Entenda o conceito de espiritualidade

conceito de espiritualidade

Entenda o conceito de espiritualidade

Muitos se perguntam sobre o real conceito de espiritualidade, mas no sentido filosófico representa o que é independente da matéria, logo, o que caracteriza o espiritual.

Já em teologia, a espiritualidade é o conjunto de crenças, princípios ou regras que inspiram a vida espiritual de uma pessoa.

Na verdade, o conceito de espiritualidade se situa em um terreno onde se encontram religiões, filosofia, psicologia, que mesmo sendo diferentes abordagens, são complementares.

Enquanto para algumas pessoas a espiritualidade está ligada às práticas religiosas, para outras, é algo utilizado no dia a dia, como se conectar com seu interior, realizar um trabalho para separar casal ou praticar meditação.

Como é um termo um tanto complexo e amplo, nesse artigo, vamos explicar em detalhes o que é espiritualidade, assim como mostrar os benefícios de uma prática espiritual!

Qual o conceito de espiritualidade?

O conceito de espiritualidade engloba hoje definições diferentes segundo o contexto de seu uso, por isso, definir o que é espiritualidade não é fácil.

Isso porque, existe uma espiritualidade em diversas religiões, mas também existe uma espiritualidade sem religião.

O que se sabe é que a busca da espiritualidade é inerente à nossa natureza, no entanto, a maneira pela qual o caminho espiritual ocorre é único para cada indivíduo.

Assim, espiritualidade para você pode não ser a mesma coisa do que acredita outra pessoa, por consequência, a vida espiritual escolhida será diferente.

Voltando à pergunta sobre o conceito de espiritualidade, de uma forma geral, é uma crença em algo além de você.

Pode se tratar de tradições religiosas focadas na crença em um poder superior, mas também uma crença holística em uma conexão individual aos outros e ao mundo.

A espiritualidade oferece uma visão do mundo que sugere que a vida não se resume ao que as pessoas experimentam no plano sensorial e físico.

O objetivo é então se elevar espiritualmente a fim de obter um maior discernimento e humildade no mundo físico.

O termo espiritualidade sugere que existe algo maior que liga todos os seres uns aos outros e ao universo.

Ele propõe também uma resposta às questões sobre o sentido da vida, da forma como as pessoas estão conectadas entre si e outros mistérios da existência humana.

O que é espiritualidade na prática?

Tendo uma noção mais clara sobre o conceito de espiritualidade, o que é na prática?

A espiritualidade é a descoberta de uma outra dimensão de nós mesmos, nossa parte energética e que constrói nossa identidade profunda.

Quando estamos em conexão com ela, ela transforma nossas sensações corporais. Ele nos permite observar a batalha entre nosso mental e nosso espírito.

E mais importante, ela cultiva a autoconfiança, além de fazer com que você olhe para o seu interior, sendo uma formidável experiência de vida.

No entanto, é necessário praticar a espiritualidade todos os dias, seja por meio da gratidão, empatia, escuta interior, pois isso é que vai criar uma maior conexão com você mesmo e com o mundo ao seu redor!

 Benefícios de uma prática espiritual

Agora que você entendeu melhor sobre o conceito de espiritualidade, que pode ir desde a crença em um poder superior, uma prática religiosa específica, mas também pode se tratar de um sentimento de interconexão com o resto da humanidade.

Já a prática espiritual, independente da crença ou religião, pode trazer muitos benefícios:

  •         Ajuda a guiar sua atenção para um ponto específico, como uma reflexão ou concentração sobre uma sensação;
  •         Aumentar a compaixão e empatia, assim como acalmar o espírito;
  •         Melhora a saúde;
  •         Emocionalmente, a prática espiritual pode contribuir a atenuar a dor que acompanha as experiências difíceis;
  •         Afastar os pensamentos negativos.

Vale mencionar que as pessoas não vivenciam a espiritualidade da mesma maneira. Algumas podem buscar experiências espirituais em todos os aspectos de sua vida, enquanto outras são mais suscetíveis a ter sensações em condições específicas ou em lugares, como igrejas, templos, mosteiros ou até na natureza.

Por isso que o termo espiritualidade é algo muito pessoal, visto que cada indivíduo sente de uma forma.

Conclusão

Embora o conceito de espiritualidade não seja muito fácil de entender em um primeiro momento, ao se aprofundar no assunto, talvez você faça da espiritualidade uma filosofia de vida.

Simplesmente porque ela oferece uma visão do mundo e de nós mesmos mais profunda, além do que é cientificamente mensurável, além dos nossos próprios pensamentos e ideias materialistas.