Como Matar Caramujos em Casa?

Como Matar Caramujos em Casa?

Em apenas uma noite, caramujos e lesmas podem causar mais danos às plantas, do que muitas pragas de jardim em um ano inteiro.

Caracol caracol shell floresta musgo Foto stock gratuita - Public Domain  Pictures

Mais ativos à noite, eles se alimentam de uma variedade de plantas vivas, bem como de matéria orgânica em decomposição, como frutas e folhas caídas.

Os caramujos abrem grandes buracos na folhagem. Quase todas as hortaliças, flores ornamentais e algumas árvores frutíferas, especialmente as cítricas, estão sujeitas a ataques.

Se você tem uma infestação de caramujos no seu jardim, o primeiro passo é descobrir o que causou. 

Diferentes tipos de Caramujo

Existem mais de 20 mil espécies de caramujos catalogados ao redor do mundo. Porém, as mais famosas são o caramujo de jardim e o caramujo gigante africano.

Caramujo de jardim

Se você tiver caramujos em seu jardim, muito provavelmente eles são do tipo Helix Aspersa, a espécie mais comum de caramujo de jardim.  

O caramujo de jardim comum pode ser identificado por sua concha marrom arredondada e corpo cinza que mede entre 2cm e 3cm. 

Escargot

O Helix pomatia é um tipo de caramujo de jardim nativa da Europa muito utilizado na culinária francesa. O escargot difere do caramujo de jardim tradicional por sua cor mais pálida e por seu tamanho levemente maior.

Caramujos gigantes

A espécie mais famosa de caramujos gigantes é o caramujo gigante africano. 

Esses animais são originários do Quênia e da Tanzânia e foram introduzidos no Brasil nos anos 80 como uma alternativa barata ao escargot por seu tamanho avantajado, chegando a medir cerca de 30cm de comprimento

Doenças do Caramujo

Caramujos são geralmente inofensivos de manusear, mas podem transportar parasitas, que podem ser transmitidos aos seres humanos pela ingestão acidental de produtos não lavados.

As principais doenças causadas por caramujos de jardim são esquistossomose, fasciolose e meningite eosinofílica, que podem infectar as pessoas através do contato com secreções de caramujos, ou consumo de caramujos crus ou mal cozidos.

Os caramujos também podem infectar nossos cachorros e gatos com dois nematóides ou lombrigas que parasitam o coração e os pulmões. 

São o Angiostrongylus vasorum, também conhecido como dirofilariose francesa, e Crenosoma vulpis . Desta forma, deve-se evitar que cães e gatos se alimentam de caramujos e lesmas.

Todo caramujo transmite doença?

A boa notícia é que não! Para que o caramujo transmita doenças, ele deve estar infectado com parasitas, o que nem sempre é o caso.  

Para evitar o contágio por doenças causadas pelo caramujo, é recomendado que sua carne não seja consumida em hipótese alguma.

A higiene também é fundamental para se evitar qualquer doença transmitida pelo caramujo.

 Lave muito bem todos os alimentos como folhas e verduras, e caso entre em contato com um caramujo, lave as mãos imediatamente sem tocar em nada.

Como acabar com caramujos nas plantas?

Para eliminar caramujos e lesmas, é necessário conhecê-los primeiro. Em primeiro lugar, essas pragas não são insetos, portanto, os inseticidas típicos de jardim não funcionam.

Produtos tradicionais contra caramujos e lesmas incluem ingredientes prejudiciais a pessoas e animais de estimação.

Muitos jardineiros recorrem a remédios caseiros, mas a grande maioria tem baixa eficácia contra esses animais.

Mais eficiente do que veneno, arar o jardim regularmente é a forma mais eficiente para destruir os ovos do caramujo. 

Isso ocorre porque os ovos do caramujo de jardim são colocados na superfície do solo. Isso significa que arar ou lavrar o solo destruirá os ovos.  

Mas lembre-se, o caramujo de jardim tem um papel importante no ecossistema. O caramujo é alimento para outros animais como pássaros e roedores.

O caracol de jardim Foto stock gratuita - Public Domain Pictures

Outra importante função do caramujo de jardim é desempenhada no solo, pois sua movimentação permite a aeração, formação e fertilização do solo, algo semelhante ao que é feito pelas minhocas.

A forma ideal de acabar com os caramujos nas plantas é afastar os caramujos de seu jardim.

Como fazer veneno caseiro para caramujos?

Se você quiser matar caramujos, pode fazê-lo com sal. O sal absorve a água dos moluscos, que os desidrata e mata. 

Polvilhe o sal diretamente nos caramujos ou use uma camada para cobrir as plantas por onde ele rasteja.

Algumas alternativas ao sal são borrifar água com café ou alho por onde eles andam. Tanto alho quanto cafeína são tóxicos para os caramujos de jardim.

A principal desvantagem do uso de venenos caseiros para caramujos é que eles podem prejudicar as plantas e outros animais.

A melhor forma de remover os caramujos é manualmente, durante a noite quando estão mais ativos. Com o uso de uma luva, recolha os caramujos um por um e leve para longe do seu terreno.

Livre-se deles sem que seja necessário matá-los, mantendo o cuidado de suas plantas e impedindo que eles voltem.

Como afastar caramujos do jardim

Caracol depois da chuva Foto stock gratuita - Public Domain Pictures

Introduza predadores  

Um controle orgânico eficaz de caramujos é introduzir ou encorajar predadores. Galinhas são excelentes predadores naturais para os caramujos. 

Outros predadores que se alimentam de caramujos são sapos, tartarugas e gambás. Dessa forma, você não só estará afastando os caramujos de seu terreno como enriquecendo seu ambiente e a fauna ao redor.

Mantenha seu jardim limpo

Os caramujos são atraídos por material orgânico em decomposição como frutas e folhas caídas. Mantenha seu jardim limpo, para que ele não seja um atrativo para os caramujos.

Use plantas repelentes

Algumas plantas como alecrim, lavanda, mostarda, sálvia, begônia e gerânio, repelem caramujos e lesmas e ainda ajudam a manter os mosquitos afastados.

Elimine esconderijos 

Lidar com caramujos começa com a identificação e eliminação de seus esconderijos. Corte ervas daninhas e gramíneas altas, e remova lonas, pedaços de tronco, tábuas, e qualquer outra coisa que possa criar um esconderijo escuro e úmido para os caramujos.

Crie Barreiras

A forma mais eficaz de se livrar dos caramujos é impedir que eles cheguem até suas plantas. Para isso, basta colocar algo nos caminhos dos caramujos que eles não gostem. 

Polvilhar areia ou casca de ovo ao redor dos seus vasos e entradas para o jardim impede que eles se locomovam naquela direção, pois tanto a areia quanto a casca de ovo machucam o caramujo, fazendo com que ele evite aquele caminho.

Agora que você sabe mais sobre como controlar os caramujos no seu jardim, você pode garantir que esses pequenos insetos simpáticos nunca mais incomodem suas plantas.