Como saber se estou plagiando

Como saber se estou plagiando

Como saber se estou plagiando na escrita é uma tarefa possível atualmente. Isso porque existem diversos sites e ferramentas que ajudam a detectar o plágio. Antes de publicar qualquer texto, especialmente aqueles que utilizam referências, é fundamental checar. 

O que é plágio

O senso comum define como plágio o ato de utilizar ideias e trabalhos de outras pessoas, se apropriando da autoria. Há diferentes formas de plagiar, no entanto, como copiar ideias, abordagens e até mesmo a estrutura de um texto. 

Citar alguém de forma incorreta ou não mencionar uma referência explícita também pode ser enquadrado como plágio. É importante entender a abrangência desta prática para, assim, evitá-la. 

Como saber se estou plagiando na prática

A internet e a tecnologia são duas grandes aliadas para evitar o plágio. Os sites e programas dedicados a essa função, portanto, analisam os textos de forma integral, apontando as referências existentes em cada um. As principais ferramentas para identificar plágio são: 

  • Google;
  • Plagium.com;
  • Plagiarism-detected.com;
  • Copyscape;
  • Plagius;
  • Duplichecker;
  • Plagiarisma.

Em todas essas opções, é possível identificar a porcentagem de plágio em um texto. São ferramentas essenciais para quem trabalha com redação e copywriting, e além disso, ajudam também aos profissionais acadêmicos em sua escrita de artigos. 

Como saber se estou plagiando através de sites gratuitos

É possível detectar o plágio em um texto sem ter de pagar nada por isso. Essa opção é especialmente útil para estudantes universitários, que muitas vezes precisam checar seu trabalho de conclusão de curso, e não dispõe de grandes recursos para a checagem.

Google

O próprio site do Google é um excelente ponto de partida. Basta colocar a frase ou parágrafo ao qual se deseja rastrear entre aspas, e então, iniciar a busca e analisar os resultados.

Principais sites de detecção de plágio

Alguns sites desenvolvidos só para isso são o plagium.com, o plagiarism-detected.com , o plagiarisma.com e o duplichecker.com. Em todos eles, você pode fazer a busca do plágio a partir da inserção de arquivos ou verificação de endereços web. 

Tanto no Plagium quanto no Plagiarism Detected é possível digitar ou colar o texto que se deseja verificar no campo de pesquisa. Também é permitido fazer upload de um arquivo para então realizar a análise. 

Enquanto o DupliChecker está disponível somente em inglês, o site Plagiarisma merece destaque pelo suporte de idiomas e versatilidade. Além do mais, outro ponto positivo desse site é sua integração com o Google Acadêmico e Google Livros.

Como saber se estou plagiando através de softwares

Além dos sites gratuitos, você também pode contar com programas desenvolvidos especialmente para a detecção de plágio. Seu principal benefício são os relatórios bem completos, e além disso, é possível pagar por versões Premium, ainda mais completas. 

Plagius e Farejador de Plágio

O Plagius, por exemplo, é uma das principais ferramentas para a função. Ele conta com um design eficiente e moderno, com interface de fácil navegação. Ocupa pouco espaço no computador, tem um processo de instalação simples e apresenta suporte em português.

O Farejador de Plágio é um outro exemplo de software desenvolvido para a detecção de plágio, que conta com uma interface prática e comandos intuitivos. Um ponto negativo deste programa é que ele só utiliza arquivos Word, portanto, é necessário o Windows. 

Copyspider e outros softwares

O Copyspider também roda em português, contudo, é uma ferramenta que opera de forma exclusiva em sistemas do tipo Windows. Sua eficiência é excelente, no entanto. Sua busca de conteúdos para comparação é bastante ampla e diversificada.

Para usar o Copyspider, é necessário ter o artigo em questão já publicado em algum arquivo do tipo .txt. Só assim é possível fazer a varredura. Este programa também conta com um uso gratuito limitado, assim, após o limite, é necessário fazer uma contribuição. 

Outros softwares como Anti-Plagiarism e ACNP possuem características semelhantes ao Copyspider, com inclusão de artigos e produção de relatórios com indicativo dos trechos de plágio. 

Evitar o plágio é fundamental

Para todos aqueles que trabalham com escrita, seja acadêmica, digital ou informal, é fundamental evitar o plágio. Copiar o trabalho de outras pessoas sem dar a devida referência, portanto, é uma prática intolerável no ambiente profissional.

Mesmo com referência, ainda assim é importante mudar as palavras do texto para evitar que os programas detectores de plágio marquem como plágio. Por estar referenciando os autores originais da obra, você possivelmente não terá problema legal por plágio, porém os detectores poderão encontrar o que é conhecido como plágio técnico, que é trechos iguais. Por isso, parafrasear o texto é de extrema importância.

Inclusive, em algumas produções de escrita digital, até mesmo é tolerável um certo nível de plágio, geralmente abaixo dos 2 %. O mais importante é que, hoje em dia, é possível responder a pergunta ‘como saber se estou plagiando’ de forma simples e até mesmo, gratuita.