Indicadores de RH: conheça os mais importantes que funcionam na gestão de pessoas

Indicadores de RH: conheça os mais importantes que funcionam na gestão de pessoas

Ninguém pode negar! O sucesso de uma empresa está relacionado a eficiência dos colaboradores. E essa constatação se deve a importância dos indicadores de RH, um recurso benéfico para o bom andamento dos negócios.

Uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia constatou que um trabalho feliz, em média, é 31% mais produtivo, três vezes mais criativo e vende 37% a mais em comparação com os outros.

Ou seja, buscar um clima feliz no ambiente de trabalho requer disciplina e planejamento, elementos que os indicadores de RH contribuem para o sistema de uma organização.

Gostou da ideia e quer aplicar os indicadores de RH na sua empresa? Então fique com a gente, nós vamos apresentar os x principais que podem otimizar o gerenciamento da sua equipe e trazer resultados bastante satisfatórios.

O que são indicadores de RH?

Os indicadores de RH, ou KPI (Key Performance Indicator) são ferramentas que possibilitam a medição de performance de processos e, assim, mensurar os níveis de desempenho para as funções no setor.

O acompanhamento dos principais indicadores de RH possibilitam que a empresa analise efetivamente as projeções corporativas, isto é, confira os resultados obtidos com o que realmente foi planejado.

Por isso, quando bem utilizados, os indicadores de RH auxiliam os gestores em suas decisões, fortalecendo a liderança e deixando a equipe mais forte para lidar com as atividades do dia a dia.

Quais são os melhores indicadores de RH para gestão de pessoas?

Já notamos até agora que os indicadores de RH são essenciais para uma gestão eficiente. Por isso, acompanhe os mais importantes que podem favorecê-lo:

1. Absenteísmo

Afastamentos constantes, atrasos e faltas pontuais são elementos que medem o nível de satisfação dos colaboradores. Pergunte-se: por que alguns funcionários estão faltando com mais frequência, ou atrasando mais de meia hora, e se afastando dos colegas?

Essas perguntas são preocupantes. Por isso, tenha em mente que todo o funcionário dá sinais de desmotivação, contudo é imprescindível reverter o quadro quando as faltas se tornam recorrentes. Pense nisso!

2. Turnover

O turnover, ou rotatividade, é quando há um número excessivo de alternância de funcionários em uma organização. Esse fator é importante que gera altos gastos com a contratação de novos funcionários, por isso, quando se reduz o índice de turnover, significa que os processos de recrutamento e seleção estão mais eficientes.

É importante que a taxa de turnover esteja abaixo de 5%, quando passa um pouco acima, está na hora de rever as políticas de retenção de talentos.

O cálculo da taxa de turnover se aplica da seguinte forma:

Turnover (%) = Número de funcionários desligados / número total de funcionários ativos no mesmo período X 100

3. Desempenho

Custo, tempo e qualidade são elementos que compõem o índice de desempenho. Por meio dele, é possível obter um retorno de cada departamento e determinar quais pontos devem ser avaliados para melhorar o desenvolvimento da equipe.

4. Avaliação de aprendizagem

A avaliação de aprendizagem é medida a partir dos treinamentos e capacitações oferecidos pela sua empresa, assim, o gestor pode mensurar a evolução da equipe pós-treinamento.

Durante a avaliação de aprendizagem, o gestor e o RH podem empregar testes para medir as habilidades e competências adquiridas no período de capacitação.

Tenha em mente que os treinamentos não devem ser propostos para a companhia obter retorno financeiro, e sim, para motivar a equipe.

5. Indicadores de recrutamento e seleção

O processo de recrutamento e seleção é um momento oportuno para escolher os talentos para uma empresa, por isso, deve ser planejado corretamente para evitar a rotatividade de funcionários após a contratação, ou até mesmo a ausência dos candidatos durante o recrutamento.

Existe um cálculo que permite identificar uma taxa de vagas fechadas no prazo estabelecido pela organização. Digamos, por exemplo, que a sua organização deseja contratar 15 pessoas em 15 dias, mas caso se aproxime dessa realidade, será preocupante para o andamento dos negócios.

Para isso, faça a seguinte equação:

Vagas no prazo (5) = vagas fora do prazo/ total de vagas x 100

O resultado mais próximo do zero significa o melhor tempo de fechamento das vagas.

6. Retorno sobre Investimentos (ROI)

O ROI, que vem do inglês Return On Investiment, é um dos indicadores de RH mais utilizados pelas empresas, pois ele ajuda a evitar investimentos desnecessários que geralmente mexem com o capital financeiro.

A fórmula é a seguinte: ROI (%) = (Retorno obtido – investimento realizado) / Investimento realizado x 100 

7. Índice de reclamações trabalhistas

Você sabe a quantidade de reclamações trabalhistas que a sua empresa possui? Quais tipos são, por exemplo, férias, pagamentos, recolhimento de FGTS, etc? Quanto tempo elas existem? Enfim, esses dados são importantes porque evitam processos trabalhistas, o que mexe com a imagem do seu negócio no mercado e perante os concorrentes.

Logo, medir o indicador de comentários negativos ajuda a descobrir os aspectos que levam uma organização a situações indesejadas.

Como avaliar os indicadores de RH com sistema integrado?

Talvez você não tenha percebido, mas existem vários pontos dentro de uma organização que precisam ser aprimorados e, provavelmente, você ou RH ainda não conseguiram perceber por conta da rotina atribulada, mas que podem ser solucionados o quanto antes.

Por isso, investir em um ponto eletrônico para empresas da GeoVictoria, especialista no assunto, pode ajudar a identificar pontos recorrentes dos indicadores de RH.

Quer um exemplo? 

O relógio de ponto digital biométrico facilita a marcação de ponto dos funcionários que não precisarão utilizar mais cartão de acesso ou registro à mão. Além de facilitar o registro de ponto, será um adendo para que o RH aprenda como fazer cálculo de hora extra sem necessitar de planilhas intermináveis.

É ou não um bom recurso para ajudar a identificar os indicadores de RH e trazer um novo rumo para o seu negócio? Não perca tempo!