Como aumentar a produtividade da força de vendas? 12 dicas para alavancar o desempenho comercial da sua empresa

Como aumentar a produtividade da força de vendas? 12 dicas para alavancar o desempenho comercial da sua empresa

Para se tornar mais competitivo no mercado e alavancar o desempenho comercial da sua empresa, é fundamental que se busque constantemente melhorar a produtividade do seu time de vendas.

Se você não sabe ou tem dúvidas de como fazer isso, então você precisa prosseguir a leitura deste artigo até o final.

Nas próximas linhas, vamos mostrar 12 dicas valiosas de como aumentar a produtividade da força de vendas e impulsionar a performance dos seus vendedores:

  1. Recrute bons vendedores;
  2. Seja claro ao definir seus processos internos;
  3. Delegue responsabilidades por competência;
  4. Defina metas de vendas desafiadoras;
  5. Seja transparente com os vendedores;
  6. Implemente a gestão à vista;
  7. Ofereça um bom ambiente de trabalho aos vendedores;
  8. Incentive a competição saudável no time de vendas;
  9. Promova treinamentos constantes para os vendedores;
  10. Faça reuniões de feedback periodicamente;
  11. Evite microgerenciar a sua equipe de vendas;
  12. Crie um Acordo de Nível de Serviço com time de marketing.

12 dicas de como aumentar a produtividade da força de vendas

A produtividade em vendas deve ser encarada como prioridade da sua gestão de negócio. Isso porque o desempenho financeiro, a competitividade e a sustentabilidade da sua empresa dependem diretamente disso.

Confira a seguir 12 dicas essenciais de como aumentar a produtividade da força de vendas.

1 – Recrute bons vendedores

Os esforços para tornar sua equipe de vendas mais produtiva começam logo no processo de recrutamento de talentos.

Procure recrutar vendedores proativos, com espírito de liderança, sólida experiência e que se identifiquem com os valores da empresa.

Assim, eles se entregarão mais facilmente à equipe e estarão entregando resultados mais rapidamente.

2 – Seja claro ao definir seus processos internos

Processos internos confusos e não definidos com clareza podem comprometer a produtividade dos vendedores. Esclareça para o seu time o fluxo de atividades e as responsabilidades de cada colaborador.

Assim, sabendo exatamente o que se espera dele e quais são as suas metas, o vendedor poderá focar nesses objetivos, sentindo-se mais seguro e confiante para trabalhar.

3 – Delegue responsabilidades por competência

Na hora de definir as responsabilidades de cada integrante da força de vendas, faça isso considerando as competências dos seus colaboradores. Ou seja, leve em consideração as habilidades, experiências e comportamentos de cada vendedor.

4 – Defina metas de vendas desafiadoras

A produtividade da sua força de vendas também está atrelada à qualidade das metas que são impostas aos vendedores. Evite colocar metas muito fáceis ou impossíveis demais; elas precisam ser metas desafiadoras para manter a equipe engajada.

5 – Seja transparente com os vendedores

Seja transparente ao explicar para o time de vendas a importância das metas estabelecidas, a relação com os objetivos estratégicos da empresa e o que você espera de cada um dos vendedores.

6 – Implemente a gestão à vista

Na mesma linha da dica anterior, a gestão à vista é uma forma de garantir maior transparência ao desempenho da força de vendas em direção ao alcance das metas estabelecidas.

Disponibilize um mural em que todos possam acompanhar a evolução dos resultados de esforços individuais e coletivos.

7 – Ofereça um bom ambiente de trabalho aos vendedores

Não há como aumentar a produtividade da força de vendas sem um ambiente de trabalho organizado, limpo, harmonioso e com as ferramentas e equipamentos que favoreçam o trabalho dos vendedores.

8 – Incentive a competição saudável no time de vendas

A competição saudável também contribui para a melhoria da produtividade. Faça uso da gamificação para incentivar os vendedores a baterem as metas e ofereça recompensas para aqueles com melhor desempenho.

9 – Promova treinamentos constantes para os vendedores

Invista em programas de treinamento e capacitação para a sua força de vendas. Essa é uma forma de manter os vendedores atualizados sobre as melhores práticas e estratégias comerciais que vão impactar positivamente os resultados da empresa.

10 – Faça reuniões de feedback periodicamente

É extremamente importante para a melhoria da produtividade dos seus vendedores que sejam realizadas reuniões periódicas de feedback. Esses encontros são importantes para alinhar estratégias e apontar o que pode ser melhorado individual e coletivamente.

11 – Evite microgerenciar a sua equipe de vendas

O microgerenciamento é uma prática muito contraproducente. Confie e dê autonomia para que seus colaboradores possam tomar decisões no dia a dia sem precisar ficar consultando o líder a todo momento.

12  – Crie um Acordo de Nível de Serviço com time de marketing

Quando o time de marketing encaminha para a equipe de vendas leads pouco qualificados e que ainda não estão maduros o suficiente para receberem uma proposta comercial, acaba-se perdendo muitas oportunidades de negócio.

Por isso, procure firmar um Acordo de Nível de Serviço entre marketing e vendas para estabelecer os critérios que vão definir o nível de qualificação dos leads encaminhados para os vendedores.

DICA EXTRA: Use a tecnologia!

A melhor maneira de aumentar a produtividade de seu time de vendas é por meio de um sistema de CRM. Com ele todas as interações com os clientes ficam registradas, além de uma série de outros KPIs, facilmente consultáveis em relatórios.

Isso sem falar no funil de vendas, pronto e intuitivo, entre outras vantagens que você pode conferir neste vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=bgGjtiS_kds&t 

Bom, essas são as nossas 12 dicas de como aumentar a produtividade da força de vendas. O que você achou?

Coloque em prática as recomendações que citamos aqui e alavanque o desempenho comercial da sua empresa.

Este artigo foi escrito por Júlio Paulillo, Co-founder e CRO do Agendor, uma plataforma de CRM que atua como um assistente pessoal para equipes de vendas, dando visibilidade e controle na gestão desde o primeiro dia de uso.