Por que é preciso usar protetor solar até em dias nublados? Descubra

Por que é preciso usar protetor solar até em dias nublados? Descubra

Os bloqueadores solares devem ser utilizados, praticamente, o ano inteiro. Entenda quais são os riscos de deixar os cuidados de lado.

A saúde precisa de cuidados que vão além da rotina de exercícios físicos e regulação da dieta alimentar. Existem alguns pontos que precisam ser observados e merecem atenção constante para prevenir diversos problemas que podem aparecer com o tempo. O protetor solar é um item indispensável para o uso no dia a dia, principalmente para aqueles que passam boa parte do tempo expostos ao sol.

Embora seu uso seja frequente durante as férias na praia, a verdade é que o bloqueador solar não deve ser um ingrediente esporádico. A pele fica suscetível aos efeitos da radiação do sol quase todos os dias. Seja no trânsito, na escola, no trabalho, em passeios pelo comércio da cidade ou em momentos de lazer com a família, é preciso tomar certos cuidados para evitar que problemas ocorram no futuro.

Protetor solar deve ser usado mesmo em dias inverno

Pesquisas recentes apontam que mais de 60% da população brasileira deixa de lado o protetor solar. Principalmente em dias chuvosos ou épocas mais frias como as estações outono e inverno, o produto se torna um acessório quase esquecido dentro de casa.

O problema é que os raios do sol atingem a pele mesmo quando o cidadão não tem a sensação nítida de que isso acontece. Com o passar dos anos, problemas relacionados à saúde podem surgir; tais como:

– Rugas;

– Pintas;

– Alergias e irritações de pele;

– Feridas;

– Queimaduras leves;

– Queimaduras graves;

– Tumores benignos;

– Tumores malignos (câncer de pele);

– Envelhecimento precoce.

Mais de 170 mil novos diagnósticos de câncer de pele devem surgir

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), a estimativa é de que quase 177 mil novos casos de câncer de pele sejam diagnosticados ainda em 2022. A ocorrência da doença fica bem dividida entre homens e mulheres, com um pouco mais de prevalência em pessoas do sexo feminino.

Um dos principais fatores que causam o aparecimento do câncer de pele está na exposição aos raios ultravioletas do sol. Neste sentido, o protetor solar é uma arma eficiente no combate ao mal.

O que ocorre é que as queimaduras na pele acabam destruindo as estruturas celulares e isso faz com que novas células sejam geradas pelo corpo. Nesse processo de recomposição dos tecidos, podem aparecer unidades defeituosas, as quais dão início a um crescimento descontrolado e prejudicial para o corpo, formando o temido câncer de pele.

A saída, segundo os especialistas, concentra-se em evitar exposição à luz solar entre 12h e 15h e utilizar protetor solar diariamente, mesmo em dias nublados ou épocas de baixas temperaturas.

Atualmente, existem alternativas de produtos que contam com tecnologia avançada, capaz de favorecer a pele e contribuir para melhorar a aparência estética e a própria vitalidade do órgão. Inclusive, as crianças devem sempre utilizar os bloqueadores para evitar qualquer dano durante o seu desenvolvimento.