Como tratar um cliente chato? Descubra como lidar com esse tipo de cliente a partir de 8 dicas
Nem tudo são flores no mundo das vendas. Às vezes, o vendedor precisa ter bastante jogo de cintura para lidar com aqueles clientes bem chatos e muitas vezes grosseiros.
A fim de evitar desgastes no relacionamento, existem algumas boas práticas que podem ser implementadas ao atender esse tipo de cliente.
Convidamos você a prosseguir com a leitura deste conteúdo para descobrir nos próximos parágrafos 8 dicas fundamentais de como tratar um cliente chato e manter um relacionamento comercial com ele, fechando vendas e mantendo-o fiel à sua empresa:
- Investigue a situação do cliente por meio de perguntas;
- Adote a escuta ativa com seus clientes chatos;
- Tenha empatia pelo cliente durante o atendimento;
- Preze pela agilidade e eficiência no atendimento;
- Não minta para o cliente;
- Mantenha a calma e não se altere;
- Não leve a discussão para o lado pessoal;
- Repasse o cliente para algum superior, quando necessário.
Clientes chatos são difíceis de atender, mas existem outras que também dificultam a sua venda, saiba mais sobre eles:
- Como atender um cliente chato? 8 dicas que ninguém te contou ainda
- 1 – Investigue a situação do cliente por meio de perguntas
- 2 – Adote a escuta ativa com seus clientes chatos
- 3 – Tenha empatia pelo cliente durante o atendimento
- 4 – Preze pela agilidade e eficiência no atendimento
- 5 – Não minta para o cliente
- 6 – Mantenha a calma e não se altere
- 7 – Não leve a discussão para o lado pessoal
- 8 – Repasse o cliente para algum superior, quando necessário
Como atender um cliente chato? 8 dicas que ninguém te contou ainda
É claro que ninguém gosta de ter que lidar com gente chata. Mas, nas vendas, são ossos do ofício.
Nem todo cliente será amável, paciente e extremamente educado ao fazer uma solicitação de suporte, esclarecer uma dúvida ou fechar negócio.
Para te ajudar, separamos aqui algumas 8 dicas que ninguém te contou ainda sobre como tratar um cliente chato.
1 – Investigue a situação do cliente por meio de perguntas
A primeira dica de como atender um cliente chato consiste em fazer perguntas de modo a entender o problema que ele tem enfrentado.
Dessa forma, ele vai perceber que você está interessado em ajudá-lo e pode ser que ele fique um pouco menos chato durante o atendimento.
Uma técnica muito usada para isso é o Spin Selling, que consiste em fazer perguntas de situação, de problema, de implicação e de necessidade.
2 – Adote a escuta ativa com seus clientes chatos
Esta dica é válida para todos os clientes, mas principalmente para os chatos. Esse tipo de cliente gosta de ser ouvido.
Portanto, pratique a escuta ativa e dê ouvidos a todo o desabafo do seu cliente. Depois, repita tudo o que ele disse se estivesse fazendo um resumo, assegurando que você entendeu a solicitação.
Ouvir o cliente, seja ele chato ou não, sempre é importante. Veja mais sobre isso nesta dica do Raul Candeloro, diretor da Revista Venda Mais:
https://www.youtube.com/watch?v=AXzrJEaPAKI
3 – Tenha empatia pelo cliente durante o atendimento
A empatia é uma grande virtude no mundo das vendas. Saber se colocar no lugar do seu cliente chato te ajudará a entender melhor os problemas enfrentados por ele e, assim, sugerir soluções mais eficazes.
4 – Preze pela agilidade e eficiência no atendimento
O cliente chato tende a ficar mais chato ainda se o atendimento que procura for muito demorado e ineficiente.
Portanto, busque identificar e resolver os problemas do cliente o mais rápido possível. Evite alongar o atendimento para além do necessário.
5 – Não minta para o cliente
Outra dica valiosa de como tratar um cliente chato é sempre ser honesto e sincero com ele. Prometer o que você não pode cumprir ou mentir para amenizar determinada situação não é a melhor alternativa para lidar com esse tipo de cliente.
Seja o mais transparente possível com o cliente. Explique tudo o que ele precisa saber para que ele possa tomar decisões bem informadas.
6 – Mantenha a calma e não se altere
Um cliente chato é capaz de tirar o vendedor do sério e fazer ele perder a paciência, a calma e a razão durante o atendimento.
Sendo assim, evite se alterar, não eleve o tom de voz e mostre que você está lá para ajudá-lo. Caso contrário, você pode não só perder esse cliente como também manchar a reputação da empresa.
7 – Não leve a discussão para o lado pessoal
Quando o cliente estiver sendo muito chato e grosseiro durante o atendimento ou a condução de uma negociação, não leve isso para o lado pessoal. Caso contrário, você enfrentará uma dificuldade ainda maior para lidar com esse tipo de cliente e encontrar a solução que ele precisa.
8 – Repasse o cliente para algum superior, quando necessário
Há casos em que o cliente é tão chato que fica impossível dar continuidade ao atendimento.
Quando a situação chegar a esse extremo, transfira esse cliente para o seu gerente ou coordenador. Exponha para seu superior tudo o que foi tratado até então e ele saberá como conduzir o atendimento.
Mas faça com tato, para que o cliente não se sinta desprezado para você, ou que esteja se tornando um problema para a empresa.
E então, o que você achou das nossas 8 dicas de como atender um cliente chato?
De fato, essa não é uma tarefa fácil. Mas se você seguir as recomendações que trouxemos neste artigo, você conseguirá lidar com esse tipo de cliente com mais serenidade de eficiência.
E se você quer asi algumas dicas de como lidar com um tipo específico de cliente catho, confira este vídeo do palestrante Thiago Concer:
https://www.youtube.com/watch?v=afDFeF_o8Z0
Este artigo foi escrito por Júlio Paulillo, Co-founder e CRO do Agendor, uma plataforma de CRM que atua como um assistente pessoal para equipes de vendas, dando visibilidade e controle na gestão desde o primeiro dia de uso.