Quais cuidados você deve ter ao trocar o pneu do carro?

Quais cuidados você deve ter ao trocar o pneu do carro?

Aparentemente, trocar o pneu do carro parece ser algo simples, sem segredo algum. Entretanto, quando perguntamos para um grupo de pessoas onde quase todos têm um veículo, você ficaria assustado pela quantidade de pessoas que não tem a mínima ideia de como trocar um pneu de forma segura ou mesmo de como começar.

Quando não trocamos o pneu, além de atentar contra a segurança, isso afeta o desempenho do veículo e pode causar muitas dores de cabeça com a fiscalização.

Quando é a hora de trocar os pneus?

Os pneus apresentam um indicador visual de vida útil conhecido como TWI (Tread Wear Indicator) e ficam geralmente horizontalmente entre os sulcos do pneu.

Quando a altura da banda de borracha é igual a altura do TWI, é a hora de trocar o pneu. Temos que atentar também que a partir da data de fabricação contando 5 anos, também é necessário fazer essa troca.

Se não houver reposição dos pneus em 10 anos após a fabricação, por mais que eles estejam em boas condições, recomenda-se a troca por pneus novos. O mesmo se aplica para os estepes.

Algumas vezes, um pneu se desgasta mais do que os outros. O motivo desse desgaste irregular tem inúmeros fatores como a distribuição de carga dentro do veículo, qualidade do terreno, alinhamento, experiência do condutor, balanceamento entre outras coisas.

O que acontece se eu não trocar o pneu?

Além de correr o risco de sofrer um acidente grave, inúmeras outras coisas podem acontecer, por exemplo:

Impactos no desempenho

Pneus desgastados exigem que o veículo consuma mais combustível, óleo lubrificante e há um impacto maior nos amortecedores pelo esforço que o veículo necessita desempenhar.

Instabilidade

O uso de pneus carecas ou em péssimas condições, oferece risco de derrapagens ou mesmo furar, podendo causar acidentes fatais e/ou a perda da carga transportada.

Problemas com a fiscalização

Andar com veículos que necessitam de troca ou mesmo manutenção dos pneus pode causar dores de cabeça com multas e apreensões.

Dependendo da infração isso custará além de multa alta, vários pontos na carteira, advertência e apreensão da carga em caso de transportadora.

Cuidados com os pneus

Para garantir uma vida longa dos seus pneus alguns cuidados devem ser levados em consideração:

  • Sempre faça semanalmente a calibragem;
  • Faça o rodízio dos pneus conforme o indicado no manual de seu veículo;
  • Evite frear bruscamente;
  • Lubrifique os parafusos dos pneus, isso evita a ferrugem e facilita na hora da troca;
  • Evite excesso de carga;
  • Utilize pneus apropriados para cada tipo de terreno;
  • Fique atento com as formas de desgaste no pneu, o alinhamento e o balanceamento.

As etapas na troca do pneu

Para fazer a troca do pneu você irá necessitar do triângulo, da ferramenta para tirar os parafusos (chave de roda), estepe e o macaco.

1ª Etapa: colocar o triângulo com a parte refletora na direção do fluxo da via, a uma distância segura do veículo. Essa distância dependerá da velocidade máxima permitida na via. Por exemplo, se a velocidade máxima for de 60km/h, o triângulo deve ser colocado a 60 passos largos do carro, para sinalizar para os condutores que você está com problemas e que é necessário passar com cautela pela região. Em tempos chuvosos ou com neblina essa distância deve ser dobrada.

2ª Etapa: colocar o macaco em cima do sulco existente na parte de baixo do automóvel. Esse sulco existe para indicar o local correto que se deve acoplar o macaco. Depois do acoplamento tudo deve estar bem firme.

3ª Etapa: com a chave de roda, desaperte os parafusos sem tirá-los do pneu, use sempre o sentido anti-horário para isso.

4ª Etapa: depois de afrouxar os parafusos, levante o carro até uma altura que você consiga retirar o pneu facilmente.

5ª Etapa: retire com a mão mesmo os parafusos.

6ª Etapa: tire o pneu e coloque o estepe sempre alinhando com os buracos dos parafusos.

7ª Etapa: coloque os parafusos de volta sem apertar muito.

8ª Etapa: desça o carro.

9ª Etapa, aperte os parafusos (sentido horário) seguindo uma ordem de cruz, isso fará com que o pneu fique bem preso no carro.

Depois de finalizar a troca nunca esqueça de guardar todas as ferramentas utilizadas, inclusive o triângulo.

Quando realizar a troca de pneus em oficinas ou com algum profissional sempre prefira o uso do torquímetro com as especificações corretas para fazer os ajustes de torque nos parafusos e porcas.

As ferramentas pneumáticas, quando utilizadas para a mesma finalidade, tendem a apertar muito causando danos nas rodas, nos próprios parafusos e porcas ou mesmo impossibilitando a troca do pneu posteriormente.

Então, gostou de saber das dicas de como trocar os pneus e da importância de fazer isso?

Deixe um comentário abaixo, compartilhe essas informações e aproveite para clicar aqui e acessar o seguro de automóvel com o melhor custo benefício do mercado atualmente!!