Como evitar fraude na antecipação de recebíveis?

Como evitar fraude na antecipação de recebíveis?

A antecipação de recebíveis é um recurso que ajuda muitas empresas em momentos em que é preciso gerar capital de giro. Porém, é importante garantir que o cliente tenha condições de fazer essa transação por meio da consulta dos dados sobre o negócio. 

Para não ter problemas, continue a leitura do artigo para aprender como evitar fraude na antecipação de recebíveis.

O que é antecipação de recebíveis?

São chamados de recebíveis todos os pagamentos referentes às vendas realizadas por uma empresa e devidamente quitados pelos clientes.  

Consequentemente, a antecipação de recebíveis é o recebimento adiantado desses valores, antes do prazo estabelecido.

Quando uma venda é realizada e paga à vista, mas no crédito, ou parcelada em quantas vezes o cliente escolher, o recebimento não acontece na hora na conta da empresa.

Uma compra à vista no crédito só é recebida na fatura seguinte e o valor das parcelas entram de acordo com a quantidade, ou seja, se o cliente escolheu parcelar em 5 vezes, vai demorar cinco meses para a empresa receber o valor total.

Dessa forma, para um negócio solicitar a antecipação de recebíveis, ele precisa contactar a instituição financeira, na maioria das vezes, o seu próprio banco, para solicitar o adiantamento.

Um ponto importante desse processo é que a antecipação de recebíveis é uma operação que possui uma taxa de juros. Então, é importante analisar o impacto que a taxa da instituição terá no valor final para ter certeza de que é possível pagar. 

Quando o cenário é favorável, a antecipação de recebíveis é uma opção para gerar capital de giro rápido (após a aprovação, o dinheiro é liberado em até 24h, em média) e obter liquidez imediata em caixa.

Leia também: Como calcular capital de giro? Descubra e mantenha a saúde financeira da sua empresa!

Quais são os tipos de antecipação existentes?

Ao consultar as possibilidades de antecipação de recebíveis, é importante saber que existem possibilidades diferentes.

Essa informação é útil para clientes e instituições financeiras, pois permite alinhar o valor da antecipação à capacidade financeira da empresa de arcar com o pagamento e também atender a sua necessidade de capital.

Os principais tipos de antecipação de recebíveis são:

  • Antecipação integral: é o adiantamento do valor total das vendas à prazo que a empresa tem para receber;
  • Antecipação parcial: é a negociação do adiantamento de uma parcela do montante a receber;
  • Antecipação pontual: é quando a empresa solicita a antecipação do valor de uma venda em específico;
  • Antecipação automática: é quando a empresa negocia e faz uma programação para antecipação de recebíveis que entra na conta sempre com a mesma frequência. Por exemplo: a cada seis meses.

Como evitar fraude na antecipação de recebíveis?

A antecipação de recebíveis é uma alternativa que precisa ser bem estudada tanto pela empresa que solicita quanto pela instituição financeira que vai conceder esse empréstimo.

No caso das instituições, o principal objetivo é evitar fraude na antecipação de recebíveis, fazendo uma checagem minuciosa dos dados dos clientes.

As informações levantadas vão ajudar a definir se a empresa tem saúde financeira, está devidamente formalizada, paga impostos, entre outros detalhes.

Para alcançar esse objetivo, siga as dicas de segurança que separamos abaixo:

Cheque as referências comerciais da empresa

A primeira dica para evitar fraude na antecipação de recebíveis é checar as referências comerciais e financeiras da empresa.

Primeiro, é preciso ter certeza que a organização está formalizada corretamente e se possui CNPJ ativo ou não. Outro detalhe importante é se existem dívidas não pagas, os valores e também se existem restrições de crédito.

Dessa forma, a instituição financeira pode criar um filtro para selecionar melhor quais clientes têm o melhor perfil para a antecipação de recebíveis. 

Essa checagem também pode ser utilizada para recomendar outras alternativas de empréstimo mais adequadas para cada perfil de empresa.

Avalie a credibilidade do negócio

Outra forma de evitar fraude na antecipação de recebíveis é analisar a credibilidade da empresa no mercado.

Isso significa conferir se a empresa emite nota fiscal eletrônica (NF-e) para todas as transações comerciais. O documento é obrigatório e mostra que a empresa cumpre as regras do fisco e paga seus impostos.

Ter um histórico correto também demonstra que o cliente tem uma relação transparente com seus consumidores e que valoriza as responsabilidades fiscais. Quando não existe essa referência, é um sinal de alerta para as instituições financeiras.

Observe a experiência do cliente para negociação

Antes de cogitar a antecipação de recebíveis como alternativa para resolver alguma questão financeira, provavelmente, o cliente se informou sobre o que é e quais são os principais detalhes para ter uma visão geral dessa possibilidade.

Então, na hora de fazer a solicitação e argumentar a favor do seu negócio para uma instituição financeira, ele deve ter um bom domínio da comunicação para explicar os motivos da sua solicitação e saber negociar com confiança.

Então, as instituições financeiras também devem estar atentas aos argumentos apresentados e se é possível checar os dados que o cliente passou para evitar fraude na antecipação de recebíveis.

Quando o empreendedor age de má fé, ele pode utilizar argumentos e passar dados aleatórios, então, tenha como padrão a checagem das informações comerciais e financeiras como explicamos na dica #1.

Use uma API de consulta de notas

Todas as dicas acima para evitar fraude na antecipação de recebíveis estão fundamentadas na verificação e validação dos dados que o empreendedor fornece.

Além do histórico da empresa dentro da instituição financeira, é preciso garantir que as outras informações sobre o negócio do cliente sejam verdadeiras.

Para facilitar a conferência dos dados e conseguir as informações necessárias com agilidade, os credores podem implementar uma API de consulta de notas de terceiros.

Esse tipo de solução realiza consultas de dados do CNPJ para a validação da situação cadastral, pesquisa notas fiscais, faz consultas de CPF dos sócios para saber se são ativos ou não, o que evita fraudes nas operações, inclusive, na antecipação de recebíveis.

Por ser uma solução via API, é possível conectá-la com diversos softwares de CRMs e ERPs ou qualquer outro tipo de sistema via Webhooks.

Além de evitar fraudes, ter um sistema de consulta disponível agiliza os atendimentos e garante que todos os empréstimos sejam liberados apenas para clientes realmente confiáveis.

Gostou das dicas de segurança e validação dos dados de clientes? Criando um sistema de atendimento bem estruturado e com as ferramentas certas, você garante a liberação de recursos financeiros para os proponentes, ajudando-os a crescer.

Este artigo foi escrito por Gabriel Marquez, empreendedor e fundador da NFe.io, sistema de emissão e consulta de nota fiscal.