Dicas simples para ganhar seguidores no Instagram

Dicas simples para ganhar seguidores no Instagram

Tenha em mente que atualmente o Instagram é uma das maiores redes sociais, a plataforma conta com mais de 600 milhões de usuários. Além disso, compartilha uma média de quase 100 milhões de fotos por dia. Então, realmente é tão difícil ganhar seguidores no Instagram?

Bem, marcas e influenciadores enfrentam um desafio contínuo: mudanças algorítmicas imprevisíveis. Está ficando cada vez mais difícil entender como fazer o Instagram entregar seu conteúdo para mais pessoas.

Com o objetivo de ganhar mais seguidores dentro do Instagram, você deve aumentar seu perfil. E existem várias estratégias para te ajudar a dar suporte ao algoritmo, basta estudar quais realmente funcionam. Sim, é difícil se destacar entre tantos conteúdos excelentes, mas não é impossível.

Há diversas formas de ganhar seguidores dentro do Instagram, algumas podem não ser éticas e podem até penalizar o seu perfil. Portanto, recomendamos que você tome cuidado com práticas questionáveis, como comprar seguidores, usar bots e participar de grupos de engajamento.

Com o objetivo de lhe ajudar nesse crescimento, reunimos aqui algumas dicas que vão te ajudar a desbloquear seu negócio e atrair mais clientes no Instagram.

Dentro do mercado digital há diversos Cursos Online Grátis que são focados em melhorar o seu conhecimento dentro do alcance de novos seguidores.

1. Crie conteúdo de qualidade

Primeiro, para conseguir mais seguidores dentro da rede social, você deve criar conteúdos que sejam de alta qualidade. Afinal, não adianta aplicar uma estratégia de crescimento de perfil se o conteúdo da sua página não estiver agregando nada ao seu público. Portanto, concentre-se sempre em melhorar o seu conteúdo, adicionando sempre postagens educativas e divertidas.

Você deve compreender qual será a sua persona e identificar quais são as suas buscas: desejos, medos e comportamentos. Somente assim você poderá criar um conteúdo que poderá se identificar e se conectar com seu público.

2. Identidade visual

A identidade visual é um fator importante, pois essa rede social é conhecida pelo foco em imagens e vídeos. Com o objetivo de atrair cada vez mais novos seguidores dentro do Instagram, você deve ter uma identidade coerente que transmita sempre a mensagem que deseja.

Se você trabalha com o público infantil, saiba que a cor transmite alegria para as crianças. Por exemplo, uma maneira de evitar toda essa falta de conexão é alterar as cores usadas em todo o feed.

3. Use as hashtags corretamente

Agora que você sabe mais sobre a sua identidade visual e o seu conteúdo, vamos para as hashtags. É importante usá-los porque sua postagem pode acabar dentro da seção Explorar do Instagram.

Para fazer sua estratégia de hashtag funcionar:

  • Use em média de 5 a 10 hashtags por postagem;
  • Jamais use hashtags genéricas, como #dayday ou #beachfashion. Tente especificar com o seu nicho;
  • Altere as hashtags entre as postagens. Podemos destacar que o Instagram não gosta de perfis que tendem a usar sempre o mesmo conjunto de hashtags pois evita que as pessoas personalizem as suas postagens.

4. Poste sempre com frequência

Com o objetivo de conseguir mais seguidores dentro do Instagram, não existe saída: você deve sempre estar presente dentro da rede social. Quanto mais você postar, melhor o algoritmo fornece.

Segundo os Cursos Online Grátis da área de marketing, você deve postar em uma hora e data que funcione melhor para você. Você pode aprender sobre eles através de diversas ferramentas de análise do Instagram.

5. Interaja

Destacamos que o principal objetivo dentro das redes sociais será os relacionamentos. Assim, empresas e criadores que não se envolvem com seu público e não procuram a web acabam prejudicando porque o algoritmo prioriza o engajamento. Portanto, construir relacionamentos no Instagram é muito importante.

Tente comentar nas postagens de outras marcas e sempre busque apoio de pessoas que têm influência dentro do instagram. Caso contrário, você também não recebe suporte. Além disso, jamais deixe de responder a um comentário.

Manter as pessoas no vácuo não apenas reduzirá seu engajamento, mas também dará a impressão de que você não se importa com os seus seguidores e clientes.

6. Crie postagens e histórias interativas

Para ganhar mais seguidores no Instagram, você precisa alcançar novos tipos de público. Uma maneira legal é criar conteúdo interativo. O objetivo do conteúdo é fazer com que cada vez mais pessoas se envolvam com sua postagem, aumentando assim sua visibilidade.

Você pode usar algumas estratégias para criar essas postagens:

  • Permitir que as pessoas marquem amigos (desde que faça sentido no contexto da postagem);
  • Faça com que as pessoas sempre compartilhem sua história ou poste e marque seu perfil para ganhar conteúdo exclusivo (que pode ser material gratuito);
  • Crie histórias com enquetes, questionários, caixas de perguntas e outros recursos que sejam interativos.

Quando você obtém mais engajamento, o Instagram descobre que seu conteúdo é altamente relevante e vale a pena ser exibido para mais pessoas.

7. Crie Conteúdo Patrocinado

Se você deseja acelerar o crescimento, pode investir sempre em campanhas de marketing por meio do Facebook Ads. As ferramentas de publicidade do Facebook são completas, permitindo segmentar seu público de várias maneiras.

Você pode pausar, alterar campanhas e testar sempre novos formatos sem exceder seu orçamento. As campanhas de marketing do Instagram podem garantir seguidores mais rapidamente, mas lembre-se de que só vale a pena o investimento se você já tiver um ótimo conteúdo em seu perfil. Se não, priorize seu conteúdo.

8. Parcerias

Diversas empresas podem se beneficiar com parcerias com influenciadores e criadores. O Instagram é um antro de criadores de conteúdo e fãs fervorosos, então investir em marketing de influência tende a ser uma grande aposta.

Claro, isso requer muito dinheiro, dependendo do influenciador que você escolher. Mas pode ter certeza que ganhará mais seguidores dentro do Instagram. A verdade é que às vezes diversas pessoas confiam mais nas recomendações dos influenciadores do que nos anúncios. Portanto, considere esta estratégia.