Burpees: o que é, benefícios e como fazer corretamente

Burpees: o que é, benefícios e como fazer corretamente

Burpees: o que é, benefícios e como fazer corretamente

Burpees são um dos principais exercícios em treinos de alta intensidade, mas você pode se sentir intimidado por eles. Com este guia simples você perderá o medo e melhorará sua forma física.

Burpees, como agachamentos ou flexões, devem fazer parte de seus treinos, especialmente se você é fã de rotinas HIIT. E hoje é a vez de rever passo a passo como são realizados os burpees, em busca do burpee perfeito que somos! Um guia simples para você acertar cada movimento e aproveitá-lo ao máximo: lembre-se que este exercício vai te ajudar a queimar gordura e ganhar força, tudo em um só.

Por fim, antes de falarmos sobre os Burpees, é importante frisar sempre a necessidade da escolha de um par de tenis adequado para esta atividade.

Escolher o tênis errado pode fazer com que tenha prejuízos significativos em seu desempenho, além de problemas de articulação e musculares. A maioria dos grandes fabricantes de tenis, como a nike, possuem linhas especializadas de tenis para cada modalidade esportiva.

Visite uma loja de tenis da nike e conheça os modelos para sua modalidade.

Benefícios dos burpees

Burpees consistem em um exercício com movimentos compostos, o que significa que vários grupos musculares são ativados ao executá-los. Os peitorais, tríceps, ombros, quadríceps, isquiotibiais, gêmeos, abdominais e glúteos são os grandes beneficiários deste exercício.

É um exercício muito completo e se feito corretamente serve para melhorar nossa força, resistência e coordenação.

Se você quiser ir um passo além, pode tentar combinar burpees com deadlifts. Ao combinar os movimentos das flexões, com o de subir a barra, o metabolismo é acelerado e mais calorias são queimadas.

Movimentos básicos para o burpee perfeito

Corpo ao chão

De pé, dê um passo para trás com a perna esquerda, mantendo o tronco na vertical. Dobre o joelho direito e agache-se até que ambas as mãos estejam apoiadas no chão. Dê um passo para trás com a perna direita, assumindo a posição de prancha. Volte à posição inicial e repita com a outra perna.

Pernas para a frente

Fique em uma posição de prancha alta, com os braços retos. Em um salto, traga as pernas para a frente, trazendo os joelhos até o peito. Pressione as mãos no chão, deslocando o peso para os calcanhares e termine na parte inferior de um agachamento. Faça uma pausa e repita por 60 segundos.

O exercício completo

Agache-se, descanse as mãos no chão e pule os pés para trás para ficar em uma posição de prancha alta. Execute uma flexão e, ao se levantar, traga os pés para a frente e coloque-os nas laterais das mãos. Mude seu peso para trás e pule para cima.

Tome cuidado

Se você se enrolar como um pretzel quando agacha, toda a energia explosiva que você produz quando se senta com muita intensidade irá viajar para cima através de suas costas arredondadas, aumentando o risco de lesões. Tente manter o tronco reto.

Não caia no chão

Muitas pessoas reclamam de dor no punho ao fazer burpees. É porque, ao abaixar o corpo, eles são jogados diretamente nas mãos. Portanto, você deve terminar o agachamento antes de abaixar as mãos, para reduzir a tensão.

Na corda bamba

Execute cada repetição como se seus cadarços estivessem amarrados. Uma postura mais ampla na subida do burpee requer mais espaço e minimiza sua mobilidade. Traga os pés para fora das mãos, para reduzir o risco de colapso da postura.