Escada caracol: tipos e recomendações

Escada caracol: tipos e recomendações

Escada caracol: tipos e recomendações

Usada para dar passagem entre pavimentos em ambientes pequenos, a escada caracol não é apenas funcional, mas conta com um ótimo apelo estético. 

As de ferro, um pouco mais comuns no mercado, são fabricadas geralmente por serralheiros ou empresas especializadas.

Este tipo de escada tem a estrutura espiralada e curva, mega versátil promove um charme a mais para o espaço onde é inserida, independente do material que é fabricado.

Nesse artigo iremos abordar um pouco mais sobre escadas caracol e quando escolher utilizá-las e seus materiais. 

Vamos lá!

Quando optar pela escada caracol?

Mais recomendada onde os espaços são menores ou pequenos, a escada do tipo caracol pode ser implementada em cantinhos vazios dos locais internos e externos das residências. 

Para residências pequenas, ela é uma excelente alternativa para otimizar o espaço e sair das escadas em L ou retas que são mais compridas. Ademais, um ponto importante nas escadas caracol é que, geralmente, elas são instaladas com facilidade.

E embora essa otimização seja a maior vantagem das escadas caracol, o fator estético também conta bastante na escolha. 

Em vários lugares onde se tem mais espaço, onde seria possível implementar outros tipos de escadas, a escada caracol é escolhida simplesmente pela sua estrutura. 

Desta maneira, tanto o material da escada quanto a escolha do corrimão contam bastante para elas serem usadas como passagem entre andares.

As desvantagens da escada caracol

Mesmo ocupando menos espaço e com isso se tornando uma excelente solução para espaços pequenos, a escada caracol ainda apresenta algumas desvantagens. As principais são:

  1. O projeto deve ser calculado muito bem: há uma dificuldade antes mesmo da instalação da sua escada.

  2. No projeto de instalação da escada, é necessário calcular muito bem as medidas do vão onde a escada será encaixada, tanto quanto a distância, largura e posicionamento dos degraus.

  3. Uma escada mal planejada fica extremamente desconfortável, principalmente para idosos e pessoas que têm dificuldade para se locomover.

  4. Carregamento de volumes: na escada caracol é quase impossível carregar grandes volumes, como por exemplo, os móveis. Tirando o fato de que pode ser perigoso. 

Materiais para a sua escada caracol

A escada caracol pode ser fabricada em vários materiais, assim como os outros modelos de escadas, se tornando possível adaptar ao seu estilo de decoração.

O orçamento, o tempo de fabricação e instalação vai depender do tipo de material que você escolher. 

Confira abaixo, os principais materiais desse tipo de escada:

Concreto

Uma excelente alternativa para quem quer contar com um bom custo-benefício e bastante praticidade. 

As escadas caracol de concreto são pré-moldadas na fábrica e são montadas no lugar do projeto. 

A grande vantagem é que o concreto pode ser usado tanto na área interna quanto na externa, tem grande resistência e ainda podem ser pintadas facilmente com qualquer cor. 

Ferro

Provavelmente é o modelo de escada caracol mais popular. 

Elas precisam ser fabricadas sob medida e seu custo pode ser um pouco mais alto, mas elas promovem bastante estilo para projetos de decorações industriais e até mesmo coloniais. Também tem alta resistência.

Vidro

Para quem prefere um estilo mais moderno, é possível fazer uma escada caracol com degraus em vidro. 

São projetadas com a sustentação em ferro ou aço inox, de alta resistência e proporcionam um aspecto moderno e tecnológico para a decoração do espaço.

Madeira

A madeira é outro clássico material das escadas caracol. Recomendada para as áreas internas, a madeira promove um tom mais convencional e rústico para o local

É importante ressaltar que é necessário usar uma madeira de qualidade tratada para proporcionar ao projeto durabilidade e resistência. Por esse motivo, é fabricada sob medida e pode ter um alto custo.

Aço Inox

Outro tipo de material moderno que vem sendo cada vez mais usado nas escadas caracol. O aço inox é muito leve, versátil e chama bastante atenção nos projetos. É mais recomendado para áreas internas por questões de segurança.

Material conhecido pela sua semelhança com o ferro, o alumínio é uma excelente alternativa para quem tem um orçamento inferior para dedicar à implementação da escada. 

Tem uma ótima durabilidade e resistência, simples instalação e pode ser usada em espaços externos e internos. 

Embora esses sejam os principais materiais, é relevante salientar que cada projeto tem suas características e que podem combinar os diversos tipos de materiais. 

No entanto, é necessário ter certeza de que esta combinação não vai oferecer riscos para a estrutura e o uso da escada. 

Agora que você já sabe um pouco mais sobre escadas caracol, fica mais fácil de escolher, não é mesmo?

E se você gostou deste conteúdo, compartilhe com mais pessoas.