Como criar um aplicativo híbrido

Como criar um aplicativo híbrido

Antes de mais nada, precisamos saber que o desenvolvimento de um aplicativo híbrido é a solução digital para sua empresa, já que isso agrega valor e entrega uma experiência diferenciada ao cliente, portanto, vamos entender como criar um aplicativo híbrido e porque isso é tão importante para uma empresa.

No entanto, precisamos entender, também, as vantagens e desvantagens de usar um aplicativo híbrido.

O que é aplicativo híbrido?

Quando pensamos em como criar um aplicativo híbrido, a dúvida principal é: o que são aplicativos híbridos? Esses softwares são ferramentas móveis que possuem aspectos presentes no app nativo e na página web.

Ou seja, são híbridos porque usam a mesma codificação de websites (Javascript, HTML5, CSS), mas estão hospedados em um app padrão. Assim, somente com um código, podemos criar versões em diferentes tipos de plataformas.

Diferenças entre um aplicativo nativo e um híbrido

Tanto os aplicativos híbridos como os nativos podem ser encontrados nas lojas online de apps, então como saber qual a diferença entre eles?

Além da linguagem usada para programas, a diferença entre ambos está em suas funções.

Nos nativos, as opções prendem-se de maneira exclusiva ao conteúdo disponibilizado em suas bibliotecas e nas funções de cada celular. Nos híbridos, existe ainda uma integração dos navegadores e tudo que o browser tem a oferecer.

Sendo assim, o app híbrido é mais recomendável por apresentar muito mais funcionalidades para uma empresa.

Prós e contras de um aplicativo híbrido

Antes de saber como criar um aplicativo híbrido, vamos falar sobre as vantagens e desvantagens de um app híbrido.

Prós

  • Custo reduzido: se compararmos com os apps nativos, eles são muito mais baratos, já que não contam com uma linguagem específica como os padrões;
  • Migração fácil: muitos frameworks possibilitam que seja criada uma versão única para diferentes sistemas operacionais como Windows e Android;
  • Manutenção simples: não precisamos, por exemplo, criar um aplicativo novamente a cada update igual acontece nos aplicativos nativos;
  • Maior número de funcionalidades: através de plugins, podemos ter acesso a recursos do celular, como galeria, contatos, por exemplo.

Contras

  • Performance inferior: se compararmos com os apps nativos, quem pensa em como criar um aplicativo híbrido deve entender que o desempenho dessas versões é bem mais baixo;
  • Design limitado: a linguagem que programa esse tipo de app oferece bem menos possibilidades para criar uma interface do que com os recursos disponíveis em um aplicativo nativo;
  • Funções limitadas: ainda que possamos acessar muitos recursos, os híbridos só podem funcionar se estivermos online e em primeiro plano;
  • Menor usabilidade: por usar a mesma versão em diferentes plataformas, a nossa experiência fica mais incompleta do que se estivéssemos usando um aplicativo nativo.

Por que escolher um app híbrido?

A pessoa que ainda não sabe como criar um aplicativo híbrido deve entender por que escolher essa opção.

Se a nossa empresa precisa de um aplicativo com poucos recursos e que o funcionamento seja mais como um apoio para sua loja física, a opção híbrida é mais interessante.

A decisão também fica muito a critério do potencial de investimento dos empresários, ou seja, quanto dinheiro essa pessoa pode investir para criar um aplicativo para seu negócio.

Por possuir um custo relativamente menor, o pequeno empresário pode optar pelo app híbrido que mistura as funções da web com as de um aplicativo nativo.

Desenvolvimento de um app híbrido

Para saber como criar um aplicativo híbrido, precisamos entender que essa opção é menos complexa do que se fossemos criar um app nativo. Mas, isso não quer dizer que não existem cuidados a serem tomados durante o desenvolvimento do aplicativo.

Além das questões técnicas de programação que esse tipo de programa envolve, é necessário que exista um alinhamento do que a empresa espera com o que o aplicativo é capaz de entregar. Então, se for definido que, de fato, precisa ser criado um app híbrido para nosso projeto, é importante atentar-se às características abaixo.

Finalidade

O que buscamos com o aplicativo é o de pautar a finalidade do uso de um app híbrido. Por isso, devemos saber qual nosso público-alvo deseja para que essas pessoas não desinstalem em um dia depois de terem baixado o app.

Experiência do cliente

O foco em toda empresa é o cliente, por isso, ao escolhermos como criar um aplicativo, devemos levar em conta quais as funções que essas pessoas esperam encontrar ali, já que o consumidor deseja encontrar rapidamente o que veio buscar em um app.

O que é necessário para saber como criar um aplicativo para sua empresa?

Agora que já sabemos tudo que precisamos sobre como criar um aplicativo híbrido, devemos conhecer melhor nossa empresa e nossa clientela para chegar a uma conclusão exata de qual seria o tipo de app melhor para nosso negócio, afinal, tudo dependerá sempre da questão subjetiva de cada empresário, pois, uns buscam um mercado maior, enquanto outros estão satisfeitos com uma empresa local.