Pedra de âmbar: história, espécies, efeitos e propriedades

Pedra de âmbar: história, espécies, efeitos e propriedades

O âmbar é muitas vezes referido como um talismã de beleza e às vezes é chamado de luz solar congelada devido à sua cor. No entanto, não é nem uma pedra no verdadeiro sentido da palavra, na verdade é uma resina fossilizada.

Devido à sua aparência, que lembra uma verdadeira pedra preciosa, o âmbar também é vendido e usado como pedra preciosa. Além disso, também é usado para fazer essências perfumadas, pois possui um aroma próprio e inimitável.

Você sabia que o âmbar queimado cheira a pinho e que produz uma quantidade relativamente grande de eletricidade quando esfregado com um pano?

Não é à toa que é uma pedra muito popular (mesmo que não seja realmente uma pedra), pois possui grandes propriedades metafísicas. Pode aliviar o estresse, aliviar o medo e a ansiedade, proteger o bem-estar mental e aliviar as febres.

Tem uma estrutura chamada amorfa (ou seja, sem forma) de outras pedras preciosas. Isso pode ser visto principalmente ao microscópio, onde as gemas clássicas costumam se destacar em uma estrutura cristalina regular.

O âmbar, por outro lado, é caracterizado pelo fato de ser feito de matéria orgânica e ser surpreendentemente leve – não pode afundar em um copo de água salgada, mas flutua na superfície.

História e espécies do âmbar

As “jovens” pedras de âmbar têm mais de 100.000 anos, mas as peças mais valiosas são muito mais antigas. Realmente leva muito tempo para a resina da árvore se tornar uma bela “pedra” amarela.

Desde os tempos antigos, pessoas importantes foram enterradas com âmbar. Arqueólogos encontraram pedras em forma de âmbar em túmulos em todo o mundo que datam de 2000 aC. Várias peças foram encontradas na tumba de Tutancâmon no antigo Egito.

Os mais populares são aqueles que possuem cores quentes, como amarelo, laranja e ensolarado. Mas também há aqueles sendo azuis, vermelhos ou verdes. Há uma grande fonte de âmbar azul altamente valorizado na República Dominicana.

Existem também fontes significativas de âmbar de qualidade nos países bálticos do norte da Europa, como a Lituânia, onde o famoso museu do âmbar está localizado na cidade de Palanga. Suas fontes também estão localizadas na Grã-Bretanha, Polônia, Rússia e também na Alemanha.

Os efeitos e propriedades do âmbar

Como já comentamos, os efeitos e propriedades do âmbar para a saúde eram conhecidos há vários milhares de anos. As pessoas realmente acreditavam que isso poderia ajudar a tratar muitas condições adversas.

Acreditava-se que as joias de âmbar ajudavam a minimizar a dor no pescoço, na cabeça e na laringe, mas também a dor causada por artrite ou reumatismo. Alguns usavam colar ambar porque acreditavam ajudar a reparar a função da tireoide.

O âmbar ajuda a limpar e equilibrar as emoções, acalma e limpa a mente, libera energia negativa e ajuda a superar a ansiedade e a fadiga. Esses efeitos devem ser causados ​​pelo ácido succínico benéfico, que contém 3-8% de âmbar verdadeiro do Mar Báltico.

Para sua liberação, porém, é necessário que seja diretamente sobre a pele nua em qualquer parte do corpo, onde seja liberado em contato com o calor e a umidade da pele.