Ferramentas para análise de concorrentes online: 5 melhores serviços do mercado

Ferramentas para análise de concorrentes online: 5 melhores serviços do mercado

As ferramentas para análise de concorrentes online são diversas, geralmente atreladas a outro grande serviço da web, como exemplos do Google e Facebook. Por outro lado, outras são voltadas para produtos específicos, como é o caso da SemRush com o auxílio em SEO. Acompanhe-nos nessa leitura e conheça as melhores ferramentas para análise de concorrentes online. Vamos lá!

5 melhores ferramentas para análise de concorrentes online

Como fazer análise de mercado com as ferramentas disponíveis para um empreendedor? Para fazer uma análise completa da concorrência é necessário utilizar sites e modelos que facilitem a tarefa e permitam ter um resultado final realmente completo.

Aqui estão as ferramentas para análise de concorrentes online que são consideradas como as melhores do mercado, cada uma específica para fazer uma área a ser explorada. Leia conosco:

1. Análise da concorrência e escuta social: Google Alerts

Você conhece o Google Alerts? Se você ainda não tem uma caixa de entrada cheia desses relatórios muito úteis, saiba que está perdendo uma das ferramentas mais simples, porém eficazes, para análise de concorrentes.

O Google Alerts é uma ferramenta de análise totalmente gratuita que envia notificações por e-mail sempre que algo novo aparece em um termo de pesquisa que você especificar.

Basta inserir um nome de marca e você será notificado sempre que novos conteúdos relacionados a essa marca aparecerem online. Podem ser resenhas, reportagens ou até referências em outros artigos ou sites.

Você também pode filtrar apenas determinados tipos de notícias e indicar com que frequência deseja receber esses e-mails (uma vez por dia deve ser suficiente). Você pode usar essa ferramenta para buscar informações não apenas sobre seus concorrentes, mas também sobre os produtos e serviços que fazem parte do seu nicho de mercado.

Você receberá então uma análise diária e gratuita da concorrência, para que possa ver rapidamente o que seus concorrentes estão fazendo e/ou o que está acontecendo em seu mercado-alvo.

2. Dropship Spy, a ferramenta para analisar concorrentes em dropshipping

Dropship Spy é uma ferramenta de análise indispensável para dropshipping. É um software que oferece diversas ferramentas para empreendedores proprietários de e-commerce e permite que você encontre produtos vencedores e altamente promissores.

Encontrar produtos para vender online não é uma tarefa fácil e, com tudo o que você precisa pensar ao gerenciar sua loja, ter uma ferramenta que faça o “trabalho sujo” para você é definitivamente útil.

A plataforma também sempre adiciona ferramentas novas e úteis, incluindo Product Spy ou Store Spy, duas plataformas que permitem analisar não apenas o desempenho de um produto, mas também espionar o desempenho de outras lojas de dropshipping.

A quantidade de dados que eles têm à disposição é imensa e, portanto, podem revelar informações como fontes de tráfego, taxa de conversão e até os produtos mais vendidos de seus concorrentes.

3. Biblioteca de anúncios para analisar os anúncios do Facebook dos concorrentes

A Biblioteca de Anúncios do Facebook oferece uma coleção abrangente de todos os anúncios atualmente ativos no Facebook e seus produtos, incluindo o Instagram. A Biblioteca de Anúncios do Facebook é útil não apenas para analisar seus concorrentes, mas também para ver como grandes marcas investem em anúncios do Facebook e Instagram.

Não só isso, ele também permite que você obtenha informações sobre as páginas do Facebook, como a data de criação, quantas vezes eles mudaram de nome, que tipo de posts eles patrocinaram e assim por diante. Fica claro, portanto, que essa ferramenta é de grande ajuda na sua análise dos concorrentes nas mídias sociais.

4. Análise de conteúdo de concorrentes com SemRush

Quando falamos em análise de concorrentes, realmente temos que analisar tudo: até as estratégias de marketing de conteúdo. SemRush é uma das ferramentas de análise de concorrentes de SEO mais conhecidas (e mais populares!). 

Comecemos por dizer que é uma ferramenta que possui um plano gratuito e um plano pago, revelando-se assim uma solução extremamente escalável. Já em sua versão gratuita é possível fazer algumas pesquisas sobre sua concorrência.

Sim, mas como funciona? É muito simples. Basta digitar a URL de seus concorrentes na barra de pesquisa e o SemRush extrairá palavras-chave e a posição média das várias páginas. Dessa forma, você terá uma visão completa do posicionamento de SEO de seus concorrentes. Inclusive precisa também ter estratégias para comprar backlinks da forma segura e correta para alavancar seu projeto.

5. Análise de páginas concorrentes no Facebook com Audience Insights

Entre as ferramentas para análise de concorrentes online, o Facebook Audience Insights não pode faltar. Esta é uma ferramenta disponível gratuitamente para todos os anunciantes com o Facebook Business Manager.

Esta ferramenta ajuda você a comparar diferentes públicos através de informações como dados geográficos, demográficos, curtidas e interações com páginas específicas, título profissional, situação sentimental, etc.

Muito útil para descobrir e analisar quem são os públicos que as páginas concorrentes do Facebook estão segmentando e encontrar novos segmentos para oferecer seus produtos ou serviços.

Este foi o nosso guia sobre as principais ferramentas para análise de concorrentes online. Esperamos ter tirado todas as suas dúvidas sobre o assunto. Caso ainda possua alguma, comente abaixo que vamos respondê-lo. Até a próxima!