A importância das etiquetas adesivas personalizadas para o branding
A importância das etiquetas adesivas personalizadas para o branding: A concorrência está cada vez mais acirrada. Os produtos, muitas vezes, são muito parecidos entre si havendo pouca diferenciação entre as marcas. E, neste contexto, é fundamental que os negócios criem estratégias para agregar valor aos seus produtos, assim como ofereçam uma experiência de compra inesquecível para os seus clientes.
Com o objetivo de entender os momentos da jornada de compra do consumidor e as experiências únicas e memoráveis da marca, a Top Brands, em parceria com a QualiBest, promoveu a pesquisa “Case Brand Experience”.
O estudo concluiu que é um desafio contínuo para as marcas se manterem no mindset do consumidor. Por isso, sugere adotar estratégias de presença a longo prazo, além de estar perto de forma consistente e tornar a marca sempre presente. Tudo isso equilibrando os discursos com a prática para oferecer experiências memoráveis, com envolvimento, encanto e surpresas.
As etiquetas adesivas, assim como as embalagens, os serviços, dentre outros aspectos, ajudam a compor o posicionamento de uma marca. Neste sentido, o branding vai sendo construído.
Mas o que é branding e a importância das etiquetas adesivas personalizadas?
Antes de entender como as etiquetas adesivas podem influenciar o branding de um negócio, é importante entender este conceito.
Branding pode ser entendido como a gestão das estratégias de marca de uma empresa com o objetivo de torná-la mais desejada e positiva na mente de seus clientes e do público geral.
Assim, o branding envolve ações relacionadas com:
- Propósito;
- Valores;
- Identidade;
Entende-se, então, que o branding defende que uma marca precisa ser planejada, estruturada, gerida e promovida. Assim, todos esses processos que englobam uma gestão de marca fazem parte do branding
E como o branding influencia os resultados de um negócio?
Pode parecer abstrato, mas o branding afeta (e muito) os resultados de um negócio. Como o branding trabalha com propósito, valores, identidade e posicionamento, tais pontos despertam diversos sentimentos nos clientes, afetando diretamente a sua experiência de consumo, assim como os seus desejos
O Instituto Qualibest explica que a imagem da marca não deve ser apenas um meio para vender produtos ou serviços, mas também para entregar experiências e emoções. Por exemplo, quando um cliente se encanta com uma marca, dificilmente a esquecerá.
Assim, a imagem ideal de uma marca também deve transmitir confiança, qualidade, responsabilidade e ética. Desta forma, as marcas precisam de valores, de um propósito que vai guiar todas suas ações, desde a concepção de um produto, passando por suas etiquetas adesivas até como ele será promovido em qualquer canal de comunicação.
E como as etiquetas adesivas personalizadas contribuem para um melhor posicionamento de uma marca?
O posicionamento de uma marca se materializa em diversos aspectos e, dentre eles, tanto na embalagem quanto nas etiquetas adesivas. .
Por isso, as etiquetas adesivas personalizadas precisam transmitir uma mensagem para os consumidores, assim como contribuir para uma experiência de consumo positiva.
Além disso, um outro ponto importante é que planejar as etiquetas adesivas personalizadas não significa, apenas, pensar nas cores.
As etiquetas adesivas personalizadas precisam fazer parte da experiência de compra muito mais abrangente. Assim, também é necessário pensar no material que será utilizado, até como será a qualidade da impressão do rótulo, para que estejam em harmonia com o posicionamento da marca.
Por isso, as etiquetas adesivas precisam cumprir três funções:
- Informar ao consumidor;
- Seguir a legislação para o segmento ou produto;
- Gerar posicionamento para a marca.
Além disso, em relação à impressão das etiquetas adesivas, também é necessário avaliar as condições do produto para que o rótulo mantenha às suas condições adequadas. Ou seja, é necessário garantir que as etiquetas adesivas personalizadas mantenham a sua qualidade ao longo de todo o percurso, desde a fabricação até o momento do consumo. Por exemplo, no caso de bebidas, a maior parte será consumida gelada. Por isso, neste caso, é fundamental que a etiqueta adesiva seja resistente à baixa temperatura, assim como à umidade.
No geral, muitas empresas só se preocupam em cumprirem a legislação acerca da rotulagem. Porém, para ter um posicionamento diferenciado em relação à concorrência, é fundamental pensar nas etiquetas adesivas dos rótulos e embalagens de maneira muito mais estratégica, dentro de um conceito muito mais amplo de branding.