Projeto Área Gourmet de Anna Persia Bastos premiado no Projeta Arch

Projeto Área Gourmet de Anna Persia Bastos premiado no Projeta Arch

Considerada atualmente como uma das especialistas na área de ambientes saudáveis e inclusivos, a designer de interiores que conecta natureza e urbano, começa o ano com um projeto premiado e homenagem no Anuário ArchClub

Projetar ambientes saudáveis que valorizam a vida das pessoas e o planeta é a melhor descrição do trabalho da designer de interiores Anna Persia Bastos – transformador, sustentável, capaz de proporcionar a conexão entre a natureza e o espaço urbano, o bem estar físico e emocional, impactando e proporcionando melhoria na qualidade de vida das pessoas que usufruem desses ambientes.

Para cada projeto em desenvolvimento, cria peças e mobiliários diferenciados, personalizados e únicos. A inspiração vem de seu caráter ousado, vanguardista, e é mais uma de suas marcas pessoais que fica impressa no resultado final de cada projeto.

O resultado dessa inquietação profissional foi o primeiro lugar para o “PROJETO ÁREA GOURMET”, na categoria Design de Interiores, no 1º Concurso Cultural Projeta Arch, organizado pelo @archclub_nfd, direcionado aos profissionais da cidade de Niterói, com júri composto por profissionais de São Paulo – Enzo Sobocinski, Arquiteto e Designer, e Beto Cocenza, idealizador do BOOMSPDESIGN. Além disso, Anna Persia Bastos toca o studio Persia Interiores, e foi uma das profissionais homenageadas na primeira edição do Anuário ArchClub.

Sobre o projeto Área Gourmet

A ideia para este projeto veio da necessidade de criar um espaço que interagisse com o local, tendo como pano de fundo a natureza onde a CASA se encontra inserida. O ambiente tinha que transmitir a calma, a beleza, a leveza e gentileza com que a natureza se apresentava naquele lugar. Uma família grande que valorizava o encontro.

Então, a busca por um ambiente que pudesse acolher e que fosse um refúgio para todos. Tendo como base os conceitos de CASA SAUDÁVEL e SUSTENTABILIDADE, buscou-se materiais que não afetassem o meio ambiente. Um espaço que tivesse muita iluminação e ventilação natural, que proporcionasse o contato com a natureza, que tivesse foco na economia circular e que seu principal material fosse abundante no Brasil, que pudesse ser ressignificado e de fácil acesso. A busca pela saúde, bem-estar e qualidade de vida é o lema do studio Persia Interiores, coordenado pela Designer de Interiores Anna Persia Bastos.

Sobre os materiais utilizados

I – FERRO: O Brasil é o terceiro maior produtor de ferro do mundo. O ferro possui em sua característica a possibilidade de ser ressignificado em toda vida útil. Neste projeto foi utilizado o vergalhão, malha pop, metalon e tubos, sem interferências no material já existente. A essência foi o material e a criatividade no design. A aparência de envelhecido leva ao ambiente a informação de passagem do tempo. Quanto mais tempo permanece ao tempo, mais bonito fica. A forma de envelhecimento também foi natural, forma que não agride o meio ambiente. Sempre na busca de melhor qualidade do ar. Material disponível em qualquer lugar, não necessitando de grandes locomoções assim não impactando na poluição por transporte de material.

II – MADEIRA DE DEMOLIÇÃO: A madeira de demolição vem ao encontro do conceito de sustentabilidade. Ela já vem com uma história e uma carga afetiva impressa nos seus veios e nos restos de tintas deixados em outras épocas. É resistente, é ressignificada, é natural, aquece o espaço e remete a uma sensação de aconchego.

III – CIMENTO: Utilizou-se o Cimento Portland de Alto Forno – CPIII. Considerado o cimento mais ecológico produzido no Brasil, impacta muito menos na emissão de CO2 e preserva as jazidas de pedras naturais.

INOVAÇÃO

A inovação está na mesa churrasqueira. Desenhada e executada por Anna Persia Bastos para este projeto, o objetivo era fazer uma mesa que pudesse acolher a família e que desse a oportunidade única de preparar o alimento juntos. Cozinhar é doar afeto, é um ato de amor e nada melhor do que poder compartilhar com os entes queridos esta tradição milenar. Um dos pontos importantes no conceito de CASA SAUDÁVEL é criar espaços de compartilhamento, onde aspectos psicológicos são ressaltados. Todos os humanos necessitam de troca, convívio, contato. E aqui é este lugar, proporcionado momentos inesquecíveis. Material – viga de ferro, vergalhão e madeira de demolição

ECONOMIA CIRCULAR: A economia circular é um ponto importante em se tratando de projetos que visem a sustentabilidade . Neste projeto, o studio Persia Interiores buscou mão de obra local, adquirindo os materiais nas lojas do Bairro, profissionais e artesãos locais.

PRESENTES: Funcionalidade . Estética . Criatividade . Inovação . Sustentabilidade

O que são projetos saudáveis?

Quando se projeta com um olhar para a saúde, é preciso refletir sobre o que está sendo especificado para o ambiente construído e quais as estratégias mais assertivas para melhorar o que já existe.

Um projeto saudável leva em consideração sete pontos imprescindíveis para levar saúde aos moradores e/ou usuários dos espaços. Acústica, iluminação, materiais de limpeza, materiais de construção, poluição eletromagnética, qualidade do ar e da água, e exercício e lazer. Mas, não adianta pensarmos somente em um dos pontos aqui listados porque todos influenciam consideravelmente o ambiente e ter uma casa doente reflete nos moradores e proporciona doença para todos que usufruem dela.

Projetar ambientes saudáveis é buscar atender um conjunto de estratégias e soluçōes de projetos que são pensados, visando sempre o bem estar e a qualidade de vida dos moradores.

“O ar, a água, a iluminação e a ventilação têm uma importância extrema para o bem estar e saudabilidade dos seres. Não vivemos sem eles e se algum deles for de má qualidade, colocamos nossa saúde em risco”, diz Anna Persia Bastos. E complementa, “os materiais que utilizamos na construção podem gerar contaminação. Uma especificação de tinta que contenha contaminantes pode provocar alergias, dores de cabeça, ausência de respiro de paredes … tudo impactante em nossa saúde. O mesmo acontece com os produtos de limpeza que utilizamos em casa. Tudo que colocamos
no ambiente em que vivemos tem um impacto em nossa vida.”

Em resumo, o projeto saudável tem como foco a saúde, o bem estar, proporcionando uma melhor qualidade de vida.

Sobre Anna Persia Bastos

Psicóloga de formação (UNESA), sempre teve o olhar voltado para a importância do espaço na constituição do sujeito. Iniciou estudo para Personal Organizer e daí passou para o Design de Interiores. – Instituto Marangoni Milano – Escola de Design em Design de Interiores para Profissionais . Especialização em Design de Interiores: ambientação e produção de espaço – IPOG . Mestre em Diversidade e Inclusão em conforto ambiental em espaços de inclusão – UFF . Técnico em Design de Interiores – IBDI . Design de Espaços- metodologia MADEIN – Instituto Europeu de Design. Também cursou Neuro Design, Design Biofílico e Vegan Design.

Em junho de 2022, se lançou no mundo das Artes, tendo sua primeira exposição solo, “Reutilizar para Criar – Arte sustentando o Planeta”, com peças autorais que foram criadas com refugo de obras. Em dezembro de 2022, lançou o livro “Conforto Ambiental e Educação”, sobre saudabilidade, inclusão e conforto em ambientes educativos.

Anna Persia Bastos / studio Persia Interiores
Instagram: @persiainteriores
Facebook: https://www.facebook.com/persiainteriores
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/anna-persia-bastos-4a971a34/
Twitter: https://twitter.com/p_persia
Site: https://www.studiopersiainteriores.com/
Contato (21) 99660-5571
E-mail [email protected]