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Assiduidade e pontualidade: dicas para fortalecer em você e na sua equipe

Assiduidade e pontualidade é um assunto controverso no meio corporativo, pois envolve uma série de ações em relação à produtividade e até mesmo na harmonia no ambiente de trabalho.

De fato, a falta de ambos interfere no andamento das tarefas. E o que parece proposital, em muitos casos está associado a fatores psicológicos e emocionais.

Um estudo realizado na San Francisco State University descobriu que cerca de 20% dos norte-americanos se atrasam, no entanto, a razão não se deve à falta de valorização do tempo, e sim, às características de personalidade, como ansiedade ou tendência para a busca de emoções.

No caso, as pessoas são atraídas por uma descarga de adrenalina que induz a chegada ao trabalho na última hora. 

Mas uma coisa é certa: independentemente dos motivos, nenhum empresário gosta de lidar com este tipo de cenário.

Para que você identifique com clareza as atitudes da sua equipe, neste artigo vamos explicar o que é assiduidade e pontualidade, os prejuízos recorrentes e como mudar alguns hábitos. Continue com a gente!

Qual a diferença entre assiduidade e pontualidade?

Apesar dos termos parecidos, existe uma grande diferença entre assiduidade e pontualidade. Assiduidade significa a presença de alguém nos compromissos estabelecidos, enquanto a pontualidade se refere ao fato de que essa pessoa chegue no horário marcado ou entregue uma tarefa no prazo determinado.

Embora andem juntas, uma pessoa pode ser assídua e não ser pontual. Exemplificando, um funcionário pode comparecer sempre nas reuniões e normalmente se atrasar ou demorar para entregar alguma tarefa.

A vice-versa também ocorre com frequência. Neste caso, por exemplo, um empregado chega no horário e finaliza o seu trabalho no horário correto, às vezes até passa do tempo, mas sua permanência nem sempre é frequente na empresa, gerando dúvida entre os colegas se “ele vem ou não” trabalhar.

Vale frisar que a falta de empenho de uma ou das duas funções compromete a imagem do profissional, interferindo no clima organizacional, como na produtividade de todo um sistema.

Abaixo, listamos os principais prejuízos acarretados pela falta de assiduidade e pontualidade:

  • Perda de eficiência do profissional;
  • Imagem prejudica, o que pode ser passível de demissão;
  • Redução de produtividade;
  • Acúmulo de atividades;
  • Desarmonia entre ele e os colegas;
  • Desconto na folha de pagamento pelas horas não trabalhadas;
  • Multas;
  • Prejuízo à saúde financeira da companhia.

Percebeu a importância da assiduidade e pontualidade dentro de um funcionário para a empresa? Vamos mais a fundo agora analisando os seus benefícios.

Quais são as vantagens da assiduidade e pontualidade no trabalho?

Tenha em mente que não é a organização que deve “criar” um profissional assíduo e pontual, pelo contrário, é o empregado quem deve se planejar, se comprometer e ter respeito ao trabalho.

Esses atributos, quando realizados de forma correta, elevam a qualidade do profissional. 

Veja então quais são as vantagens da assiduidade e pontualidade no trabalho:

Fortalece a imagem do funcionário e da empresa

Lembre-se que somos feitos da nossa imagem, o que pode contar negativamente perante os colegas e os gestores.

Um faltante dificilmente será reconhecido como competente e alcançará um aumento ou um novo cargo.

Além disso, a própria empresa será mal vista perante os clientes por conta dos funcionários atrasados em reuniões ou compromissos.

Vale ressaltar que os gestores, a equipe financeira e administrativa também devem seguir as mesmas responsabilidades, pois são o espelho dos colaboradores.

Melhora o desempenho nas reuniões

Chegar atrasado em um encontro profissional não só aparenta desleixo, como despreparo. 

Digamos que uma pessoa apareça em uma reunião 20 ou 30 minutos depois do início, assim ela está sujeita a perder informações importantes, como também fazer perguntas repetidas ou já respondidas ao longo do processo.

Nesse caso, a pontualidade é um elemento primordial para passar confiança, acarretando no interesse do indivíduo para possíveis questionamentos e alimentando conteúdos interessantes no encontro.

Como controlar a assiduidade do pessoal?

Para fortalecer o controle de assiduidade e pontualidade, o Institute for Emloyment Studies listou quatro dicas práticas para a implementação dos gestores em seus negócios. Confira:

  • Dê ao RH acesso aos dados coletados: o Recursos Humanos da empresa pode ajudar os gestores com incentivo à presença dos colaboradores por meio de ferramentas e estratégias;
  • Associe a frequência do colaborador a incentivos: ofereça um prêmio aos mais pontuais. Embora seja responsabilidade e não um ganho extra, não custa incentivar a assiduidade e pontualidade da equipe com um presente como, um presente ou valor adicional no salário em determinado período;
  • Adote medidas disciplinares e preventivas para promover a pontualidade: estipule, conforme a regulamentação em vigor, os horários acordados com os trabalhadores, tanto para marcar o ponto quanto para seus horários de almoço.

Como melhorar a assiduidade e pontualidade?

Não há dúvida de que a tecnologia chegou para otimizar atividades no setor trabalhista, o que também interfere no controle de assiduidade e pontualidade.

Nesse contexto, um sistema de controle de ponto online é um recurso de fácil integração e de extrema importância. Com ele, os gestores têm acesso exclusivo ao controle de entrada e saída dos colaboradores.

O sistema, por sinal, calcula os atrasos e faltas contínuas de cada indivíduo, proporcionando maior agilidade para alterar dados e criar novas estratégias para fortalecer a produtividade de todos.

A GeoVictoria, por exemplo, é uma empresa especialista no ramo que, por meio do software de gestão de ponto, oferece relatório de alocação com todos os dados da jornada diária do funcionário, um documento essencial para quem trabalho home office, uma vez que o registro de ponto pode ser feito por dispositivos móveis.

Evite a procrastinação da equipe, pense na qualidade e no futuro da sua empresa.

Este post foi escrito especialmente para o blog Ponto e Contra Ponto e é uma iniciativa da GeoVictoria de apresentar os benefícios que a gestão de ponto digital pode trazer para a sua empresa.

Avaliação de desempenho em vendas: o que é e 5 formas de fazer com a sua equipe comercial

Se você deseja construir equipes de alta performance em vendas, é de extrema importância saber avaliar o desempenho dos colaboradores.

É a partir desse tipo de avaliação que o gestor comercial consegue identificar, por exemplo, se há necessidade de realizar treinamentos, recrutar novos talentos, adaptar estratégias, traçar metas mais desafiadoras, implementar novos métodos de vendas etc.

Apesar de necessária, a avaliação de desempenho em vendas ainda é um dos maiores desafios enfrentados por gestores dessa área.

Se esse é o seu caso, convidamos você a prosseguir com a leitura deste conteúdo para conferir nas próximas linhas o que é, qual a importância e como fazer avaliação de desempenho dos seus vendedores a partir de 5 metodologias:

  1. Avaliação por resultados objetivos;
  2. Avaliação por competências;
  3. Avaliação por nível de produtividade;
  4. Avaliação 360 graus;
  5. Autoavaliação.

 

O que é avaliação de desempenho em vendas?

A avaliação de desempenho em vendas é uma ferramenta utilizada para acompanhar o progresso dos vendedores na execução de suas tarefas e no cumprimento das metas estabelecidas.

Trata-se de um instrumento de gestão que permite avaliar a performance individual e coletiva do time na condução do processo comercial, desde a etapa de prospecção de novos negócios até o pós-vendas.

Com ajuda dessa ferramenta o gestor pode perceber quem já domina suas capacidades e pode evoluir na carreira e quem necessita de mais orientação e treinamento.

Por que é importante fazer avaliação de desempenho em vendas?

A avaliação de desempenho em vendas é uma prática indispensável porque possibilita identificar limitações do time comercial que precisam ser mais bem trabalhadas para potencializar os resultados individuais e coletivos.

Ao avaliar a performance dos vendedores, o gestor consegue ser mais assertivo ao propor mudanças e soluções que visam impactar positivamente a equipe.

Além disso, a avaliação de desempenho também é importante para melhorar o engajamento e a motivação dos vendedores. Sabendo os seus pontos fortes e o que precisa ser melhorado, eles se sentem mais dispostos a darem o melhor de si.

Antes de começar a leitura, assista este vídeo com um resumo de diversas maneiras de avaliar seus colaboradores:

https://www.youtube.com/watch?v=d5K9rARucCc&t 

5 métodos de avaliação de desempenho em vendas para usar na sua equipe

Para você avaliar o desempenho da sua equipe de vendas, existem diferentes métodos. Separamos aqui 5 alternativas de como fazer esse tipo de avaliação e promover as melhorias necessárias.

1 – Avaliação por resultados objetivos

Esse método de avaliação de desempenho foca nos resultados obtidos pelos vendedores. Ou seja, eles conseguiram alcançar as metas estabelecidas? 

A intenção é avaliar objetivamente a performance de cada vendedor e da equipe como um todo, sempre se baseando em dados e indicadores de desempenho, como:

  • Ticket Médio;
  • Taxa de Conversão;
  • Tempo Médio para Conversão;
  • Receita Recorrente Mensal (MRR).

Uma questão a ser discutida nesse tipo de avaliação é que ela só mede a performance dos vendedores depois que a vendas foram consumadas, impedindo que se façam correções antes que um resultado ruim ocorra.

2 – Avaliação por competências

A avaliação por competências é um método mais focado em avaliar os conhecimentos, as habilidades e o comportamento dos vendedores.

Essa é uma forma de ir além do desempenho no que se refere ao cumprimento das metas.

Para avaliar o time de vendas usando essa metodologia, você pode considerar as seguintes competências:

  • Proatividade;
  • Trabalho em equipe;
  • Empatia com colegas e clientes;
  • Execução das estratégias de vendas;
  • Conhecimento sobre suas funções.

Lembre-se que este tipo de avaliação exige mais trabalho, fazer diversas entrevistas, distribuir questionários e até promover dinâmicas de grupo.

3 – Avaliação por nível de produtividade 

Você também tem a opção de direcionar a sua avaliação de desempenho para o aspecto da produtividade dos vendedores. Ou seja, o foco deve estar no volume de tarefas que eles são capazes de fazer.

Você avaliar, por exemplo:

  • Quantos follow-ups são feitos diariamente?
  • Quantas visitas são feitas por mês?
  • Quantas propostas comerciais são enviadas por semana?

Neste caso, mesmo avaliando números, eles indicam uma tendência. Assim, se um vendedor faz poucos follow-ups ou poucas vistas, isso pode indicar que ele vai vender menos. Dessa forma, é possível fazer correções antes que resultados ruins ocorram.

4 – Avaliação 360 graus

Na avaliação 360 graus, todos aqueles que fazem parte da rotina do profissional avaliado são convidados a responder um questionário para avaliar determinadas competências do vendedor.

Líderes diretos, subordinados, colegas de equipe, clientes e até fornecedores podem participar da avaliação 360.

Esta é uma das melhores formas de avaliar seus vendedores.

Veja mais detalhes sobre esta forma de medir a performance de colaboradores neste vídeo:

https://www.youtube.com/c/Siteware/search?query=avaliacao 

5 – Autoavaliação

Por fim, na autoavaliação é o próprio colaborador que avalia a sua performance em vendas.

Ele precisa ser bastante honesto ao responder o questionário de avaliação. As respostas serão posteriormente discutidas com o líder direto para que, juntos, eles possam definir os pontos que precisam ser melhorados.

Bom, agora que você já sabe quais são os principais métodos de avaliação de desempenho em vendas, escolha as abordagens mais adequadas para sua equipe e maximize os seus resultados comerciais.

Temos mais um vídeo para você ficar ainda mais por dentro da avaliaçnao de performance nas empresas, dê uma olhada:

https://www.youtube.com/watch?v=edMu53IETjI&t 

Este post foi escrito pela equipe da Siteware, uma empresa que une pessoas, operação e estratégia em um único software de gestão empresarial, para que as empresas melhorem seus resultados, sua comunicação e sua governança.

Poder de barganha: como negociar com clientes?

Por mais que você, vendedor ou gestor de equipes comerciais, conheça técnicas de vendas avançadas e domine como ninguém as características do seu produto ou serviço, é inevitável se deparar com o poder de barganha dos clientes ao longo de sua jornada de compra. 

Esta é, aliás, uma das 5 forças de Porter — teoria desenvolvida pelo grande pesquisador e especialista Michael Porter para classificar e avaliar as vantagens competitivas de um negócio —, e diz muito sobre como as empresas garantem sua sustentabilidade no mercado. 

Continue a leitura para entender como o poder de barganha dos clientes influencia na competitividade do seu produto e como driblar essas situações dominando a arte da negociação

Poder de barganha e as outras forças de Porter: entenda o contexto

A ideia das 5 Forças de Porter, teoria que abriga o poder de barganha dos clientes, é a base sobre a qual os negócios devem operar para entender seu setor, identificar tendências e desafios e desenvolver caminhos para desenvolver potencialidades e ganhar destaque entre os concorrentes. 

De acordo com o artigo How Competitive Forces Shape Strategy (ou “Como Forças Estratégicas moldam a estratégia”), publicado pelo autor na Harvard Business Review, “existem forças competitivas que vão muito além dos combatentes estabelecidos em uma indústria específica. Clientes, fornecedores, potenciais participantes e produtos substitutos são todos concorrentes que podem ser mais ou menos proeminentes ou ativos, dependendo do setor”.

Desta forma, as forças de Porter se definem como:

SUGESTÃO DE IMAGEM: https://hbr.org/resources/images/article_assets/hbr/7903/79208_A.gif 

    1. Disputa de posição entre os concorrentes: é conhecida como a “força central” (razão pela qual ocupa o miolo da figura acima), ou o principal elemento impulsionador do desenvolvimento de negócios. De acordo com Porter, 
  • Ameaça de entrada: o surgimento de novos players no mercado deve ser avaliado e acompanhado de perto pelas empresas e seus times comerciais. Novos entrantes podem significar pulverização dos clientes, necessidade de redução dos preços ou até a saída de cena de antigos players. 
  • Poder de barganha dos fornecedores: esta força de Porter diz respeito à medida em que as empresas ficam “na mão” daqueles que fornecem matérias-primas e mercadorias. Os fornecedores têm o poder de aumentar os preços, reduzir a qualidade do material oferecido, limitar lotes e segurar entregas, impactando diretamente na performance de vendas do setor.  
  • Ameaça de produtos ou serviços substitutos: a concorrência indireta também deve ser compreendida como um fator de forte impacto na competitividade de um negócio. Afinal, qualquer produto ou serviço que potencialmente substitua o seu é um competidor, ainda que não seja uma variação óbvia. 
  • Poder de barganha dos clientes: clientes com um elevado poder de barganha tendem a pressionar os vendedores para que reduzam os preços ou modifiquem aspectos em seus produtos, desde a qualidade da matéria-prima utilizada até processos relacionados à cadeia de valor. 

A barganha dos clientes acirra a competitividade entre concorrentes, e pode ditar rumos na estratégia de vendas adotada. 

Recentemente, por exemplo, os clientes têm impulsionado de maneira insistente as empresas para adotarem posturas alinhadas a fatores sustentáveis, ambientais e de impacto social. Não à toa, pesquisas mostram que quase 90% dos consumidores brasileiros preferem produtos com estas características. 

Essa pressão faz com que os negócios se reposicionem e revejam sua cadeia de produção para atender às demandas (barganhas) dos consumidores e, assim, se manterem competitivos. 

Como driblar o poder de barganha dos clientes? 9 dicas de negociação infalíveis

Viu só como o poder de barganha dos clientes vai muito além da demanda por descontos? Para driblar esta característica do consumidor, o vendedor deve estar preparado para acolher a demanda do cliente, negociar e convencer o potencial comprador de que o investimento vale a pena — sem necessariamente precisar ceder àquilo que lhe é demandado. 

A seguir, separamos 9 dicas de negociação para ajudar a driblar o poder de barganha dos clientes e vender mesmo diante de objeções

  1. Conheça o cliente

Nossa primeira dica para driblar o poder de barganha dos clientes é: saiba com quem você está falando. Agrupe seus clientes por segmentos e afinidades e entenda as características do grupo como um todo. O que buscam em seus fornecedores? O que os aborrece? 

Entendendo as demandas inegociáveis de cada cliente, fica mais fácil identificar se aquele pedido é apenas uma sondagem (o que chamamos popularmente de “jogar verde para colher maduro”) ou se representa uma condição para o fechamento da compra. 

  1. Ouça atentamente as demandas do consumidor

Em segundo lugar, indicamos fortemente que você, vendedor, trabalhe sua escuta ativa no momento da barganha. Pode ser verdadeiramente incômodo presenciar uma situação como esta. Mas com atenção e empatia, é possível identificar, entre as solicitações de descontos e melhorias no produto, argumentos que podem ser contornados e até mesmo desfeitos com a apresentação de contrapontos relevantes. 

Por isso, antes de rebater, ouça! 

  1. Tenha uma carteira de clientes diversificada e numerosa

Não dependa inteiramente de dois ou três clientes para sustentar as suas metas. Ter uma carteira diversificada traz segurança para a negociação, e ajuda o time comercial a provar seu valor para o cliente. 

  1. Tenha um posicionamento claro no mercado

Sua empresa diz claramente quem é, o que faz e quais os pilares de sustentação do negócio? Caso a resposta seja não, é hora de fazer esse exercício. Organizações bem posicionadas no mercado enfrentam com menos dificuldade o poder de barganha do cliente. Isso porque estão consolidadas entre seu mercado consumidor.

Pense, por exemplo, em grandes marcas, como a Coca-Cola. Seus anos de solidez no mercado junto de um forte posicionamento de liderança fazem com que ela seja menos suscetível às nuances da barganha. 

  1. Encontre pontos de conexão entre você e o cliente: torne sua venda maior que a venda

E se você pudesse reverter a barganha dos clientes utilizando o poder da confiança? Isto é possível com a criação de laços conectores entre você, vendedor, e seu comprador. 

Para que seja possível levar “a venda para além da venda”, busque características, gostos ou atitudes comuns entre você e o cliente. Torne o approach pessoal e deixe o script de vendas de lado para dar lugar a uma conversa próxima. Ao sentir confiança e sintonia, o cliente tende a ser mais empático e a valorizar a sua jornada enquanto profissional, reduzindo as barganhas. 

  1. Converse de forma sincera

Falar a verdade ao longo do processo de vendas é um grande diferencial. Se, ao receber a barganha, o vendedor tenta dar voltas e criar justificativas incabíveis para a recusa, a tendência é de que o comprador insista até desistir do negócio. 

Se, por outro lado, você conversa com o cliente de forma honesta, explicando a composição do preço, os processos envolvidos no desenvolvimento do produto e as limitações da empresa, ele tem a oportunidade de enxergar a venda de forma humanizada, não se limitando à barganha por si só. 

  1. Encontre o equilíbrio

Usou todas as técnicas acima e, mesmo assim, não conseguiu driblar o poder de barganha dos clientes? Tente encontrar o equilíbrio! Acolha as demandas do consumidor e imponha os limites da empresa, estimulando o encontro de um meio-termo que não desfavoreça a empresa, mas que deixe o potencial comprador satisfeito. 

  1. Lance mão de gatilhos de vendas

Outra alternativa interessante é utilizar gatilhos de venda, como a prova social (que reforça a qualidade e a credibilidade do produto vendido com depoimentos e opiniões de usuários) e a autoridade (que posiciona o seu negócio como um especialista no segmento de atuação). Estas duas estratégias, em particular, ajudam a consolidar a imagem da empresa e a mostrar seus diferenciais diante da concorrência. 

  1. Se a barganha ultrapassar os limites, busque aliados! 

Por fim, aqui está uma dica estratégica para superar o poder de barganha dos clientes, especialmente quando este ultrapassa limites aceitáveis e começa a inviabilizar os negócios: busque aliados na concorrência. 

Não, você não ouviu errado! Em casos extremos, concorrentes de um mesmo segmento podem se unir para contornar a barganha e encontrar um caminho para se sustentarem no mercado. Determinação de preços tabelados e redução do mix ofertado em um determinado período são algumas das estratégias de combate à barganha que podem ser adotadas de forma coletiva por diferentes mercados. 

Encarar o poder de barganha dos clientes durante as vendas pode ser inevitável. Porém, há diversos caminhos para tornar a etapa mais leve e para fortalecer seus argumentos comerciais, garantindo a conversão mesmo diante das objeções. 

Este artigo foi escrito por Júlio Paulillo, Co-founder e CRO do Agendor, uma plataforma de CRM que atua como um assistente pessoal para equipes de vendas, dando visibilidade e controle na gestão desde o primeiro dia de uso.

Conheça os 6 principais indicadores de qualidade de atendimento ao cliente

Indicadores de qualidade, também conhecidos como métricas de atendimento, são a melhor maneira de mensurar os resultados de uma empresa e atingir as expectativas do negócio e seus consumidores. Mas como identificar os principais indicadores de qualidade de atendimento ao cliente?

Existe uma grande variedade de indicadores de qualidade, que servem principalmente para que a empresa trabalhe sua relação com os consumidores. Afinal, o foco central de todos os empreendimentos são seus clientes. 

Segundo o Relatório CX Trends 2021, o atendimento é o segundo fator mais importante na hora de fidelizar um cliente (57%), e esse fator só perde para o preço dos produtos (62%). 

Para você entender melhor como funcionam essas ferramentas s, veja a seguir uma lista com alguns dos principais indicadores de qualidade de atendimento ao cliente para você incluir em seus métodos de mensuração de resultados. Boa leitura!

O que são indicadores de qualidade? 

Os indicadores de qualidade, do inglês Key Performance Indicator (KPI), são ferramentas utilizadas para mensurar: a qualidade e satisfação do cliente, a eficiência dos agentes de atendimento, a efetividade dos processos, dentre outras questões relacionadas aos produtos e atendimento ao consumidor de um negócio.

As empresas utilizam esse método avaliativo para determinar se seus produtos e serviços estão atingindo as expectativas dos consumidores, e são os resultados apontados pelos indicadores que determinam o direcionamento para as empresas.

Ter atenção aos principais indicadores de qualidade de atendimento é uma forma de alcançar os parâmetros exigidos pelos clientes e cumprir esses desejos deles, para isso, é importante ter bem definido quais os indicadores mais adequados na hora de mensurar o atendimento ao cliente.

Confira a seguir uma lista com os 6 principais KPI’s de atendimento ao cliente, que te ajudarão a alcançar qualidade e satisfação do cliente.

Os 6 principais indicadores de qualidade de atendimento ao cliente 

  1. Tempo Médio de Atendimento (TMA) 

O TMA é um dos principais indicadores de qualidade de atendimento ao cliente, pois, ele consegue mensurar o tempo médio de cada atendimento realizado pelos agentes de um negócio. 

Por meio desse indicador é possível determinar a duração média das interações entre consumidores e empresa, desde o momento do recebimento da ligação, até o encerramento da mesma, considerando também todas as transferências e intervalos desse atendimento. 

Para calcular o tempo médio de atendimento, basta utilizar a seguinte fórmula:

Tempo dos atendimentos / n.º de atendimentos = TMA

  1. Tempo Médio de Espera (TME)

O Tempo Médio de Espera é um indicador de qualidade de atendimento ao cliente capaz de mensurar o tempo que um cliente teve de aguardar em uma fila para receber seu atendimento. 

Essa métrica pode ser utilizada no cálculo de espera de todos os tipos de atendimento, sendo uma ferramenta extremamente útil para que os negócios evitem grandes filas e tempo de espera em seus atendimentos. 

Outro dado do CX Trends 2021, relata que mais de 55% dos consumidores consideram que esperar longos períodos em um atendimento pode ser um aspecto frustrante, se tornando  uma experiência ruim, por isso, esse KPI é bastante eficiente para evitar a insatisfação dos consumidores.

Para calcular o tempo médio de espera, basta utilizar a seguinte fórmula:

tempo de espera total  / n.º de chamadas atendidas = TME

  1. Tempo de Resposta Inicial

O Tempo de Resposta Inicial é um indicador de qualidade fundamental para o bom desempenho de equipes de suporte e prospecção de leads. Por meio dele, as empresas conseguem mensurar o tempo que suas equipes levam para enviar a primeira respostas aos consumidores.

Respostas rápidas são importantes para a prospecção e fidelização de clientes, portanto determinar em quanto tempo um cliente começa a ser atendidos pode ser determinante para definir estratégias de melhoria desses processos.

O cálculo do Tempo de Resposta Inicial é feito da seguinte forma:

tempo total das respostas iniciais / n.º de atendimentos = Tempo de Respostas Inicial

  1. Tempo Médio de Resposta (TMR)

O Tempo Médio de Resposta (TMR), é um indicador que complementao Tempo de Resposta Inicial, pois, por meio dele, é possível identificar quanto tempo um consumidor leva para ser atendido.

Para chegar ao resultado desse indicador, é importante que seja feita a soma de tempo levado para atender todas as solicitações dos consumidores, pela quantidade de tickets de solicitações. 

Para calcular o Tempo Médio de Resposta, basta utilizar a seguinte fórmula:

tempo total para respostas / n.º total de solicitações = TMR

  1. Net Promoter Score (NPS)

Dos principais indicadores de qualidade de atendimento ao cliente, o Net Promoter Score é o grande responsável por mensurar a satisfação do cliente com a empresa. O grande objetivo desse KPI é entender se os consumidores da marca seriam ou não promotores, ou detratores dos serviços da empresa. 

O NPS é determinado por meio de uma pesquisa de avaliação, na qual os consumidores dão notas de zero a dez para aquilo que consomem. 

Os clientes considerados promotores são aqueles que avaliam a empresa com notas entre nove e dez. Os que dão notas entre sete e oito são os clientes neutros. E os consumidores que avaliam a marca entre zero e seis, são os detratores. 

Importante considerar que consumidores promotores são aqueles altamente satisfeitos com a empresa, os neutros são os clientes indecisos, e os detratores são os extremamente insatisfeitos. 

Veja a seguir a pontuação média de NPS de alguns segmentos:

  1. Taxa de Abandono

A taxa de abandono é uma excelente métrica para determinar qualidade e satisfação do cliente, pois, com essa medida a empresa consegue identificar quantos consumidores desistiram de receber atendimento.

Esse cálculo ajuda para que os negócios identifiquem falhas em seus serviços, afinal, compradores podem deixar de querer um produto por inúmeras questões ligadas a atendimento, como demora, má qualidade do produto, dentre outras. 

Para realizar o cálculo da taxa de abandono, basta utilizar a seguinte fórmula:

n.º de contatos – n.º de desistências = Taxa de Abandono

Como usar os principais indicadores de qualidade de atendimento ao cliente na sua empresa?

Mensurar indicadores de qualidade é uma maneira das empresas alcançarem os melhores níveis de satisfação dos clientes, e para aplicar essa estratégia na gestão dos atendimentos existem hoje softwares de atendimento ao cliente que tornam a utilização dos indicadores muito mais fácil. 

Softwares de suporte ao cliente, além de potencializarem o recolhimento de informações, tornam a experiência de atendimento única para os clientes, tornando tudo muito mais fácil na gestão de relacionamento

Com uma plataforma de suporte automatizada, a utilização dos principais indicadores de qualidade de atendimento ao cliente podem ser ampliadas, e a empresa não precisa optar por mensurar um único ponto em seu atendimento Por isso, graças a essa aplicação, a mensuração dos resultados pode acontecer em larga escala.

Gostou de conhecer os principais indicadores de qualidade de atendimento ao cliente? Lembre-se de que esses são apenas alguns -dos vários-  KPIs que você pode aplicar no gerenciamento do relacionamento da sua empresa com os consumidores. Então, escolha os que mais combinam com o seu atendimento, e aplique-os agora mesmo!

Marmoraria precisa sim ter fluxograma

O que é o fluxograma? Ele é como a sua empresa funciona detalhadamente por exemplo, cada departamento tem a sua peculiaridade, cada departamento funciona de uma maneira E aí nisso o fluxograma ele vem pra mostrar de maneira didática como cada departamento funciona Tão, por exemplo, ah, o cliente comprou no financeiro, o que vai acontecer a partir de agora?

Como funciona o financeiro Como funciona o departamento de projeto? Como funciona o departamento de produção? Como funciona o departamento de colocação?

Que é o caminho que o cliente faz a partir do momento que ele entra na loja até uma finalização como a sua empresa funciona O fluxograma é aquele papel que a pessoa vai abrir, vai olhar e falar, nossa é o mapa, é como uma empresa funciona.

Saiba mais sobre os preços de broca diamantada e onde comprar

Deixa eu ver aqui se eu tenho um fluxograma da Top Fácil pra mostrar pra vocês porque eu acho que facilita organograma o o fluxograma ele é muito mais detalhado. O o vai vai separar os departamentos, vai colocar a sua hierarquia quem cuida do que e ponto.

Não vai entrar no departamento e vai ficar detalhando cada coisa que acontece lá dentro. Não. eh ele vai te mostrar uma maneira ampla né? O fluxograma eu já abri aqui eu vou mostrar pra vocês terem uma ideia ele vem mostrando detalhe a detalhe como que funciona o processo da empresa.

Isso é muito bom pra treinar as pessoas que trabalham as pessoas elas conseguem ter uma visão ampla, uma visão geral de como a empresa funciona Quando a pessoa entra nova na empresa, é importante isso ter na integração E e muitas vezes, por exemplo, o fluxograma nosso parte de um de um treinamento de integração.
Esse treinamento de integração a gente faz com a equipe a três vezes no ano.

Leia + sobre a Ficha Técnica do Rebolo chicote Diamantado Contínuo

Então, esse ano a gente começou a implantar, esse ano a gente fez uma duas vezes esse ano porque a gente implantou isso esse ano implantou o treinamento pra todo mundo mesmo que estivesse na empresa que é por incrível que pareça pessoa tá na empresa há um certo tempo e ela não sabe cem por cento eu nem vou falar, né? Ela não sabe às vezes oitenta por cento de como a empresa.

A empresa vai funcionar ou de como o outro departamento funciona.
Mas é importante mesmo que a pessoa não seja por exemplo do departamento de produção entender como funciona lá porque se ela é do departamento Comercial, ela precisa entender como funciona o de produção pra não passar nenhuma informação errada, por exemplo Então, o fluxograma ele vem trazer essa abrangência que as pessoas consigam ter uma visão ampla de como a empresa funciona em detalhes

5 dicas para escolher sua contabilidade on-line

Hoje, como muitos serviços são prestados via internet, a contabilidade on-line é um meio de serviço comum também. Então, existem muitas empresas que prestam serviços de contabilidade pela internet e basta o cliente entrar em contato e fazer o orçamento.

Mas não é tão simples assim confiar suas finanças a um desconhecido. Por isso, este artigo vai te auxiliar a conhecer os métodos antes de escolher o seu contador. Assim como, também saber reconhecer as empresas ou um contador sério on-line que possa passar a confiança através de uma conversa virtual.

A contabilidade on-line é uma área que está se expandindo a cada dia no mercado virtual. Como muitas pessoas não têm tempo de ir até o escritório devido a rotina, procurar serviços como esse pela internet se tornou corriqueiro.

Então, vamos conhecer alguns métodos e dicas de como conseguir um profissional que passe a confiança para gerir as suas finanças. Como por exemplo, para esclarecer suas dúvidas em diversos assuntos, inclusive sobre IR.

Como funciona o serviço de contador on-line?

O serviço de contabilidade on-line funciona da seguinte maneira: São contadores profissionais que trabalham em um escritório, talvez até de casa mesmo, ou seja, contabilidade remota. E, para atender a demanda de seus clientes, é através da internet que se comunica com clientes e empresas, seja qual for o tipo de área de atuação, desde um salão de beleza em Rondônia até uma dedetizadora em BH.

Portanto, para a parte prática e burocrática da profissão, existe uma plataforma, ou melhor, softwares que agilizam os serviços. E, são nesses programas que os profissionais da área fazem todo o trabalho financeiro de uma empresa ou de um empresário, ou mesmo uma pessoa física que precise de uma contabilidade para gerir suas finanças.

Como vemos que a agilidade dos sistemas financeiros e as plataformas que foram criadas a fim de melhorar o dia a dia dos profissionais e dos clientes, não existem mais o “amontoado” de papéis, quanto a isso, a natureza agradece. E, ainda, os clientes podem acompanhar junto com o seu contador on-line em tempo real pelo aplicativo tudo sobre suas finanças.

As 5 dicas para conseguir um bom serviço de contabilidade on-line

Aqui vamos esclarecer como você deve fazer para conseguir uma boa empresa de contabilidade on-line ou mesmo um único  profissional para consultoria e para as suas finanças.

1. Experiência em atendimento on-line é um bom começo

Se você ao contatar o profissional percebe que o atendimento é sério e maduro, dá a entender que é uma empresa séria. Mesmo que o escritório seja remoto e on-line, e você sinta confiança e conhecimento na voz do profissional,o serviço dessa contabilidade já é um diferencial.

2. Compensa contratar a contabilidade on-line?

Sim, compensa! Principalmente, se é em caso de empresas, seja de porte pequeno, médio e grande. Porque o custo desse benefício é bem menor e o retorno dos serviço é bem mais rápido. Além de a empresa ou a pessoa física poder acompanhar pelo aplicativo junto com o contador em tempo real a situação das finanças.

3. O bom atendimento ao cliente é essencial

Escolha um escritório que além de bons profissionais, onde o cliente possa ser atendido ou obtenha resposta daquilo que precisa. É muito insatisfatório ao cliente que paga pelo serviço prestado mas não obtém nem o retorno da ligação do profissional escolhido.

Observe as resenhas nos sites, converse com pessoas que já contrataram os serviços dos mesmos.

4. Antes de contratar o serviço on-line, pesquise!

O ideal é sempre pesquisar o que vai ser contratado, quais são os métodos daquele escritório e sempre comparar o preço de pelo menos entre 3 concorrentes. O cliente deve saber sobre o software que eles trabalham, a disponibilidade de horário, de pagamento e se realmente dá para conciliar tudo o que você ou sua empresa necessita junto com a empresa de contabilidade on-line.

5. Suporte Contábil

O suporte contábil é de suma importância ao contratar esse serviço, portanto, o cliente deve perguntar por quanto e qual é o procedimento de tempo de consultas do suporte.

O cliente também deve consultar todas as possibilidades e conferir todas as cláusulas do contrato de serviço.

Confira as principais funções dos serviços contábeis on-line

Como sabemos, todo software ou plataforma digital têm as suas funções principais, e no mundo contábil não é diferente. Então, vamos classificar as tarefas mais importantes do escritório contábil para vocês, clientes, saberem como funciona o dia a dia do contador remoto.

O Calendário de Contabilidade Virtual

É o calendário que é ajustado pelos profissionais para lembrar das obrigações datadas,ou seja, otimizada automaticamente no software, o que impossibilita esquecer compromissos e serviços.

Emissão de NF´s

Sempre um dos serviços mais autênticos do mundo contábil e financeiro, a Nota Fiscal. Portanto, a plataforma digital disponibiliza o serviço com muito mais agilidade e eficiência tanto para os profissionais como para os seus clientes. E, tudo em tempo real.

Cálculos de Impostos

Com a otimização da tecnologia, um dos mais importantes itens do mundo contábil é o cálculo de imposto: E ficou muito mais fácil e rápido através das plataformas.

A Folha de Pagamento das Empresas

Com a otimização do software e a sua tendência em cada vez melhorar para os seus colaboradores , eis um meio mais fácil e objetivo de trabalhar com a folha de pagamento: basta inserir os dados do colaborador na plataforma e pronto. O sistema age por si só!

Relatórios de Contábeis

Com a plataforma em mãos, o contador basta colocar os dados financeiros corretos da empresa em dia e que o próprio sistema desenvolve o relatório para a empresa-cliente. No entanto, basta conferir o relatório e pronto. O cliente pode acompanhar o relatório pelo aplicativo!

Obrigações Contábeis Federais

Quando se tem clientes de empresas, com certeza haverá documentos contábeis Federais. É onde o contador tem a obrigação de lembrar e fazer esses documentos de acordo com a lei. Assim como outros assuntos contábeis, o sistema também atende toda a demanda de obrigações contábeis federais.

Conclusão sobre a Contabilidade e o profissional on-line

O que concluímos sobre a Contabilidade on-line e mais seus profissionais contábeis, é que sim, vale muito a pena pesquisar e adquirir esse serviço. Por quê? Porque além da praticidade, daqui para frente, os prestadores de serviços serão tudo via internet.

Por isso, temos que estar preparados para conhecer e saber como escolher e adaptar as empresas e ao modo de vida. Como neste artigo, damos várias dicas de como procurar e reconhecer uma boa firma de prestação de serviço, também as ferramentas de serviços, a formalidade e tudo que é essencial.

Para mais informações sobre o nosso site e sobre o nosso trabalho, entre em contato com a Contabilidade – Seu Contador Online.

Aqui pode ter certeza que você encontra a seriedade e a firmeza que precisa para a sua empresa e finanças.

Como aumentar a produtividade da força de vendas? 12 dicas para alavancar o desempenho comercial da sua empresa

Para se tornar mais competitivo no mercado e alavancar o desempenho comercial da sua empresa, é fundamental que se busque constantemente melhorar a produtividade do seu time de vendas.

Se você não sabe ou tem dúvidas de como fazer isso, então você precisa prosseguir a leitura deste artigo até o final.

Nas próximas linhas, vamos mostrar 12 dicas valiosas de como aumentar a produtividade da força de vendas e impulsionar a performance dos seus vendedores:

  1. Recrute bons vendedores;
  2. Seja claro ao definir seus processos internos;
  3. Delegue responsabilidades por competência;
  4. Defina metas de vendas desafiadoras;
  5. Seja transparente com os vendedores;
  6. Implemente a gestão à vista;
  7. Ofereça um bom ambiente de trabalho aos vendedores;
  8. Incentive a competição saudável no time de vendas;
  9. Promova treinamentos constantes para os vendedores;
  10. Faça reuniões de feedback periodicamente;
  11. Evite microgerenciar a sua equipe de vendas;
  12. Crie um Acordo de Nível de Serviço com time de marketing.

12 dicas de como aumentar a produtividade da força de vendas

A produtividade em vendas deve ser encarada como prioridade da sua gestão de negócio. Isso porque o desempenho financeiro, a competitividade e a sustentabilidade da sua empresa dependem diretamente disso.

Confira a seguir 12 dicas essenciais de como aumentar a produtividade da força de vendas.

1 – Recrute bons vendedores

Os esforços para tornar sua equipe de vendas mais produtiva começam logo no processo de recrutamento de talentos.

Procure recrutar vendedores proativos, com espírito de liderança, sólida experiência e que se identifiquem com os valores da empresa.

Assim, eles se entregarão mais facilmente à equipe e estarão entregando resultados mais rapidamente.

2 – Seja claro ao definir seus processos internos

Processos internos confusos e não definidos com clareza podem comprometer a produtividade dos vendedores. Esclareça para o seu time o fluxo de atividades e as responsabilidades de cada colaborador.

Assim, sabendo exatamente o que se espera dele e quais são as suas metas, o vendedor poderá focar nesses objetivos, sentindo-se mais seguro e confiante para trabalhar.

3 – Delegue responsabilidades por competência

Na hora de definir as responsabilidades de cada integrante da força de vendas, faça isso considerando as competências dos seus colaboradores. Ou seja, leve em consideração as habilidades, experiências e comportamentos de cada vendedor.

4 – Defina metas de vendas desafiadoras

A produtividade da sua força de vendas também está atrelada à qualidade das metas que são impostas aos vendedores. Evite colocar metas muito fáceis ou impossíveis demais; elas precisam ser metas desafiadoras para manter a equipe engajada.

5 – Seja transparente com os vendedores

Seja transparente ao explicar para o time de vendas a importância das metas estabelecidas, a relação com os objetivos estratégicos da empresa e o que você espera de cada um dos vendedores.

6 – Implemente a gestão à vista

Na mesma linha da dica anterior, a gestão à vista é uma forma de garantir maior transparência ao desempenho da força de vendas em direção ao alcance das metas estabelecidas.

Disponibilize um mural em que todos possam acompanhar a evolução dos resultados de esforços individuais e coletivos.

7 – Ofereça um bom ambiente de trabalho aos vendedores

Não há como aumentar a produtividade da força de vendas sem um ambiente de trabalho organizado, limpo, harmonioso e com as ferramentas e equipamentos que favoreçam o trabalho dos vendedores.

8 – Incentive a competição saudável no time de vendas

A competição saudável também contribui para a melhoria da produtividade. Faça uso da gamificação para incentivar os vendedores a baterem as metas e ofereça recompensas para aqueles com melhor desempenho.

9 – Promova treinamentos constantes para os vendedores

Invista em programas de treinamento e capacitação para a sua força de vendas. Essa é uma forma de manter os vendedores atualizados sobre as melhores práticas e estratégias comerciais que vão impactar positivamente os resultados da empresa.

10 – Faça reuniões de feedback periodicamente

É extremamente importante para a melhoria da produtividade dos seus vendedores que sejam realizadas reuniões periódicas de feedback. Esses encontros são importantes para alinhar estratégias e apontar o que pode ser melhorado individual e coletivamente.

11 – Evite microgerenciar a sua equipe de vendas

O microgerenciamento é uma prática muito contraproducente. Confie e dê autonomia para que seus colaboradores possam tomar decisões no dia a dia sem precisar ficar consultando o líder a todo momento.

12  – Crie um Acordo de Nível de Serviço com time de marketing

Quando o time de marketing encaminha para a equipe de vendas leads pouco qualificados e que ainda não estão maduros o suficiente para receberem uma proposta comercial, acaba-se perdendo muitas oportunidades de negócio.

Por isso, procure firmar um Acordo de Nível de Serviço entre marketing e vendas para estabelecer os critérios que vão definir o nível de qualificação dos leads encaminhados para os vendedores.

DICA EXTRA: Use a tecnologia!

A melhor maneira de aumentar a produtividade de seu time de vendas é por meio de um sistema de CRM. Com ele todas as interações com os clientes ficam registradas, além de uma série de outros KPIs, facilmente consultáveis em relatórios.

Isso sem falar no funil de vendas, pronto e intuitivo, entre outras vantagens que você pode conferir neste vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=bgGjtiS_kds&t 

Bom, essas são as nossas 12 dicas de como aumentar a produtividade da força de vendas. O que você achou?

Coloque em prática as recomendações que citamos aqui e alavanque o desempenho comercial da sua empresa.

Este artigo foi escrito por Júlio Paulillo, Co-founder e CRO do Agendor, uma plataforma de CRM que atua como um assistente pessoal para equipes de vendas, dando visibilidade e controle na gestão desde o primeiro dia de uso.

O que é Customer Support e qual a sua importância no atendimento ao cliente?

Qual a importância de um atendimento de qualidade nos dias de hoje? Pode-se dizer que a experiência do cliente é tudo, e investir numa equipe de suporte de qualidade pode ser um grande diferencial. Por esse motivo, muitas empresas têm apostado no Customer Support, a fim de se destacar no mercado por meio da excelência no atendimento ao cliente.

O principal papel do Customer Support está na oferta de um canal imediato de contato, para que o cliente tire suas dúvidas de forma satisfatória. Isso reflete na no Customer Experience da empresa, e torna a fidelização de clientes um reflexo positivo da qualidade de atendimento.

Uma estratégia pensada para educar e conquistar os clientes, tudo com base no relacionamento e na interação, sempre pensando em gerar valor.

Ficou interessado em conhecer mais sobre essa estratégia de atendimento ao cliente? Continue a leitura e entenda por que investir em Customer Support.

O que é Customer Support?

Customer Support, conhecido no Brasil como suporte ao cliente, é a área da empresa responsável por receber todas as dúvidas dos consumidores, sejam essas dúvidas, reclamações, sugestões ou esclarecimentos sobre algum produto ou serviço.

Trata-se de um setor extremamente estratégico, que segue uma lógica de problema – solução ou pergunta – resposta. Sempre preocupado em oferecer um atendimento empático, tornando cada atendimento único, o que torna o alcance da excelência de suporte muito mais fácil.

Quem atua no setor de suporte, precisa estar disposto a atender bem, afinal, o Customer Support lida com todos os tipos de interações, às vezes positivas e outras vezes negativas. No passo que as necessidades dos clientes mudam, as expectativas também mudam, e o suporte é o responsável por entender essas mudanças e fazer a ponte empresa/cliente.

Qual a importância do Customer Support?

Um suporte ao cliente empático, costuma se conectar muito mais facilmente com o cliente, tornando o atendimento mais agradável e refletindo diretamente no Customer Experience. Esse é um dos principais objetivos do Customer Support, alcançar a satisfação plena dos consumidores.

Mais que oferecer um espaço para os clientes informarem suas dúvidas e dificuldades, a ideia do suporte é aproveitar as informações dos consumidores para resolver os problemas e pontuar melhorias para o futuro da empresa.

Outro fator para destacar, é o aumento de clientes fiéis à marca, tudo graças à experiência vivenciada. Esse fator é reforçado pela pesquisa da PwC, que afirma que 73% dos 15 mil entrevistados garantem ser a experiência o principal motivador numa decisão de compra.

Confira este conteúdo para entender mais sobre Customer Experience.

Benefícios do Customer Support

Além dos pontos mostrados como importantes no tópico anterior, o Customer Support pode oferecer outros benefícios para uma empresa. Confira alguns.

Construção de uma reputação positiva

Cliente satisfeito é o objetivo de toda empresa! Partindo desse fato, quem aposta em Customer Support passa a oferecer atendimentos com mais qualidade e empatia para seus consumidores, isso mostra preocupação com o cliente.

Mesmo que o suporte oferecido seja para resolver algum tipo de problema, quando o atendimento é bom, muitas vezes o cliente releva o problema.

É muito mais provável um cliente indicar um produto que já consumiu, de uma marca que se importou em atendê-lo bem, e principalmente, resolveu rapidamente seus questionamentos, do que uma empresa da qual consumiu, mas não houve um pós-venda agradável.

Competitividade no mercado

Se o foco do Customer Support é o atendimento ao cliente de qualidade, a fim de atingir a experiência positiva do consumidor, como a empresa consegue se tornar competitiva? Exatamente pelos motivos mencionados. 

Empresas que atendem melhor, tem notas melhores, são mais divulgadas, são mais lembradas. Um grande diferencial competitivo num mercado tão digitalmente influenciável que vivemos.

Menos insatisfação e mais fidelização de clientes

Mencionar esse benefício, apesar de óbvio, é necessário, pois nunca é demais repetir.

Insatisfação de consumidor rapidamente pode se transformar em menos vendas, e até mesmo em churn. Por tanto, um setor de Customer Support  preparado, bem treinado, e disposto, pode ser um grande diferencial de atendimento.

Apoiando uma equipe bem treinada a um bom software de atendimento, que disponibilize boas estratégias que melhorem o suporte da empresa, como por exemplo o Zendesk para atendimento ao cliente, a possibilidade de elevar a fidelização dos consumidores se torna ainda maior.

Leia também: 6 maneiras de treinar equipes de atendimento e suporte.

A ligação entre Customer Success e Customer Support

Estratégias diferentes, mas que quando usadas em conjunto podem tornar a experiência do consumidor única.

Primeiro é preciso diferenciar essas estratégias. Como já vimos ao longo do texto, o Customer Support se dispõe a ouvir as dúvidas e reclamações dos clientes, mostrando se importar com o que pensam os consumidores. Já o Customer Success é focado em conquistar o sucesso com o apoio do cliente, sendo o consumidor o direcionador desse sucesso.

E como ocorre a ligação entre essas estratégias de atendimento? Quando uma empresa se concentra apenas em oferecer suporte, mas não tem interesse em ouvir o cliente para seguir na direção certa, o Customer Success pode ser impactado.

Da mesma forma, quando a empresa só pensa em oferecer satisfação para seus consumidores, e deixa seus objetivos próprios de lado, pode ser que a empresa se torne refém dos seus clientes.

Unindo suporte e sucesso, o alcance da excelência se torna reflexo. Boas ações estratégicas em conjunto, tendem a elevar não só a qualidade dos atendimentos, mas também a fidelização de clientes. Portanto, somar estratégias de Customer Success e Customer Support, tendem a resultar na melhor experiência do cliente.

Esse artigo foi escrito pela Zendesk, empresa responsável pela criação de softwares de suporte, vendas e engajamento que têm o objetivo de melhorar o relacionamento de empresas com seus clientes.

Como escrever copy para vender curso? 5 dicas para deixar seus textos mais atrativos

Você criou um infoproduto, hospedou em uma boa plataforma e está tudo pronto para receber alunos, mas ainda não sabe como atrair seu público? Então, chegou a hora de aprender como escrever uma boa copy para vender curso. 

Afinal, de que adianta ter um curso EAD muito bem estruturado, se você não sabe como vender o seu produto, não é? 

Por isso, hoje vamos falar sobre escrita persuasiva e como um copy estratégico para vender curso pode aumentar as suas vendas. Vamos lá!

Como escrever um copy para vender curso? 

Um copy, seja para vender curso ou qualquer outra finalidade, é um texto que tem o objetivo de convencer o leitor a realizar uma ação. 

Ele serve como um estímulo para que o público faça exatamente o que o copywriter deseja. No caso dos infoprodutos, uma conversão em venda. 

Por isso, um copy para vender curso ou outro produto digital deve, além de mostrar todo o seu poder de transformação, levar o leitor ao ato da compra o mais rápido possível, eliminando possíveis objeções que possam dificultar a venda. 

Parece complexo, não é? Mas não precisa se preocupar, pois existem algumas estratégias que podem ajudar a escrever um poderoso copy para vender curso. A seguir, veja algumas delas. 

5 dicas para escrever bons copy para vender cursos online 

1.  Entenda qual a transformação que a sua persona precisa

Existem muitas estratégias para escrever um copy para vender curso, mas a mais poderosa, sem dúvidas, é “tocar a ferida” da sua persona. 

Isso significa que você precisa ter em mente qual o público do seu infoproduto, entender seus sonhos e receios, pois cada um desses aspectos irá fazer a diferença na hora de criar um texto persuasivo. 

Depois disso, você conseguirá escrever um copy para vender curso que realmente conecta com o público-alvo, e essa conexão é o que o levará a fazer a conversão esperada. 

Ainda não sabe qual a persona do seu curso online? Veja no vídeo abaixo, do canal Ecommerce na Prática, alguns passos simples que podem te ajudar a descobrir:

https://youtu.be/g_L3Xe_-1mU

2. Seja objetivo e instigante 

Quando falamos em venda de produtos digitais, o objetivo não é apenas a venda, mas a venda rápida, sem objeção. 

Ou seja, o esperado de um leitor que chega até a landing page de um curso, é que ele não abandone a página antes de comprar o material. 

Por isso, outra estratégia importante para criar um copy para vender curso é ser intencional. Isso significa ir direto ao ponto, escrever um texto que irá provocar o leitor a tomar a decisão sem pensar muito no assunto.

Para que isso aconteça, é indispensável aprofundar- se na essência do copywriting e aprender, de fato, a escrever textos persuasivos. Alguns passos para isso são:

  • pense em um bom título que chame atenção;
  • gere conexão com palavras e termos importantes para a persona;
  • faça chamadas e perguntas provocativas;
  • priorize as informações mais importantes sobre o curso. 

3. Apresente os benefícios do produto 

Uma das estratégias mais importantes para um copy que gera resultados é deixar de focar nas especificações do produto, e destacar os benefícios que ele pode trazer. 

Afinal, o público-alvo do seu curso só irá comprá-lo caso acredite que o infoproduto irá transformar sua realidade, e colocá-lo mais próximo da realização dos seus sonhos e desejos. 

Por isso, é indispensável que um copy para vender curso apresente as vantagens de adquiri-lo e quais necessidades ele ajudará a suprir. 

No entanto, é preciso ter muita atenção: só prometa aquilo que o produto conseguirá cumprir, ou sua autoridade pode ser colocada em risco e as vendas nem mesmo acontecer.   

4. Use imperativo e frases de ação 

Como vimos, o objetivo de um copy para vender curso é levar o público a tomar uma atitude, certo? Pois, para isso, também existe uma dica muito interessante: utilize verbos no imperativo para estimular essa ação. 

Quando você utiliza frases de ação em um copy, automaticamente, passa a transmitir um sentido de urgência. Quer ver um exemplo? 

“Você melhoraria seus resultados com esse curso de marketing digital”

“Melhore seus resultados com esse curso de marketing digital” 

“Você poderia organizar suas finanças com nossa planilha”

“Organize suas finanças ainda hoje com nossa planilha”

Deu para perceber como os verbos imperativos podem tornar um copy para vender curso muito mais convincente? Ao ler frases de ação, inconscientemente a sua persona se sentirá estimulada a tomar aquela atitude, pois irá mostrar exatamente o que ele deve fazer. 

Por isso, prefira usar termos como: compre, adquira, comece, descubra, explore, e por aí vai. Assim ele não precisará pensar muito no próximo passo a tomar. 

5. Aposte nos gatilhos mentais 

Outra dica para escrever um copy para vender curso é utilizar os gatilhos mentais, técnicas que, quando bem utilizadas, desencadeiam emoções e reações no leitor.

Existem diversos gatilhos que podem ser utilizados em seus copys para atrair mais atenção e conseguir uma conversão maior, como, por exemplo:

  • gatilho da escassez;
  • gatilho da urgência;
  • gatilho de autoridade;
  • gatilho de antecipação;
  • gatilho de prova social, entre outros. 

Todos eles ajudam a tornar a tomada de decisão um processo mais rápido, e podem atuar na quebra de objeções que, certamente, acabarão surgindo.

Um gatilho que pode ser muito interessante para um copy de vendas é o da prova social, que valida para possíveis alunos do seu curso a transformação prometida. 

Assim, sempre que possível, utilize depoimentos e dados para mostrar como o seu infoproduto foi adquirido por outras pessoas, e os benefícios que trouxe para a vida pessoal ou profissional delas. 

Essa é uma das formas mais interessantes para aumentar a sua credibilidade no mercado digital. 

No vídeo abaixo, do canal Viver de Blog, você pode entender como os principais gatilhos mentais podem ser utilizados na prática:

https://youtu.be/cn3IEw6cq8A

Dica extra: antecipe as objeções em seu copy para vender curso

Por mais que você utilize as dicas acima para criar copy para vender curso, ainda assim pode acabar encontrando um grande obstáculo para concluir as vendas: as objeções da sua persona. 

Afinal, quando falamos em produtos digitais, é comum que as pessoas tenham muitas dúvidas, argumentos e receios. 

Para evitar que isso se torne um problema, uma dica extra pode ser escrever o texto do seu copy focado em acabar com as objeções do público-alvo. 

Ou seja, antecipar os questionamentos da sua audiência e já oferecer as respostas. Assim, a medida que ela for lendo mais sobre o produto, automaticamente já vai ter suas dúvidas respondidas e chegará na etapa da compra preparada para a conversão. 

Para isso, você pode investir no recurso de FAQ ao final da sua página de vendas. Dessa forma, você pode relembrar informações que já foram ditas no copy e acrescentar aquilo que pode se tornar a dúvida de alguém. 

No entanto, para que essa estratégia funcione, é indispensável que você entenda qual a sua persona, e saiba quais são suas possíveis objeções. No final, o segredo é conhecer a sua audiência!

Gostou das dicas para escrever copy para vender curso? Então, veja algumas delas na prática com alguns casos de sucesso de clientes da EAD Plataforma. Confira o vídeo abaixo e entenda mais sobre o assunto:

https://youtu.be/Dq4jwWHcCSs

Este conteúdo foi escrito pela equipe da EAD Plataforma, uma plataforma online de ensino a distância que te permite criar e vender cursos na internet. Simples, intuitiva e com preço acessível, a EAD Plataforma atua no mercado desde 2014 e já conta com mais de 1200 clientes.

Confeitaria: Uma porta de emprego na pandemia

Possibilidade de empregados frustrados se tornarem empreendedores de sucesso

A pandemia do coronavírus foi um momento de muitas portas fechadas. De acordo com o Ministério da Economia, mais de 800 mil pessoas perderam o emprego em decorrência do coronavírus e, desse modo, precisaram recorrer ao seguro-desemprego. Porém, segurados por, no máximo, 5 meses, esses profissionais precisaram encontrar rapidamente novas oportunidades de fonte de renda para poder manter o sustento de suas famílias.

A Confeitaria

Após largar uma carreira em um banco que, à época, parecia muito promissora, Janaina Pontes, cake designer e dona do Ateliê Janaina Pontes, decidiu empreender e investir no seu próprio negócio. Com mais de 11 anos no ramo da confeitaria, a tradicionalmente doceira entendeu, bem antes da pandemia, que investir no seu próprio sonho é a melhor escolha que qualquer um pode tomar. “A pandemia foi um momento que mostrou a todos os benefícios de ser o seu próprio chefe: é você quem traça o seu próprio caminho”, afirma a empresária.

Atualmente, mesmo após sofrer os abalos que milhões de negócios foram vítimas na pandemia, as suas portas continuam abertas. Agora, talvez, escancaradas. Isso porque, além de oferecer soluções gastronômicas e experiências culinárias únicas aos seus clientes, após perceber a defasagem de ensino no nicho da confeitaria para novos profissionais, a empresária decidiu tornar-se também professora desse ramo da cozinha.

Momento de inovar

“O ano de 2020 veio para nos mostrar que, independentemente dos nossos planos, precisamos ter a capacidade de conseguir, sempre que necessário, nos transformar”, argumenta Janaína. Por isso, a empresária e agora também professora, abriu vagas para um curso que ensina, desde leigos, que nunca tiveram contato com a confeitaria, até mesmo profissionais que desejam aperfeiçoar a técnica, a montarem o próprio negócio do ramo.

A confeiteira acredita que não existe concorrência. “Existe mercado para todos e cada negócio em si é único. Além de preço, localização e atendimento, são inúmeros os fatores que determinam a dinâmica de um negócio”, afirma. Desse modo, com um valor de R$ 297,00 de investimento, Janaína promete ensinar técnicas que podem fazer o empreendedor faturar até R$ 5000,00 ao mês.

“Muito além dos doces, o curso ensina em etapas todas as partes para abrir o seu negócio, incluindo a precificação”, afirma a empreendedora.

Em momentos de pandemia, a melhor capacidade que podemos ter é a de adaptação. A hora de mudar bate às portas e oportunidades não faltam. Esse pode ser o empurrão que faltava para tornar-se, finalmente, dono da sua própria carreira.

Para mais informações, acesse Fórmula dos doces insubstituíveis

Serviço: Janaina Pontes

Doces finos, Bolos Personalizados e Cursos de Confeitaria

Ateliê Janaina Pontes

@ateliejanainapontes

(41) 998714771