Guia turístico completo para aproveitar o aniversário de São Paulo

Guia turístico completo para aproveitar o aniversário de São Paulo

Guia turístico completo para aproveitar o aniversário de São Paulo

Plataforma de viagens Hurb indica programações a partir do mapa astral da cidade, que é do signo de aquário

A maior metrópole brasileira comemora 469 anos nesta quarta-feira, 25/01. Fundada em 1554, São Paulo é conhecida por qualidades como inovadora, singular, alternativa e diversa, mas você sabia que essas características estão presentes no mapa astral dela? Baseado na conjuntura do céu em sua data de fundação, a astróloga Pam Ribeiro, do perfil de Instagram @abruxapreta, traçou um perfil da cidade como parte da campanha “Destinos Astrológicos” do Hurb, empresa de tecnologia com a maior plataforma de viagens online do Brasil. E para ajudar os paulistanos a comemorar esse feriado de aniversário em grande estilo, a travel tech produziu um guia turístico com uma programação pensada de acordo com o que indicam os astros.

Com sol e ascendente no signo de Aquário, a cidade de São Paulo é marcada pela pulsão por inovação e gosta de se destacar pelo o que oferece de diferente em relação às outras localidades. Para Pam Ribeiro, trata-se de um local que tem relação profunda com o que é disruptivo, onde o turista pode perceber, nos seus moradores, uma tendência a buscar pelo o que difere da norma.

Seus diferenciais se destacam entre os turistas brasileiros, mas os próprios paulistanos também estão sempre buscando o que a capital pode proporcionar em termos de histórias para viver. Por isso, a astróloga afirma que, considerando que o ascendente paulistano também é Aquário, essa exigência por ser diferente se torna ainda mais enaltecida, podendo ser associada, por exemplo, aos bairros da cidade. Em São Paulo, escolher onde morar não se limita apenas à questão do conforto, mas vai de encontro a uma vivência que seja, no mínimo, distinta das demais.

Para a astróloga, essa necessidade aquariana de se destacar entre os demais contribui para que São Paulo seja esse centro tão diverso e plural. É, afinal, o lugar onde se encontra de tudo.

A cidade sempre em construção, apesar de conhecida como selva de pedra, garante alguns parques para uma fuga temporária do seu caos. O mais famoso deles, o Parque Ibirapuera, está localizado no bairro de Moema. Com 1,58km², além de impressionar pelo paisagismo, o parque conta com arena de eventos, auditório, ginásio e planetário. Estão nele também o Museu Afrobrasileiro Emanoel Araújo, o Pavilhão Japonês e outras instituições educacionais e culturais. Dentro de um só lugar, é possível viver uma variedade de perspectivas.

O Parque Villa-Lobos, na região do Alto de Pinheiros, é outra opção de passeio ao ar livre que promove muito mais do que contato com a natureza em um amplo espaço. Um orquidário com mais de 16 mil vasos de variações da flor e uma biblioteca que ocupa cerca de 4000m² são apenas alguns dos serviços oferecidos pelo local, que também facilita o aluguel de bicicletas.

Na Avenida Paulista, o Parque Trianon está no coração de São Paulo, possibilitando uma pausa na rotina corrida do cotidiano paulistano. Já o Jardim Botânico, na zona sul, foi criado com o objetivo de conservar a flora local, sendo um destino interessante do ecoturismo. Para fugir da cidade sem precisar ir muito longe, o Parque Estadual da Cantareira possui quase 8000 hectares de Mata Atlântica e inclui área para piquenique, visitas monitoradas e trilhas de 700m a 9500m. Outro ponto de turismo ecológico em SP, este parque foi tombado pela UNESCO por ser uma área natural de preservação da biodiversidade, reunindo espécies animais e vegetais ameaçadas de extinção.

No Vale do Anhangabaú, o público infantil encontrará atividades recreativas voltadas especialmente para eles na Praça das Artes. O circo encanta com palhaços, pernaltas e banda, somado a isso, o espaço apresenta ainda teatro e pintura.

Os pontos turísticos de São Paulo são, no geral, todos lembrados por ofertar momentos únicos. No Mercado Municipal, é possível comer desde pão com mortadela até experimentar ingredientes nada típicos do país, como frutas e pratos exóticos. Já no bairro da Liberdade, que concentra o comércio asiático, desfruta-se da autêntica comida japonesa, chinesa, coreana, tailandesa e muito mais.

Mercado Municipal

Mercado Municipal

A lua libriana de São Paulo conecta o aspecto emocional da cidade à beleza, fazendo com que a cidade se volte para os prazeres da arte e valorize a estética. Para Pam Ribeiro, esses traços podem ser observados no prazer que os paulistanos demonstram em consumir a agenda cultural, repleta de eventos e atrações como museus, galerias, shows e construções arquitetônicas históricas.

Acomodando mais de 200 mil itens em seu acervo próprio, o Museu da Imagem e do Som realiza exposições imersivas e interativas, além de visuais, sendo um dos centros culturais mais movimentados da cidade. No Jardim da Luz, a Pinacoteca do Estado de São Paulo se destaca por seu papel em salvaguardar a arte brasileira, especialmente a pintura dos séculos XIX e XX.

Unindo arte e gastronomia, instituições como o MASP, Sesc Avenida Paulista e Japan House, além de realizar exposições e mostras, abrigam restaurantes e cafés que propõem uma experiência sensorial à parte. Vale ainda fazer um tour pelos edifícios do SESC Pompéia, 24 de Maio e Av. Paulista, construídos por renomados arquitetos brasileiros, como Lina Bo Bardi, Königsberger Vannucchi, Paulo Mendes da Rocha e MMBB Arquitetos.

Com ares da arquitetura clássica britânica, a Estação da Luz é também a sede do Museu da Língua Portuguesa, reaberto ao público no ano passado, após o incêndio de 2015. Por meio de instalações lúdicas, o museu explora a história da língua portuguesa além do Brasil e sua importância na construção da nossa identidade cultural em sua principal exposição.

Já o Museu Brasileiro de Escultura se dedica exclusivamente a essa forma artística em relevo, trabalhada a partir de técnicas e materiais diversos. No MUBE, localizado no Jardim Europa, a exposição começa do lado de fora do prédio com obras do designer mineiro Amilcar de Castro. Esse é um dos museus na cidade com acesso gratuito para todos os públicos.

O circuito artístico não está restrito apenas a espaços confinados. Pelas ruas do centro, avista-se sem muito esforço grandes murais grafitados. No bairro da Vila Madalena, vielas e travessas coloridas pelas tintas em spray decoram o Beco do Batman, um dos principais pontos turísticos voltados para arte urbana na cidade.

Se a pedida para o feriado é pegar um filminho, mas fugir dos blockbusters, visite a Cinesala, em Pinheiros, ou a Reserva Cultural, na Bela Vista. Ambos são alguns dos poucos cinemas de rua que ainda resistem ao tempo na cidade.

Com o tema “São Paulo, o mundo se encontra aqui”, a festa de aniversário da cidade realiza eventos ao longo da semana. No feriado, a festa acontece no Vale do Anhangabaú, com shows de representantes de todas as regiões do país a partir das 12h, como  Almir Sater, Fresno, Dona Onete, Belo, João Gomes e mais. No CCSP, a atração musical na mesma data será Nando Reis, acompanhado de seu filho Sebastião Reis. Um lineup de rappers e MCs, como Monna Brutal e Brisa Flow, se apresenta na Casa de Cultura Hip Hop Leste a partir das 13h. No Centro Cultural Tendal da Lapa, o show de Di Ferrero começa às 17h.

À todo o vapor, o Pré-Carnaval paulistano terá ensaios dos blocos Afro Ilú Obá de Min, Pagu, Besta És Tu e Cortejo da Charanga do França neste feriado.

A Rua Augusta e seu entorno concentram várias opções de lojas, bares, lanchonetes e baladas para os jovens que procuram se divertir na noite paulistana. O Hurb destaca o espaço multicultural Fábrica Augusta e as casas noturnas Blitz Haus, Beco 203 e Selva Club. Na Vila Buarque, a boate Tokyo e o Caracol Bar são os preferidos do público alternativo. Bairros como a badalada Vila Madalena e o tradicional Itaim Bibi também reúnem bares e restaurantes para todos os gostos. A Rua dos Pinheiros conta com uma variedade de opções gastronômicas para o dia e para a noite. Rooftops como os dos bares Balsa e Seen fazem ainda mais sucesso no verão, quando todos buscam uma brisa ao ar livre.

Com a ajuda da Travel Tech, turistas e paulistanos já podem aproveitar o feriado, relaxar e se divertir com a aprovação astrológica para viver momentos tão incríveis quanto a cidade onde acontecem.

Sobre o Hurb

[email protected]

O Hurb é uma empresa de tecnologia e inovação que se consolidou como a maior plataforma de viagens online do Brasil. Com a missão de potencializar viagens através da tecnologia, a empresa visa otimizar o tempo dos seus clientes através da ciência. Cumprindo o princípio primordial de livrar pessoas da preocupação, conectamos clientes a novos lugares. Fundada em 2011, a empresa vende 1 diária a cada 8 segundos, sendo responsável por 1,56% (2020) do PIB do turismo no Brasil. Em menos de 10 anos, alcançou 25 milhões de viajantes cadastrados, 35 mil destinos em todo o mundo e mais de 15 milhões de seguidores nas redes sociais, chegando a ser considerada a maior fanpage do turismo mundial. Com 1100 funcionários, o Hurb é uma marca global com sede no Rio de Janeiro e atuação em todo o Brasil e no exterior, com escritórios em Porto e Lisboa (Portugal), Sorocaba (SP) e Montreal (Canadá).