Quais aparelhos eletrodomésticos consomem mais energia?

Quais aparelhos eletrodomésticos consomem mais energia?

Quais aparelhos eletrodomésticos consomem mais energia? Confira quais itens estão contribuindo para o aumento no valor da conta de energia em sua residência, a fim de adotar medidas de consumo que auxiliem na realização do uso consciente.

A conta de luz que chega às nossas residências mensalmente para nos informar a variação do consumo nos últimos 30 dias, mas não especifica quais os itens que mais consumiram energia. Apesar de as flutuações de preço serem constantes neste setor, existem hábitos de consumo que acabam fazendo com que a conta seja mais cara, principalmente, ao realizar mau uso dos aparelhos eletrodomésticos que consomem mais energia.

Quais aparelhos eletrodomésticos consomem mais energia?

Nem todos os eletrodomésticos que usamos em casa gastam a mesma quantidade de energia, por isso aqui lhe diremos quais fazem com que sua conta de eletricidade seja mais cara.

Enquanto não conseguimos instalar um sistema de energia renovável, se desejamos preservar o meio ambiente e poupar energia na nossa casa, é importante saber quais os equipamentos elétricos que mais consomem para otimizar o tempo de utilização.

  1. Geladeira

Com cerca de 30% a geladeira é um dos aparelhos que mais consome energia em casa, principalmente se for forçada colocando comida quente dentro dela, ou colocando objetos em altas temperaturas ao lado dela.

O ideal é colocar somente alimentos frios na geladeira, não deixá-la próxima a fontes de calor, evitar abrir as portas da mesma com frequência e não deixá-la aberta por muito tempo.

  1. Televisão

Aqui vai depender do tempo que passamos em frente à nossa televisão, mas em média, mais de quatro horas com a mesma ligada, representa 12% do consumo doméstico. O ideal é desconectar a TV da tomada quando não estiver usando.

  1. Computador

Um computador pode consumir em média 7,4% da eletricidade de uma casa. O modo “economia de energia” pode ser uma alternativa para não pagar tanto por isso, assim como os protetores de tela, mas a verdade é que acabam consumindo mais energia elétrica. Portanto, o ideal é deixá-lo conectado à tomada somente quando estiver usando.

  1. Máquina de lavar

A máquina de lavar precisa de muita energia para funcionar e pode representar em média 11% do nosso consumo de energia, mas se a água for aquecida pode causar um aumento de 80% no. Na medida do possível, será melhor lavar em baixa temperatura, além de realizar poucas lavagens por semana (junte uma quantidade considerável de peças e use a máquina em nível cheio).

  1. Forno elétrico

Pode não ser usado com muita frequência, mas o forno é um dos aparelhos que mais consome energia devido à combinação de geração de calor e tempo de preparo das refeições. Consome entre 800 e 1.200 W por hora, dependendo do modelo.

Ao utilizar o forno elétrico, opte por uma opção que consuma menos energia, além de evitar a abertura do mesmo enquanto a refeição estiver sendo preparada.

  1. Lava-louças

O custo médio deste aparelho é de 6% do consumo de uma casa. Os ciclos de lavagem e a temperatura terão muito a ver com o consumo regular e elevado de energia. Realize sua lavagem em modos econômicos. Ao comprá-la, opte por um aparelho com eficiência energética.

  1. Secador de cabelo

Consome aproximadamente 3,3% da energia de uma casa. Como dica, é preciso saber qual a potência de cada ciclo ou nível para evitar gastos excessivos. Jamais ligue o secador quando outro eletrodoméstico potente estiver conectado à tomada ou quando o chuveiro estiver ligado.

Além de adotar medidas de consumo consciente, você pode ligar para o número de telefone ENEL São Paulo, para esclarecer suas dúvidas sobre consumo e conta de energia.