • Dê ao RH acesso aos dados coletados: o Recursos Humanos da empresa pode ajudar os gestores com incentivo à presença dos colaboradores por meio de ferramentas e estratégias;
  • Associe a frequência do colaborador a incentivos: ofereça um prêmio aos mais pontuais. Embora seja responsabilidade e não um ganho extra, não custa incentivar a assiduidade e pontualidade da equipe com um presente como, um presente ou valor adicional no salário em determinado período;
  • Adote medidas disciplinares e preventivas para promover a pontualidade: estipule, conforme a regulamentação em vigor, os horários acordados com os trabalhadores, tanto para marcar o ponto quanto para seus horários de almoço.

Como melhorar a assiduidade e pontualidade?

Não há dúvida de que a tecnologia chegou para otimizar atividades no setor trabalhista, o que também interfere no controle de assiduidade e pontualidade.

Nesse contexto, um sistema de controle de ponto online é um recurso de fácil integração e de extrema importância. Com ele, os gestores têm acesso exclusivo ao controle de entrada e saída dos colaboradores.

O sistema, por sinal, calcula os atrasos e faltas contínuas de cada indivíduo, proporcionando maior agilidade para alterar dados e criar novas estratégias para fortalecer a produtividade de todos.

A GeoVictoria, por exemplo, é uma empresa especialista no ramo que, por meio do software de gestão de ponto, oferece relatório de alocação com todos os dados da jornada diária do funcionário, um documento essencial para quem trabalho home office, uma vez que o registro de ponto pode ser feito por dispositivos móveis.

Evite a procrastinação da equipe, pense na qualidade e no futuro da sua empresa.

Este post foi escrito especialmente para o blog Ponto e Contra Ponto e é uma iniciativa da GeoVictoria de apresentar os benefícios que a gestão de ponto digital pode trazer para a sua empresa.