Link building x ações que realmente funcionam

Link building x ações que realmente funcionam

Sempre quando você pensa em link building, o que vem em sua mente? Uma sequência de links como um “ninho de gato”? Estratégia perigosa? Curso Online? Algo que funciona apenas para sites mesclados com autoridade de domínio específica? eventos passados? Penalidade do Google?

Se você pensar em algum desses (ou todos), saiba que diversas pessoas pensam assim.

Como se vê, o link building não é essa besta de sete cabeças. Infelizmente, diversas empresas acabam perdendo grandes oportunidades dentro de links de qualidade por conta da falta de conhecimento.

Isso pode ser devido a uma variedade de fatores, como medo de fazer a coisa errada e ser penalizado dentro da plataforma do Google, não ver o valor real que o link building pode produzir, não saber medir os possíveis resultados, etc.

Muitas pessoas ainda não sabem por onde começar, e acabam sendo o principal obstáculo para a execução da estratégia de link building. É por isso que escrevi este artigo para ajudá-lo a iniciar sua primeira campanha de link direto do zero!

Vamos lá?

Link e Google

Antes de abordar o assunto, é importante compreender como tudo isso aconteceu e quais mudanças nos levam a entender como obter links em 2020.

Nos primeiros dias da internet, os motores de busca usavam apenas o conteúdo da página e palavras-chave para classificar os sites. Foi então, em 1997, que o Google surgiu com algo totalmente inovador: usar links como critério no objetivo de compreender sobre a importância, relevância e confiabilidade para o seu site.

O Google trata esses links como “sugestões”. Portanto, quanto mais um site estiver vinculado a ele, mais ele o “recomendará” e, em última análise, se tornará mais relevante para o Google.

Destacamos que esses outros sites são chamados de backlinks.

Infelizmente, há a manipulação de conteúdo, surgindo assim diversas técnicas no objetivo de promover sites e conteúdo de maneiras não orgânicas – ou seja, links de marketing.

Como resultado, o conteúdo mostrado na primeira página de pesquisa sempre será o melhor e mais completo tópico, mas sim o conteúdo com mais backlinks.

O que é construção de links?

Podemos destacar que o Link building será um conjunto de estratégias que tem o objetivo de obter links qualificados e relevantes para os outros possíveis sites. A partir disso, você poderá aumentar a autoridade e a reputação de seu blog ou site dentro dos mecanismos de busca, melhorando assim o posicionamento orgânico e aumentando o ranking dentro do tráfego.

Segundo os Cursos Online de empreendedorismo e de marketing digital, os links desempenham um papel vital para os mecanismos de pesquisa, pois é possível encontrar diversas páginas e determinar às autoridades com base no número e na qualidade dos links recebidos. Além disso, eles são uma excelente forma de classificação para o Google.

Por que o link building é importante para SEO?

Os links são um dos fatores de rankeamento do Google e estão diretamente relacionados ao posicionamento de uma página. Portanto, o link building acaba sendo uma tarefa importante em uma estratégia de SEO. Mas se você não tomar cuidado, pode arruinar todo o desempenho do SEO.

É importante se concentrar em obter links orgânicos de sites respeitáveis. Além disso, a aquisição contínua de links é necessária para influenciar a visibilidade do seu site no Google.

Onde o link é inserido também afeta a autoridade passada para a página vinculada. Como, por exemplo, um link inserido no início de um determinado conteúdo é mais importante do que um link no rodapé ou até no último parágrafo.

Como construir sua estratégia de construção de links

Depois de criar as análises fundamentais, é chegada a hora de pensar em boas estratégias de link building. Porém, você deverá sempre pensar em duas formas que trabalham juntas no objetivo de gerar links para seu site: campanhas específicas em link building e ações que sejam recorrentes.

Cada um depende um do outro, mas ambos são essenciais para manter a velocidade necessária de aquisição de backlink.

Atividades de criação de links

As campanhas de criação de links são feitas em tempo hábil e direcionadas para páginas específicas. Por exemplo: para a publicação de ferramentas, pesquisas ou até infográficos, que tendem a serem feitas com campanhas para obter links diretos para essas páginas de conteúdo especial.

Também pode ser usado para restaurar ou obter a orientação de páginas importantes. Eles têm duração declarada de um a dois meses, são muito objetivos, têm objetivos claros e costumam oferecer algo em troca de um link.

Mas tome cuidado para não trocar links entre sites, pois isso incorrerá em penalidades – discutiremos esses pontos abaixo.

Definição de objetivo

Para executar uma campanha de criação de links, primeiro você precisa definir uma meta. Não há uma receita exata de quantos links uma campanha precisa para ter sucesso.

Na hora de estabelecer metas, os aspectos individuais devem ser analisados, como sendo o famoso: “cada caso é um caso”.

Crie ativos de marketing digital

Por fim, podemos destacar que o marketing de conteúdo é um dos principais pilares do link building. Antes de pensar em buscar links, você precisa ter certeza de que os usuários vão gostar do que encontrarem em seu site.

Dessa forma, além de permitir que eles compartilhem seu conteúdo, você obterá resultados com os visitantes que recebe – resultando em mais links para seu site.

Para aumentar as oportunidades de compartilhamento, sempre invista dentro da criação de ativos de marketing digital, ou seja, ativos de link.