O que é CRM de vendas? Entenda o conceito e as vantagens de investir nessa ferramenta

O que é CRM de vendas? Entenda o conceito e as vantagens de investir nessa ferramenta

Existem diversas estratégias focadas em melhorar o relacionamento entre empresas e consumidores, e com tantos avanços na tecnologia e também no formato de consumo, muitas dessas técnicas foram automatizadas, como, por exemplo, o CRM nas vendas. E você sabe o que é CRM de vendas?

O Customer Relationship Management, popularmente conhecido como CRM, é uma forma auxiliar setores de vendas, marketing, suporte e atendimento, por meio de um software, que ajuda no gerenciamento de contas, leads, oportunidades de vendas e muito mais.

O uso de CRM pode ser determinante para o sucesso dos negócios, e isso fica evidente quando avaliamos que 75% dos clientes se dispões a gastar mais com empresas que oferecem uma boa experiência, como mostrou o CX Trends Report 2021, e é exatamente para isso que serve a ferramenta de CRM de vendas.

Considerando toda essa importância, reunimos neste conteúdo um pouco sobre o conceito de CRM. Boa leitura!

O que é CRM de vendas?

O Customer Relationship Management, conhecido pela sigla CRM, é o processo de gestão de relacionamento com o cliente, realizado por meio de um software que possibilita a administração de dados dos consumidores de formar automatizada.

Ao contar com um software CRM de vendas, as empresas passam a atender melhor os consumidores, atingir diversos perfis de compradores, e economizar tempo e dinheiro, sendo essa ferramenta utilizada essencialmente para atingir o sucesso do cliente.

É muito importante entender o que é CRM de vendas, pois só assim a utilização de uma plataforma para armazenar dados ligados a preferências, históricos de compras, interações com a empresa, dentre outras informações dos consumidores, passam a ter relevância e gerar insights valiosos para os profissionais de vendas em suas conversões.

Leia também: Quais são os objetivos do CRM? Entenda como essa solução pode ajudar sua empresa.

Diferenciando o conceito de CRM do sistema CRM

O conceito de CRM diz respeito a gestão de relacionamento com o cliente, que envolve os setores de vendas, marketing, atendimento e pontos de contato. Trata-se de uma estratégia totalmente ligada a oferta da melhor experiência ao comprador.

Já o sistema CRM é a tecnologia que torna possível o gerenciamento de todas as informações do consumidor, sendo geralmente um software CRM de vendas, onde são reunidos todos os dados para gerenciar os leads e oportunidades em uma mesma plataforma.

Qual a importância de um CRM de vendas para uma empresa?

Após entender o que é CRM de vendas, a importância de contar com um software de gestão de CRM fica evidente, principalmente para empresas com dificuldades em fidelizar consumidores.

Independentemente do porte da empresa, gerenciar todos os contatos de forma manual atualmente, pode não ser uma estratégia de relacionamento inteligente, principalmente considerando a abundância de ferramentas automatizadas criadas para facilitar esse processo. 

Utilizar a gestão de CRM pode:

  • aumentar o follow-up de vendas;
  • auxilia na integração de setores;
  • gerar relatórios precisos e sempre atualizados;
  • melhorar vendas;
  • melhorar o relacionamento com os clientes;
  • tornar a produtividade mais sustentável;
  • tornar o planejamento estratégico mais inteligente;
  • dentre outros importantes benefícios.

4 formas de aplicar a gestão de CRM

Um software CRM de vendas, conta com diversas funcionalidades, que podem ser aplicadas individualmente, ou de forma integrada, sempre avaliando que quanto maior for essa integração, melhor será a chance da gestão de relacionamento dar certo.

  1. Operacional

A gestão de CRM, quando usada de forma operacional, serve para avaliar problemas que possam recair sobre o atendimento ao cliente, pós-venda, suporte e help desk. O grande intuito é criar novas soluções, a partir dos dados armazenados no software CRM de vendas.

  1. Analítica

Quando se entende o que é CRM de vendas, optar pela forma analítica de gerenciamento de relacionamento auxilia na identificação das necessidades dos consumidores, por meio dos dados coletados e armazenados em relatórios.

Com o método analítico, é possível personalizar todo o contato de atendimento e vendas, para que seja oferecido ao comprador exatamente aquilo que ele procura.

Temos um texto sobre como um relatório de CRM pode tornar a análise de dados de atendimento mais estratégica. Confira!

  1. Colaborativa 

A utilização de um CRM de vendas de modo colaborativo, permite a união de dados operacionais e analíticos, e soma esforços dos setores de vendas, marketing, pesquisa, desenvolvimento e suporte, no objetivo comum de atender as necessidades do cliente.

  1. Estratégica

A análise de relacionamento mais estratégica, une o CRM a metodologia SWOT, avaliando as forças e fraquezas, oportunidades e ameaças da empresa, unindo esses direcionamentos ao uso das demais formas de aplicar a gestão de CRM. Tudo sempre com o foco no cliente.

Principais sinais para investir em um CRM de vendas

Se mesmo depois da explicação sobre o que é CRM de vendas você ainda tem dúvidas se deve ou não investir nessa ferramenta estratégica em seu negócio, veja a seguir alguns sinais que podem indicar a necessidade de um CRM de vendas na sua empresa.

  • Seu sistema de registros não está acompanhando o crescimento da sua empresa.
  • Você não consegue encontrar registros de atendimentos antigos.
  • Seus registros ainda são feitos em planilhas e cadernos.
  • Você tem um sistema que armazena os dados dos seus clientes, mas ele não funciona de forma omnichannel.
  • O atendimento da sua empresa recebe muitas reclamações.
  • Seus agentes de atendimento não tem acesso a todas as informações do cliente.
  • Suas vendas não crescem.
  • Seus clientes não voltam a consumir seus produtos.

Esses são apenas alguns dos sinais que podem determinar a necessidade de um CRM de vendas, e contar com essa ferramenta pode se tornar um grande diferencial de relacionamento para as empresas. 

As soluções de CRM melhoram a comunicação interna e externa dos negócios, tornam o armazenamento das informações de clientes mais seguros e organizados, e possibilitam um monitoramento de vendas muito mais eficiente, portanto, investir nessa ferramente pode se tornar uma grande vantagem competitiva.

Esse artigo foi escrito pela Zendesk, empresa responsável pela criação de softwares de suporte, vendas e engajamento que têm o objetivo de melhorar o relacionamento de empresas com seus clientes.