Entenda qual é a importância da marcação de ponto para a sua empresa

Entenda qual é a importância da marcação de ponto para a sua empresa

Você ainda não controla o ponto da sua empresa? A prática, além de ser obrigatória em alguns casos, impacta profundamente na gestão do negócio e nas relações trabalhistas.

Confira uma lista de 6 itens que tornam o controle de ponto indispensável para a sua empresa. Boa leitura!

Atendimento a legislação

Se você possui uma empresa com mais de 10 funcionários atuando em regime CLT, o controle de ponto é obrigatório.

O funcionamento da marcação de ponto é regulamentado pela portaria 1510 do Ministério do Trabalho, confira o que ela diz:

“Portaria 1510

Art. 1º Disciplinar o registro eletrônico de ponto e a utilização do Sistema de Registro Eletrônico de Ponto – SREP.

Parágrafo único. Sistema de Registro Eletrônico de Ponto – SREP – é o conjunto de equipamentos e programas informatizados destinado à anotação por meio eletrônico da entrada e saída dos trabalhadores das empresas, previsto no art. 74 da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943.

Art. 2º O SREP deve registrar fielmente as marcações efetuadas, não sendo permitida qualquer ação que desvirtue os fins legais a que se destina, tais como:

I – restrições de horário à marcação do ponto;

II – marcação automática do ponto, utilizando-se horários predeterminados ou o horário contratual;

III – exigência, por parte do sistema, de autorização prévia para marcação de sobrejornada; e

IV – existência de qualquer dispositivo que permita a alteração dos dados registrados pelo empregado.”

Controle de RH

Para além da obrigação por meio de leis, o registro de ponto é fundamental para a organização da jornada de trabalho dos recursos humanos da empresa.

Através deles diversos dados podem ser obtidos, como o horário de entrada e saída, as horas extras feitas, as faltas e o comprimento dos horários acordados para alimentação e descanso.

Transparência nas relações

A marcação de ponto também funciona como uma forma de documentar as relações com os seus funcionários. Dessa forma, fica mais fácil ter acessos às informações quando necessárias, trazendo mais transparência, quando o sistema utilizado é seguro e a prova de fraudes.

Uma das formas encontradas para manter a segurança dos dados e evitar possíveis maus usos do sistema de marcação é através de novas tecnologias, com o controle de ponto através do reconhecimento facial.

Diminuição de erros

A diminuição de erros é uma das vantagens trazidas pela marcação de ponto.

Se você, como gestor, tem dúvidas sobre quantos dias um profissional ganhou e quanto deve receber pelo período, basta entrar no sistema e realizar a checagem, diminuindo as chances de pagamentos com horas contadas erradas.

O trabalhador também ganha mais chances de se defender em caso de erro no controle, graças ao registro de todas as informações presentes no controle de ponto.

Menor número de processos trabalhistas

A diminuição de erros, leva por consequência ao menor índice de processos trabalhistas.

Por exemplo, um profissional pode alegar que as suas horas extras não foram computadas e pagas pela empresa. Se o negócio não possui um controle de ponto, o processo pode pesar contra a empresa.

Já se a empresa tem todos os dados do controle de mãos, será fácil checar quem está certo na história.

Controle da produtividade

Por fim, o controle de ponto auxilia no controle da produtividade. A partir dos dados gerados, será possível analisar, por exemplo, se um setor está realizando mais horas extras do que o esperado.

Indicando, nesse caso, que algo está acontecendo e precisa de uma solução.