A importância das etiquetas adesivas personalizadas para o branding

A importância das etiquetas adesivas personalizadas para o branding

A importância das etiquetas adesivas personalizadas para o branding: A concorrência está cada vez mais acirrada. Os produtos, muitas vezes, são muito parecidos entre si havendo pouca diferenciação entre as marcas. E, neste contexto, é fundamental que os negócios criem estratégias para agregar valor aos seus produtos, assim como ofereçam uma experiência de compra inesquecível para os seus clientes.

etiquetas adesivas personalizadas

etiquetas adesivas personalizadas

Com o objetivo de entender os momentos da jornada de compra do consumidor e as experiências únicas e memoráveis da marca, a Top Brands, em parceria com a QualiBest, promoveu a pesquisa “Case Brand Experience”.

O estudo concluiu que é um desafio contínuo para as marcas se manterem no mindset do consumidor. Por isso, sugere adotar estratégias de presença a longo prazo, além de estar perto de forma consistente e tornar a marca sempre presente. Tudo isso equilibrando os discursos com a prática para oferecer experiências memoráveis, com envolvimento, encanto e surpresas.

As etiquetas adesivas, assim como as embalagens, os serviços, dentre outros aspectos, ajudam a compor o posicionamento de uma marca. Neste sentido, o branding vai sendo construído.

Mas o que é branding e a importância das etiquetas adesivas personalizadas?

Antes de entender como as etiquetas adesivas podem influenciar o branding de um negócio, é importante entender este conceito.

Branding pode ser entendido como a gestão das estratégias de marca de uma empresa com o objetivo de torná-la mais desejada e positiva na mente de seus clientes e do público geral.

Assim, o branding envolve ações relacionadas com:

  • Propósito;
  • Valores;
  • Identidade;

Entende-se, então, que o branding defende que uma marca precisa ser planejada, estruturada, gerida e promovida. Assim, todos esses processos que englobam uma gestão de marca fazem parte do branding

E como o branding influencia os resultados de um negócio?

Pode parecer abstrato, mas o branding afeta (e muito) os resultados de um negócio. Como o branding trabalha com propósito, valores, identidade e posicionamento, tais pontos despertam diversos sentimentos nos clientes, afetando diretamente a sua experiência de consumo, assim como os seus desejos

O Instituto Qualibest explica que a imagem da marca não deve ser apenas um meio para vender produtos ou serviços, mas também para entregar experiências e emoções. Por exemplo, quando um cliente se encanta com uma marca, dificilmente a esquecerá.

Assim, a imagem ideal de uma marca também deve transmitir confiança, qualidade, responsabilidade e ética. Desta forma, as marcas precisam de valores, de um propósito que vai guiar todas suas ações, desde a concepção de um produto, passando por suas etiquetas adesivas até como ele será promovido em qualquer canal de comunicação.

E como as etiquetas adesivas personalizadas contribuem para um melhor posicionamento de uma marca?

O posicionamento de uma marca se materializa em diversos aspectos e, dentre eles, tanto na embalagem quanto nas etiquetas adesivas. .

Por isso, as etiquetas adesivas personalizadas precisam transmitir uma mensagem para os consumidores, assim como contribuir para uma experiência de consumo positiva.

Além disso, um outro ponto importante é que planejar as etiquetas adesivas personalizadas não significa, apenas, pensar nas cores.

As etiquetas adesivas personalizadas precisam fazer parte da experiência de compra muito mais abrangente. Assim, também é necessário pensar no material que será utilizado, até como será a qualidade da impressão do rótulo, para que estejam em harmonia com o posicionamento da marca.

Por isso, as etiquetas adesivas precisam cumprir três funções:

  • Informar ao consumidor;
  • Seguir a legislação para o segmento ou produto;
  • Gerar posicionamento para a marca.

Além disso, em relação à impressão das etiquetas adesivas, também é necessário avaliar as condições do produto para que o rótulo mantenha às suas condições adequadas. Ou seja, é necessário garantir que as etiquetas adesivas personalizadas mantenham a sua qualidade ao longo de todo o percurso, desde a fabricação até o momento do consumo. Por exemplo, no caso de bebidas, a maior parte será consumida gelada. Por isso, neste caso, é fundamental que a etiqueta adesiva seja resistente à baixa temperatura, assim como à umidade.

No geral, muitas empresas só se preocupam em cumprirem a legislação acerca da rotulagem. Porém, para ter um posicionamento diferenciado em relação à concorrência, é fundamental pensar nas etiquetas adesivas dos rótulos e embalagens de maneira muito mais estratégica, dentro de um conceito muito mais amplo de branding.