Como encontrar um pediatra ideal para o seu filho?

pediatra ideal

Como encontrar um pediatra ideal para o seu filho?

Como encontrar um pediatra ideal para o seu filho? Criado em 1880, o termo “pediatria” tem origem na junção de duas palavras gregas: paidos (criança) e iatreia (processo de cura). Desta forma, os primeiros centros médicos de atendimento especializados nessa população foram criados no século XIX, na Europa.

Já no Brasil, em 1910, alguns médicos se organizaram numa associação que deu origem à centenária Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) que, a partir de então, tem atuado como a representante máxima dos interesses da especialidade aqui no país.

Ou seja, o pediatra é um profissional fundamental para o acompanhamento e cuidado de bebês e crianças. Por isso, encontrar um pediatra ideal nem sempre é uma tarefa fácil.

Como encontrar um pediatra ideal?

O mais correto é começar a pesquisar um pediatra ainda durante a gravidez, pois a primeira consulta já deve acontecer antes dos sete dias de vida da criança. Assim, já ter escolhido o pediatra ideal para seu filho ou para sua filha é muito importante.

A Sociedade Brasileira de Pediatria explica que a relação com o pediatra começa na gestação, durante o pré-natal. O vínculo entre a mãe e este profissional possui total influência na formação do sistema imunológico e evolução da saúde do bebê, além do acompanhamento da alimentação, hábitos, crescimento e desenvolvimento adequados para cada criança.

E como encontrar um pediatra ideal para o seu bebê ou para sua criança? São diversos critérios que precisam ser observados, dentre eles:

  • Qual é a especialidade do pediatra: tem pediatra que se especializa ainda mais em relação ao cuidado com a criança. É o caso da puericultura, que é uma especialidade médica dentro da Pediatria. A Puericultura consiste em um acompanhamento periódico visando a promoção e proteção da saúde das crianças e adolescentes, por meio do acompanhamento integral, sendo possível identificar precocemente qualquer distúrbio de crescimento, desenvolvimento físico e mental, nutricional, dentre outros;
  • Recomendações: pergunte aos amigos, à família, pesquise na internet pediatras com excelentes referências e recomendações;
  • Conduta terapêutica: também deve ser levado em consideração a linha de conduta que a família gostaria que o profissional tivesse. Por exemplo, se ele atua voltado para a alopatia, que é a medicina tradicional, ou homeopatia e antroposofia, dois tipos de medicinas alternativas.
  • Localização do consultório: um outro ponto importante é a localização do consultório da pediatra.

Quando levar o bebê ou a criação ao pediatra?

A Sociedade Brasileira de Pediatria explica que os pais, ou responsáveis pela criança, não devem levá-la ao pediatra somente em ocasiões de doença, mas seguir as indicações de frequência para as consultas. Isso vai ajudar na prevenção de problemas de saúde.

Essa rotina de consultas com a pediatra também são fundamentais para o esclarecimento de dúvidas, orientações sobre a rotina da criança e as melhores formas de cuidar dela através da recomendação de vacinas e exames necessários, instruções sobre os riscos da automedicação e muito mais.

Para situações comuns, a recomendação é:

  • três consultas mensais para bebês com 5 a 30 dias de vida;
  • uma vez por mês entre dois e seis meses de idade;
  • uma visita a cada dois meses, a partir dos sete meses do bebê;
  • para as crianças com dois anos ou mais, o ideal é uma consulta a cada três meses;
  • uma vez por semestre a partir dos 6 anos;
  • uma consulta por ano na fase dos 7 aos 18 ou 19 anos.

Além das consultas de rotinas, há outros pontos que a família deve observar para levar o seu filho ou a sua filha ao pediatra:

  • febre alta (acima de 38 °C) que não baixa com o uso de remédio;
  • diarreia várias vezes ao dia;
  • recusa de alimento por mais de 3 dias;
  • vômito depois de cada refeição;
  • urina com cheiro intenso e concentrada;
  • irritação e choro sem motivo aparente.

O pediatra irá acompanhar todo o desenvolvimento do seu filho e da sua filha por quase duas décadas. Por isso, escolher o pediatra ideal é fundamental. Quem procura Pediatra Campinas, por exemplo, pode optar por escolher uma pediatra também especializada em puericultura. Desta forma, o bebê ou a criança terá um acompanhamento integral do seu desenvolvimento.