Como cuidar corretamente de suas ferramentas elétricas e aumentar a durabilidade

Como cuidar corretamente de suas ferramentas elétricas e aumentar a durabilidade

Confira quais são os principais cuidados necessários para manter o bom funcionamento e aumentar a durabilidade de suas ferramentas elétricas.

Seja para o trabalho profissional ou para desempenhar atividades da casa, as ferramentas elétricas são fundamentais em várias questões. No entanto, a utilização de todas elas não ocorre com frequência diária. Mesmo sem que seu arsenal completo não esteja em operação, cada equipamento precisa de atenção e de cuidados específicos para garantir seu bom funcionamento e durabilidade. Afinal, nada mais desanimador do que ser deixado na mão pela sua ferramenta na hora que mais precisa dela.

Pensando nisso, separamos algumas dicas e conselhos para fazer com que suas ferramentas elétricas durem mais tempo apresentando um ótimo desempenho. Neste sentido, a primeira coisa que você precisa ter em mente é que vale a pena adquirir equipamentos de boa qualidade. Por mais que a economia pareça vantajosa, os gastos tendem a ser bem maiores com marcas e itens que não sejam confiáveis.

Dicas para fazer suas ferramentas elétricas durarem mais

Agora, se você preza pela sua ferramentaria, profissional ou caseira, precisa aprender a cuidar bem de cada objeto. Para isso, algumas dicas bem simples devem ser suficientes para auxiliar na manutenção cotidiana; confira:

1 – Mantenha a limpeza em dia

Alguns objetos são mais propensos à sujeira do que outros. Tudo depende do tipo de material que se utiliza para trabalhar com as ferramentas elétricas. Contudo, saiba diferenciar sujeira de desgaste na pintura e nos adesivos da máquina. Aqui estamos falando de partículas e substâncias como poeira, colas, serragem, pó etc. Todos esses elementos podem se acumular no interior do objeto e causar danos irreparáveis. Sempre limpe suas ferramentas após o uso delas.

2 – Guarde as ferramentas depois de usá-las

Um erro comum que muitas pessoas cometem é simplesmente deixar as ferramentas sobre a bancada, jogadas dentro de uma caixa ou embolar os fios e acomodar em qualquer lugar. O mais indicado é guardar as ferramentas elétricas dentro das embalagens e caixas nas quais vieram da fábrica. Mantenha a acomodação original para preservar a integridade dos fios e dos componentes internos e externos.

3 – Não misture as funções das ferramentas elétricas

Esta é uma regra básica dos ofícios que exigem aplicação de ferramentas elétricas, mecânicas ou manuais. Respeite as funções de cada máquina que você possui. Isso quer dizer que você sempre deve aplicar o material para o fim ao qual ele foi criado. Se você tem uma serra para pisos, não queira achar um jeito de serrar uma árvore, por exemplo. Acidentes acontecem dessa maneira e o equipamento pode ficar danificado. Aliás, sempre use equipamentos de proteção individual (EPIs).

4 – Use a assistência técnica

É esperado que alguns barulhos e ruídos possam surgir após um longo tempo de uso, mas isso não quer dizer que seja um efeito normal. Se a sua ferramenta está apresentando comportamento diferente e se começou a emitir sons e cheiros estranhos, entre em contato com a assistência técnica. Leve seu maquinário para ser revisado com frequência.