Conheça 05 profissões relacionadas a área de direito

Conheça 05 profissões relacionadas a área de direito

Quando falamos em direito, pensamos logo em advogados e juízes. Porém, há diversas outras profissões relacionadas a área de direito. Se você tem interesse na área e gostaria de saber mais sobre o assunto, então continue por aqui.

Separamos algumas profissões interessantes para que você possa saber melhor como funciona e assim, pensar sobre dar início a ela ou não. Fique atento e anote aquelas que mais te chamam atenção.

5 profissões relacionadas a área de direito

A área de direito é muito ampla e isso permite a formação de vários profissionais em vários setores diferentes. A graduação nesse ramo é algo que está muito em alta e justamente por isso, oferece sempre boas oportunidades de emprego.

Abaixo, separamos algumas das principais profissões que envolvem o direito e que não estão diretamente ligadas a só ser um advogado ou um juiz.

1. Perito grafotécnico

A profissão de perito grafotécnico é muito importante em diversos casos que estão em julgamento. Principalmente se o caso envolve documentações e outros tipos de provas que tenham a caligrafia de alguém.

Isso porque o perito faz a análise e identificação da veracidade daquele documento em questão. Assim, ele pode fazer análises isoladas ou até mesmo acompanhar todas as etapas de uma negociação.

O perito fica encarregado de descobrir as seguintes coisas:

  • Assinatura fraudulenta;
  • Escritura falsa;
  • Cheque adulterado;
  • Entre outros;

O profissional especializado em grafotécnica é treinado para que possa fazer análises minuciosas dos traços da escrita. Assim, é possível realizar a comparação de documentos oficiais para que se possa afirmar se a assinatura é ou não verídica.

Se você ficou interessado em conhecer e saber mais sobre essa área que remunera bem os profissionais, acesse o site para o curso de perito grafotécnico.

2. Perito judicial

O perito judicial é uma das profissões relacionadas a área de direito, pois o profissional fica responsável por auxiliar o juiz a elaborar de forma técnica, um parecer relacionado à área de especialização pedida para o caso.

Sendo assim, o juiz aguarda as avaliações feitas pelo perito para que então, possa dar continuidade à sentença e a determinação do andamento dos casos que estão em análise.

O trabalho do perito judicial é fundamental, pois o juiz não é um profissional que tem total domínio sobre outras áreas de formação. Então ele precisa ter o apoio de profissionais especializados para que possa decidir como prosseguir com cada caso.

Para se tornar um perito judicial é necessário que se tenha formação na área e tenha também um tempo mínimo atuando.

3. Perito Psicológico

O perito psicólogo fica responsável por realizar avaliações psicológicas em indivíduos envolvidos em processo judicial e ele pode fazer a emissão de laudos contendo contestações técnicas científicas que são capazes de ajudar os juízes em suas decisões.

Existem diversas situações nas quais solicita-se a presença de um perito psicólogo. Ele é extremamente importante em casos de:

  • Guarda de menores;
  • Regulamentação de visitas;
  • Divórcio;
  • Inquéritos policiais;
  • Interdição de pessoas;
  • Abuso sexual de crianças;
  • Dentre outros;

4. Perito criminal

O perito criminal é um dos tipos de profissões relacionadas a área de direito que mais as pessoas conhecem. Isso porque as cenas de crime se tornaram sucesso nas telinhas, fazendo com que muitas pessoas se apaixonarem por essa área.

Esse tipo de profissional tem como foco perceber no ambiente aquilo que passaria despercebido aos olhos de uma pessoa que não foi treinada. Dessa forma, crimes poderiam ser solucionados e pistas sobre o caso descobertas.

O perito criminal fica responsável por:

  • Fazer laudo pericial;
  • Examinar local do crime;
  • Reconstruir fatos;
  • Efetuar medições e ensaios laboratoriais;

Para se tornar um perito criminal é necessário fazer um curso de pós-graduação de perícia criminal e ciências forenses.

5. Procurador

O procurador é o profissional que atua para defender o interesse do município, estado ou da união. Sendo assim, ele realiza participação em ações judiciais que tenham ligação à:

  • Prefeitura;
  • Governos estadual;
  • Governo federal;

Dessa forma, um procurador possui uma remuneração que vai de acordo com a região em que está atuando. Os valores são bem expressivos e é possível manter um ótimo salário.

Então, para se tornar procurador é preciso que o indivíduo seja concursado ou que tenha sido escolhido por um governante para que ele pudesse atuar em cargos de função de confiança.

Por fim, a área de direito envolve muitas outras áreas e diversas outras questões que vão se completando ao longo da jornada em busca da justiça. Por ser então uma área muito ampla, é crucial que se tenha diversos profissionais preparados.

Isso porque uma única função não daria conta de tantas sub funções. Por isso que se você tiver interesse na área, mas não quiser propriamente atuar como advogado, você pode se especializar em outras coisas.

Algumas áreas acabam não necessitando especificamente que você tenha graduação em direito, por isso, existem cursos específicos que capacitam o profissional para que ele possa atuar no ramo.

Gostou deste conteúdo? Deixe seu comentário sobre sua área de interesse e compartilhe-o com mais pessoas.