Como tratar um cliente chato? Descubra como lidar com esse tipo de cliente a partir de 8 dicas

Como tratar um cliente chato? Descubra como lidar com esse tipo de cliente a partir de 8 dicas

Nem tudo são flores no mundo das vendas. Às vezes, o vendedor precisa ter bastante jogo de cintura para lidar com aqueles clientes bem chatos e muitas vezes grosseiros.

A fim de evitar desgastes no relacionamento, existem algumas boas práticas que podem ser implementadas ao atender esse tipo de cliente.

Convidamos você a prosseguir com a leitura deste conteúdo para descobrir nos próximos parágrafos 8 dicas fundamentais de como tratar um cliente chato e manter um relacionamento comercial com ele, fechando vendas e mantendo-o fiel à sua empresa:

  1. Investigue a situação do cliente por meio de perguntas;
  2. Adote a escuta ativa com seus clientes chatos;
  3. Tenha empatia pelo cliente durante o atendimento;
  4. Preze pela agilidade e eficiência no atendimento;
  5. Não minta para o cliente;
  6. Mantenha a calma e não se altere;
  7. Não leve a discussão para o lado pessoal;
  8. Repasse o cliente para algum superior, quando necessário.

Clientes chatos são difíceis de atender, mas existem outras que também dificultam a sua venda, saiba mais sobre eles:

https://agendor-blog-uploads.s3.sa-east-1.amazonaws.com/2016/08/20153711/38-Os-6-tipos-de-clientes-e-o-que-esperar-de-cada-um.jpg 

Como atender um cliente chato? 8 dicas que ninguém te contou ainda

É claro que ninguém gosta de ter que lidar com gente chata. Mas, nas vendas, são ossos do ofício.

Nem todo cliente será amável, paciente e extremamente educado ao fazer uma solicitação de suporte, esclarecer uma dúvida ou fechar negócio.

Para te ajudar, separamos aqui algumas 8 dicas que ninguém te contou ainda sobre como tratar um cliente chato.

1 – Investigue a situação do cliente por meio de perguntas

A primeira dica de como atender um cliente chato consiste em fazer perguntas de modo a entender o problema que ele tem enfrentado.

Dessa forma, ele vai perceber que você está interessado em ajudá-lo e pode ser que ele fique um pouco menos chato durante o atendimento.

Uma técnica muito usada para isso é o Spin Selling, que consiste em fazer perguntas de situação, de problema, de implicação e de necessidade.

2 – Adote a escuta ativa com seus clientes chatos

Esta dica é válida para todos os clientes, mas principalmente para os chatos. Esse tipo de cliente gosta de ser ouvido.

Portanto, pratique a escuta ativa e dê ouvidos a todo o desabafo do seu cliente. Depois, repita tudo o que ele disse se estivesse fazendo um resumo, assegurando que você entendeu a solicitação.

Ouvir o cliente, seja ele chato ou não, sempre é importante. Veja mais sobre isso nesta dica do Raul Candeloro, diretor da Revista Venda Mais:

https://www.youtube.com/watch?v=AXzrJEaPAKI 

3 – Tenha empatia pelo cliente durante o atendimento

A empatia é uma grande virtude no mundo das vendas. Saber se colocar no lugar do seu cliente chato te ajudará a entender melhor os problemas enfrentados por ele e, assim, sugerir soluções mais eficazes.

4 – Preze pela agilidade e eficiência no atendimento

O cliente chato tende a ficar mais chato ainda se o atendimento que procura for muito demorado e ineficiente.

Portanto, busque identificar e resolver os problemas do cliente o mais rápido possível. Evite alongar o atendimento para além do necessário.

5 – Não minta para o cliente

Outra dica valiosa de como tratar um cliente chato é sempre ser honesto e sincero com ele. Prometer o que você não pode cumprir ou mentir para amenizar determinada situação não é a melhor alternativa para lidar com esse tipo de cliente.

Seja o mais transparente possível com o cliente. Explique tudo o que ele precisa saber para que ele possa tomar decisões bem informadas.

6 – Mantenha a calma e não se altere

Um cliente chato é capaz de tirar o vendedor do sério e fazer ele perder a paciência, a calma e a razão durante o atendimento.

Sendo assim, evite se alterar, não eleve o tom de voz e mostre que você está lá para ajudá-lo. Caso contrário, você pode não só perder esse cliente como também manchar a reputação da empresa.

7 – Não leve a discussão para o lado pessoal

Quando o cliente estiver sendo muito chato e grosseiro durante o atendimento ou a condução de uma negociação, não leve isso para o lado pessoal. Caso contrário, você enfrentará uma dificuldade ainda maior para lidar com esse tipo de cliente e encontrar a solução que ele precisa.

8 – Repasse o cliente para algum superior, quando necessário

Há casos em que o cliente é tão chato que fica impossível dar continuidade ao atendimento.

Quando a situação chegar a esse extremo, transfira esse cliente para o seu gerente ou coordenador. Exponha para seu superior tudo o que foi tratado até então e ele saberá como conduzir o atendimento.

Mas faça com tato, para que o cliente não se sinta desprezado para você, ou que esteja se tornando um problema para a empresa.

E então, o que você achou das nossas 8 dicas de como atender um cliente chato?

De fato, essa não é uma tarefa fácil. Mas se você seguir as recomendações que trouxemos neste artigo, você conseguirá lidar com esse tipo de cliente com mais serenidade de eficiência.

E se você quer  asi algumas dicas de como lidar com um tipo específico de cliente catho, confira este vídeo do palestrante Thiago Concer:

https://www.youtube.com/watch?v=afDFeF_o8Z0 

Este artigo foi escrito por Júlio Paulillo, Co-founder e CRO do Agendor, uma plataforma de CRM que atua como um assistente pessoal para equipes de vendas, dando visibilidade e controle na gestão desde o primeiro dia de uso.