Como escrever copy para vender curso? 5 dicas para deixar seus textos mais atrativos

Como escrever copy para vender curso? 5 dicas para deixar seus textos mais atrativos

Você criou um infoproduto, hospedou em uma boa plataforma e está tudo pronto para receber alunos, mas ainda não sabe como atrair seu público? Então, chegou a hora de aprender como escrever uma boa copy para vender curso. 

Afinal, de que adianta ter um curso EAD muito bem estruturado, se você não sabe como vender o seu produto, não é? 

Por isso, hoje vamos falar sobre escrita persuasiva e como um copy estratégico para vender curso pode aumentar as suas vendas. Vamos lá!

Como escrever um copy para vender curso? 

Um copy, seja para vender curso ou qualquer outra finalidade, é um texto que tem o objetivo de convencer o leitor a realizar uma ação. 

Ele serve como um estímulo para que o público faça exatamente o que o copywriter deseja. No caso dos infoprodutos, uma conversão em venda. 

Por isso, um copy para vender curso ou outro produto digital deve, além de mostrar todo o seu poder de transformação, levar o leitor ao ato da compra o mais rápido possível, eliminando possíveis objeções que possam dificultar a venda. 

Parece complexo, não é? Mas não precisa se preocupar, pois existem algumas estratégias que podem ajudar a escrever um poderoso copy para vender curso. A seguir, veja algumas delas. 

5 dicas para escrever bons copy para vender cursos online 

1.  Entenda qual a transformação que a sua persona precisa

Existem muitas estratégias para escrever um copy para vender curso, mas a mais poderosa, sem dúvidas, é “tocar a ferida” da sua persona. 

Isso significa que você precisa ter em mente qual o público do seu infoproduto, entender seus sonhos e receios, pois cada um desses aspectos irá fazer a diferença na hora de criar um texto persuasivo. 

Depois disso, você conseguirá escrever um copy para vender curso que realmente conecta com o público-alvo, e essa conexão é o que o levará a fazer a conversão esperada. 

Ainda não sabe qual a persona do seu curso online? Veja no vídeo abaixo, do canal Ecommerce na Prática, alguns passos simples que podem te ajudar a descobrir:

https://youtu.be/g_L3Xe_-1mU

2. Seja objetivo e instigante 

Quando falamos em venda de produtos digitais, o objetivo não é apenas a venda, mas a venda rápida, sem objeção. 

Ou seja, o esperado de um leitor que chega até a landing page de um curso, é que ele não abandone a página antes de comprar o material. 

Por isso, outra estratégia importante para criar um copy para vender curso é ser intencional. Isso significa ir direto ao ponto, escrever um texto que irá provocar o leitor a tomar a decisão sem pensar muito no assunto.

Para que isso aconteça, é indispensável aprofundar- se na essência do copywriting e aprender, de fato, a escrever textos persuasivos. Alguns passos para isso são:

  • pense em um bom título que chame atenção;
  • gere conexão com palavras e termos importantes para a persona;
  • faça chamadas e perguntas provocativas;
  • priorize as informações mais importantes sobre o curso. 

3. Apresente os benefícios do produto 

Uma das estratégias mais importantes para um copy que gera resultados é deixar de focar nas especificações do produto, e destacar os benefícios que ele pode trazer. 

Afinal, o público-alvo do seu curso só irá comprá-lo caso acredite que o infoproduto irá transformar sua realidade, e colocá-lo mais próximo da realização dos seus sonhos e desejos. 

Por isso, é indispensável que um copy para vender curso apresente as vantagens de adquiri-lo e quais necessidades ele ajudará a suprir. 

No entanto, é preciso ter muita atenção: só prometa aquilo que o produto conseguirá cumprir, ou sua autoridade pode ser colocada em risco e as vendas nem mesmo acontecer.   

4. Use imperativo e frases de ação 

Como vimos, o objetivo de um copy para vender curso é levar o público a tomar uma atitude, certo? Pois, para isso, também existe uma dica muito interessante: utilize verbos no imperativo para estimular essa ação. 

Quando você utiliza frases de ação em um copy, automaticamente, passa a transmitir um sentido de urgência. Quer ver um exemplo? 

“Você melhoraria seus resultados com esse curso de marketing digital”

“Melhore seus resultados com esse curso de marketing digital” 

“Você poderia organizar suas finanças com nossa planilha”

“Organize suas finanças ainda hoje com nossa planilha”

Deu para perceber como os verbos imperativos podem tornar um copy para vender curso muito mais convincente? Ao ler frases de ação, inconscientemente a sua persona se sentirá estimulada a tomar aquela atitude, pois irá mostrar exatamente o que ele deve fazer. 

Por isso, prefira usar termos como: compre, adquira, comece, descubra, explore, e por aí vai. Assim ele não precisará pensar muito no próximo passo a tomar. 

5. Aposte nos gatilhos mentais 

Outra dica para escrever um copy para vender curso é utilizar os gatilhos mentais, técnicas que, quando bem utilizadas, desencadeiam emoções e reações no leitor.

Existem diversos gatilhos que podem ser utilizados em seus copys para atrair mais atenção e conseguir uma conversão maior, como, por exemplo:

  • gatilho da escassez;
  • gatilho da urgência;
  • gatilho de autoridade;
  • gatilho de antecipação;
  • gatilho de prova social, entre outros. 

Todos eles ajudam a tornar a tomada de decisão um processo mais rápido, e podem atuar na quebra de objeções que, certamente, acabarão surgindo.

Um gatilho que pode ser muito interessante para um copy de vendas é o da prova social, que valida para possíveis alunos do seu curso a transformação prometida. 

Assim, sempre que possível, utilize depoimentos e dados para mostrar como o seu infoproduto foi adquirido por outras pessoas, e os benefícios que trouxe para a vida pessoal ou profissional delas. 

Essa é uma das formas mais interessantes para aumentar a sua credibilidade no mercado digital. 

No vídeo abaixo, do canal Viver de Blog, você pode entender como os principais gatilhos mentais podem ser utilizados na prática:

https://youtu.be/cn3IEw6cq8A

Dica extra: antecipe as objeções em seu copy para vender curso

Por mais que você utilize as dicas acima para criar copy para vender curso, ainda assim pode acabar encontrando um grande obstáculo para concluir as vendas: as objeções da sua persona. 

Afinal, quando falamos em produtos digitais, é comum que as pessoas tenham muitas dúvidas, argumentos e receios. 

Para evitar que isso se torne um problema, uma dica extra pode ser escrever o texto do seu copy focado em acabar com as objeções do público-alvo. 

Ou seja, antecipar os questionamentos da sua audiência e já oferecer as respostas. Assim, a medida que ela for lendo mais sobre o produto, automaticamente já vai ter suas dúvidas respondidas e chegará na etapa da compra preparada para a conversão. 

Para isso, você pode investir no recurso de FAQ ao final da sua página de vendas. Dessa forma, você pode relembrar informações que já foram ditas no copy e acrescentar aquilo que pode se tornar a dúvida de alguém. 

No entanto, para que essa estratégia funcione, é indispensável que você entenda qual a sua persona, e saiba quais são suas possíveis objeções. No final, o segredo é conhecer a sua audiência!

Gostou das dicas para escrever copy para vender curso? Então, veja algumas delas na prática com alguns casos de sucesso de clientes da EAD Plataforma. Confira o vídeo abaixo e entenda mais sobre o assunto:

https://youtu.be/Dq4jwWHcCSs

Este conteúdo foi escrito pela equipe da EAD Plataforma, uma plataforma online de ensino a distância que te permite criar e vender cursos na internet. Simples, intuitiva e com preço acessível, a EAD Plataforma atua no mercado desde 2014 e já conta com mais de 1200 clientes.