O que significa #TBT? – Entenda o que é e saiba como usar

O que significa #TBT? – Entenda o que é e saiba como usar

O que significa #TBT? Qual o significado desse acrônimo tão usado em redes sociais? Como podemos usá-los em nossas mídias, fotos e vídeos postados em aplicativos? Posso usar TBT em outros dias da semana ou somente na quinta-feira? Que tipo de vídeo ou foto eu posso postar em uma “quinta de TBT”? Qual a origem desse termo? Quais os melhores cursos de inglês online?

As redes sociais se tornaram uma verdadeira parte de nossas vidas. Seja no WhatsApp, Instagram, Twitter, Facebook, Telegram, Signal, TikTok ou Snapchat, a verdade é que sempre teremos um perfil ou algo do tipo em alguma dessas redes sociais, para nos comunicarmos e também termos lazer nas mesmas.

Tudo isso gera uma conexão imensa entre milhares de milhões de pessoas ao redor do mundo. Hoje, uma pessoa que mora no Cazaquistão pode se tornar famosa em todo o mundo, com seus vídeos e fotos virais aparecendo para populações do Alaska, do Uruguai, da Alemanha, do México ou Colômbia, tudo ao mesmo tempo.

Devido a esses fatos mencionados, algumas práticas também se tornaram virais. As hashtags usadas em fotos do Instagram, por exemplo, reúnem uma grande quantidade de imagens que seguem uma mesma linha. Por exemplo, se você procurar pela hashtag “#cats” encontrará várias mídias de gatinhos fofinhos. O mesmo aconteceu com o acrônimo #TBT.

Por isso, no conteúdo de hoje, vamos explicar a você nosso leitor que é muito curioso, o que significa #TBT. Dessa forma, pode entender melhor sobre o assunto e segmentar suas mídias de forma mais organizada para serem postadas nas quintas-feiras, data específica desse tipo de postagem. Leia conosco até o final do conteúdo e saiba mais, vamos lá!

O que significa #TBT?

Afinal, o que significa #TBT? Em inglês, o termo é um acrônimo para a expressão “Throwback Thursday”, que em tradução livre para o português, significa “Quinta-feira das Lembranças”, onde você posta mídias em suas redes sociais (fotos e vídeos) que relembrem alguma situações incrivelmente boas do seu passado: festa com os amigos, churrasco com a família, fotos em locais específicos, etc.

Quando o #TBT é postado?

Agora que já sabe o que é #TBT, vamos a outra dúvida: quando o #TBT é postado? Como mencionado acima, o acrônimo tem correlação direta com fotos antigas em uma quinta-feira. Dessa forma, a data correta de um #TBT é realmente nas quintas, independentemente da quinta que seja.

É claro, nada lhe impede de postar um #TBT em outro dia da semana. Aliás, essa prática se tornou bastante comum no feed das redes sociais aqui no Brasil. É muito comum ver publicações no Instagram com legendas do tipo “Não é quinta de #TBT, mas é dia de lembrar dessa data maravilhosa” seguida de uma foto ou vídeo específico.

Então, não é uma regra, apenas um consenso: as quintas-feiras você provavelmente verá uma quantidade muito maior de fotos e vídeos com a marcação de #TBT nas legendas, seja em uma publicação do feed ou então nos stories do Instagram, Facebook, Twitter, entre outras redes que possuem essa tecnologia de postagem que expira em 24 horas, como o próprio WhatsApp com seu famoso “status”.

Quão antiga tem que ser a mídia para ser postada em #TBT?

E quão antiga tem que ser a mídia para ser postada em #TBT? Em relação a esse tipo de informação, não há uma regra propriamente dita e seguida à risca. Existem pessoas que postam #TBT de um ano, enquanto outras postam fotos da festa do final de semana que se passou, enquanto outras postam fotos de infância.

Portanto, não há uma regra nem consenso, apenas vontade própria. Dessa forma, se você tem vontade de postar uma foto de cinco anos atrás ou de cinco dias atrás, é você quem decide. Leve em conta o que tem vontade de fazer em suas redes sociais e coloque em prática, afinal, não devemos agradar ninguém a não ser nós mesmos.

Pode postar #TBT em todas as redes sociais?

E pode postar #TBT em todas as redes sociais ou somente no Instagram? Inicialmente, os stories existiam somente no Instagram. Foi a maneira que a plataforma encontrou de desbancar o Snapchat, após o seu criador rejeitar a venda da rede social para o antigo grupo Facebook, hoje conhecido como Meta, que é dono do Instagram e também da rede social que levava o nome no passado.

Dessa forma, inicialmente a “quinta de #TBT” era um tipo de publicação possível somente no Instagram. Porém, com o tempo, outras redes sociais foram incorporando esse tipo de publicação que expira em 24 horas: o próprio Facebook, com integração de publicação com o Instagram, o WhatsApp que também é propriedade do grupo Meta e o Twitter são exemplos de redes sociais que incorporaram os stories como função de publicação.

Portanto, sim, pode postar #TBT em todas as redes sociais que suportarem publicação de mídia, seja em feed permanente ou então em stories que expiram após 24 horas. E então, gostou de saber o que significa #TBT? Comente abaixo o que achou. Até a próxima