Os 6 Melhores lugares para ver aurora boreal

Os 6 Melhores lugares para ver aurora boreal

Conheça aqui quais são os 6 melhores lugares para ver aurora boreal, e tire todas as suas dúvidas sobre esse fenômeno da natureza.

Conhecer a Aurora Boreal é uma sorte para poucos! Isto porque este fenômeno da natureza é imprevisível, e característico do Inverno Polar Ártico e Antártico

Mas, para que seja possível avistar esta paisagem de tirar o fôlego, é necessário garantir que certas condições estejam reunidas, como o céu limpo, uma noite escura e sem a presença de luzes artificiais.

Enfim, vamos explicar abaixo o que é a famosa Aurora Boreal, e quais os melhores destinos para encontrá-la ao redor do mundo.

Aurora Boreal – o que é?

Sem dúvida, a Aurora Boreal é um verdadeiro espetáculo natural!

Este advento é o resultado do impacto dos ventos solares com o campo magnético do planeta, que provocam as luzes brilhantes que podem ser vistas em apenas alguns lugares do mundo nos finais de tarde, e durante a noite, com um céu bem limpo.

As principais cores formadas na Aurora Boreal são verde e vermelho. Mas existe uma explicação científica para isso.

A melhor época para visitar os locais onde aparecerem a aurora boreal, são nos primeiros meses do ano, especialmente de janeiro a março

Ou quando a neve já caiu completamente e o céu está mais limpo no hemisfério norte. Bem como no outono, que acontece entre os meses de setembro e outubro.

Os 6 Melhores lugares para ver aurora boreal

Os locais mais comuns para encontrar a Aurora Boreal são Noruega, Suécia, Dinamarca, Alasca, Finlândia, Escócia, Rússia, Islândia, Groenlândia e Canadá.

Por isso, listamos os 6 melhores destinos para ver este belíssimo espetáculo natural. Então, continue aqui confira quais são os 6 melhores lugares para ver aurora boreal!

Tromso na Noruega

Também conhecida como “Paris do Norte”, Tromso é uma cidade deslumbrante. E lá, é muito fácil para ver a Aurora Boreal.

Para uma experiência fantástica, a Secretaria de Turismo da Noruega indica que os visitantes façam uma viagem de barco pela costa da Noruega, a bordo do Astronomy Voyage, que acontece de outubro a março, e persegue a Aurora Boreal

Além disso, há também vários astrônomos à bordo que podem contar, com riqueza de detalhes, todas as curiosidades da Aurora Boreal.

Ilhas Faroé

As Ilhas Faroé estão localizadas no Atlântico Norte, entre a Escócia e a Islândia.

As Ilhas Faroé são formadas pelas ilhas Streymoy (Tórshavn), Bordoy, Fugloy, Mykines, Vágar, Sandoy, Suduroy, Kalsoy, Kunoy, Vidoy e Svinoy.

Este é um país pouco conhecido pelos turistas de todo o mundo, especialmente os brasileiros. Aliás, não existem voos diretos saindo do Brasil com direção às ilhas. Por isso, é necessário realizar algumas conexões antes de chegar ao destino.

As Ilhas Faroé são alguns dos locais mais bonitos, e onde os turistas podem apreciar a Aurora Boreal, principalmente nos meses de setembro a abril.

Islândia

A Islândia é um país insular, localizado entre a Europa e a Groelândia. Este local ficou mais conhecido por todo o mundo em 2010, quando seu vulcão Eyjafjallajökull entrou em erupção, e causou desastres no espaço aéreo europeu.

Este é o destino alternativo, para quem deseja ver enormes geleiras, vulcões ativos, fiordes grandiosos, gêiseres em constante erupção, piscinas térmicas naturais, praias deslumbrantes e rios e cachoeiras.

Uma curiosidade da Islândia é que ela se encontra na divisa das placas tectônicas norte-americana e eurasiática. E apenas lá, é possível encontrar as duas com poucos metros de distância.

Além de todas as atrações naturais do país, a mais esperada é a Aurora Boreal que, apesar de acontecer durante todo o ano, só é visível entre os meses de setembro e abril.

É importante frisar que o inverno islandês é extremamente rigoroso, com muita neve, ventos fortes e frio, muito frio! Por isso, a melhor época para visitar o país e ver a Aurora Boreal, é em setembro e outubro.

Além disso, na Islândia, não deixe também de visitar:

  • O farol Grótta, o ponto mais extremo ao noroeste da capital;
  • A colina Öskjuhlíð o centro de Reykjavik;
  • Os parques Klambratún e Laugardalur;
  • A baía Faxaflói e o fiorde Eyjafjörður, respectivamente no sudoeste e nordeste da Finlândia.

Groêlandia

A Groelândia também é um dos melhores lugares para ver aurora boreal. Para acessá-la e ir ao encontro da Aurora Boreal, o turista deve fazer o trajeto por helicóptero ou por barcos, pois em meio ao mar de gelos, não há estradas de acesso.

A Groelândia é uma imensidão gelada e abriga, aproximadamente, 50 mil habitantes, descendentes de esquimós e vikings.

Os possíveis locais para se visitar e ver o espetáculo da Aurora Boreal são:

  • Kangerlussuaq, uma espécie de vila com um pouco mais de 500 habitantes;
  • Sisimiut, a segunda maior cidade da Groenlândia;
  • Ilulissat, a cidade mais famosa da Groelândia, em razão da proximidade ao fiorde de gelo Ilulissat, que foi declarado patrimônio mundial pela Unesco;
  • Nuuk, a capital nacional, uma cidade pequena no litoral sudoeste.

Fairbanks, Alasca

Este é o local propício para avistar a bela Aurora Boreal dos meses de agosto a abril.

Interessante saber que a cidade conta um rastreador local de auroras, o que permite saber os locais mais recentes de visualização da Aurora Boreal próximo à cidade.

Em Fairbanks, o turista poderá assisti-la no Chena Resort que, além de possuir alarmes quando as luzes começam a aparecer, os hóspedes assistem a Aurora em fontes termais quentes do resort. Um verdadeiro paraíso!

Sem dúvida, este é o melhor lugar para ver a Aurora Boreal no Alasca!

Yukon, Canadá

Esse é mais um dos melhores lugares para ver aurora boreal. Chegar em Whitehorse, onde se encontra Yukon, não é das tarefas mais fáceis. Pois é preciso fazer conexões dentro do Canadá para as rotas do norte.

Yukon é uma região muito característica de atividades ao ar livre e esportes na natureza, como canoagem, trekking, tours de bike e pesca esportiva.

No inverno, é possível fazer passeios de snowmobile, passeios com trenó puxados por cachorros, e pesca em lagos congelados.

Ademais, para admirar a fenômeno Aurora Boreal em Yukon, existem passeios que levam os turistas até o centro de observação da Aurora, região onde não há luz artificial, e fica bem afastada do centro da cidade.

As melhores épocas para ver a Aurora são de outubro a março, de preferência entre 22h e 02h da manhã, pois é quando o céu se encontra mais escuro, e as luzes fazem um verdadeiro show.