Como lidar com a perda de visão em cães idosos

Como lidar com a perda de visão em cães idosos

O seu cão envelhecido parecia menos brincalhão? Ele ou ela se assusta mais facilmente do que o normal? Os olhos do seu cão estão turvos? Estes são sinais comuns de perda de visão.

Em alguns casos, a intervenção precoce pode retardar ou reparar as condições oculares por meio de tratamento médico ou cirurgia. Em outros casos, a perda da visão é um fato inevitável do envelhecimento.

Quer a visão do seu cão seja melhorada ou não, seu ambiente pode ser transformado em uma zona segura e confortável que ainda está cheia de felicidade e alta qualidade de vida. Sua equipe fornece regularmente cuidados paliativos domiciliares para animais de estimação geriátricos com perda de visão.

Doenças

A veterinária oftalmologista Kethy Ortêncio lista algumas das doenças nos olhos de cachorros que podem gerar complicações e muitas vezes a perda de visão.

Catarata

A causa mais comum de catarata em cães é a doença hereditária, seguida por diabetes e lesões oculares. A cirurgia pode ser uma opção.

Olho seco

A Ceratoconjuntivite sicca é comumente chamada de olho seco em cães. É uma condição comum que pode levar a ulcerações dolorosas e perda ocular. Os sinais incluem excesso de lacrimejamento e descarga. A intervenção precoce pode salvar os olhos e evitar mais perda de visão.

SARDS

SARDS é a sigla de síndrome de degeneração retiniana adquirida súbita. É uma condição que causa cegueira rápida e irreversível devido a alterações na retina. Os sinais incluem aumento da ansiedade de separação, relutância em subir ou descer escadas, desorientação e pupilas dilatadas. Esta condição indolor é tipicamente irreversível, mas pode ser gerenciada em casa.

Esclerose Nuclear 

A esclerose nuclear (lenticular) é uma mudança relacionada à idade, onde as camadas internas mais antigas do núcleo da lente se comprimem e se acumulam no núcleo, tornando-o denso e turvo na aparência. Esta é uma doença degenerativa.

Como a perda de visão afeta a vida do cão?

Embora a visão seja um sentido importante para cães e gatos, ficar cego não afeta sua qualidade de vida. Felizmente, os animais de estimação dependem muito mais dos outros sentidos do que da visão. Ao confiar em seus outros sentidos mais fortes, os cães cegos se locomovem muito bem. Aprendendo a navegar usando seus dois sentidos mais fortes, o olfato e a audição sensível. Eles se saem tão bem que muitas vezes se diz que os cães cegos enxergam com o coração. 

Na verdade, os animais de estimação que nascem cegos levam uma vida muito normal e parecem ou agem como qualquer outro filhote. Animais de estimação cuja visão se degenera lentamente ao longo do tempo aprendem a se adaptar e se ajustar facilmente, os pais de animais de estimação podem nem perceber que seu animal de estimação está ficando cego. No entanto, esse não é o caso de cães que experimentam uma mudança dramática na visão. 

Animais de estimação que ficam cegos de repente não são capazes de se adaptar à mudança de visão tão rapidamente. Os sinais de cegueira são muito perceptíveis e estes são os animais de estimação que têm mais dificuldade em se adaptar a uma vida sem visão. 

Dicas para ajudar os cães com perda de visão

Você pode tornar sua casa um refúgio seguro para seu animal de estimação mantendo uma rotina consistente, minimizando as mudanças na casa e mapeando “rotas” através do uso de corredores texturizados, portões de segurança e luzes noturnas. Além disso, você pode manter uma excelente qualidade de vida usando dicas de cheiro e som para brincadeiras, alimentação e enriquecimento:

  • Dicas de som – Use uma tigela de água com fonte elevada e gotejante, faça barulho com brinquedos para brincar e vocalize suas ações para ajudar seu animal de estimação a se sentir confortável e conectado.
  • Sugestões de cheiro – Use o cheiro para jogos de buscar ou encontrar, ou para ajudar seu filhote a identificar áreas de atividade.

A cegueira pode ser mais traumática para o dono do que para o cachorro. Com melhorias ambientais e engajamento usando outros sentidos, seu cão sênior pode continuar a desfrutar de seus anos de pôr do sol.