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Benefícios do SEO para minha empresa

Hoje, toda empresa precisa começar sua presença na internet. Nem sempre é fácil, tendo em vista a grande quantidade de desafios que existem. O dia a dia de um negócio é repleto de novidades, problemas que devem ser resolvidos e por isso muitos buscam otimizar processos ao máximo.

Uma das maneiras de realizar tal processo é utilizando o SEO. Sua empresa pode se beneficiar muito com essa estratégia já que, em uma, ela visa aumentar a quantidade de pessoas que visita e conhece sua marca na web. É uma das grandes vantagens que são associadas à tecnologia e a web.

De toda forma, se ainda não começou a usufruir desse recurso, saiba que está perdendo tempo! 

Com a grande quantidade de informações que existem na web hoje, é fácil aprender a realizar SEO. Além disso, pode contar com diversos profissionais para certas ações. 

Aqui iremos mencionar os benefícios do SEO para sua empresa e porque você deve contratar uma agência especializada em SEO, acompanhe!

O marketing e o SEO

Hoje o marketing digital é o grande diferencial de qualquer empresa. Quanto mais ele se desenvolve, mais fica claro a necessidade de manter ele vivo no mercado. 

O SEO é uma ferramenta que ajuda muito nesse processo, visto que ele serve para ajudar na divulgação de sua empresa.

Quando falamos em marketing na web, o que passa pela sua mente em primeiro plano? Redes sociais? O Google? Pois é, esses locais são controlados por algoritmos que o SEO pode lidar muito bem. Em outras palavras, todo o marketing começa a partir de simples ações nesse meio.

Mas que tipos de ação? O que é importante realizar para ter uma boa otimização? É exatamente sobre isso que iremos falar a seguir, além de mostrar os benefícios de cada ação que tomar para seu negócio? 

A verdade é que hoje, não é fácil separar o marketing digital do SEO!

Construindo a presença digital

A partir do momento em que decide colocar sua empresa no mercado, deve estar ciente da necessidade de criar o seu lado digital. Alguns empresários fazem esse processo de forma mais sutil, porém, em determinados há um grande movimento para essa estratégia.

Na verdade, essas marcas estão se preparando cada vez mais! O mundo está mudando, buscando uma inovação que tenha um lado mais tecnológico. Dito isso, é inevitável utilizar recursos como o marketing digital e o SEO.

Manter sua presença online é a principal vantagem de criar um bom SEO. Com um site ou blog bem estruturado nesse quesito, o mecanismo de busca terá facilidade em encontrar você na web, assim seus clientes ganham essa vantagem também!

Faça um blog

Quer uma boa dica para fortalecer sua otimização, faça um blog. Essa ferramenta, em si, já apresenta vantagens, mas apenas com a utilização da otimização para motores de busca que se torna possível ter vantagens mais visíveis.

Ela vai além da visita do usuário ao local. Quando está lendo algum artigo, vendo alguma imagem ou vídeo, ele também consegue notar a experiência que a empresa tem no ramo.

Dessa forma, há um fortalecimento no engajamento da empresa. É mais fácil comprar de uma marca que pareça séria, certo? 

Tenha um perfil nas redes sociais

Um perfil em qualquer rede social é interessante. No entanto, cada tipo de empresa se adequa a diferentes situações. Isso quer dizer que no final é possível ter um bom resultado em qualquer local, desde que tenha relação com que sua empresa trabalha.

Para quem gosta de lidar com o lado visual de produtos ou serviços, o Instagram é a melhor opção, por exemplo. 

Essa criação de perfil ajuda a fortalecer o SEO. Também é possível ter uma interação muito mais direta com seu público, gerando, sobretudo, empatia. É como se vocês fossem amigos, de fato!

Esteja sempre na primeira página

Claro, a vantagem mais clara é que você sempre estará na primeira página. Afinal, é assim que funciona o SEO. Ele irá ranquear as páginas de acordo com sua relevância e isso facilita muito o processo. 

Estando na primeira página, na primeira colocação para determinada pesquisa, seu número de visitantes irá aumentar bastante. E não estamos falando apenas de páginas de blog aqui, também entram na lista sites, e-commerces.

Lembre-se que a venda na web começa com a utilização correta do espaço. Sua presença digital é essencial para isso.

SEO para novas e velhas empresas

Há muitas vantagens em aplicar o SEO. Pequenas, médias e grandes empresas. Velhas ou novas marcas. Não importa! Hoje é muito importante que exista uma estratégia de SEO para seu negócio.

O preço a pagar não é alto e o recebimento é muito grande! Você terá ótimos retornos sobre investimento se investir em alguns pontos interessantes da otimização, como o uso do e-mail marketing.

É claro, é importante saber fazer uma boa estratégia para que os benefícios do Seo para sua empresa surtam os resultados esperados!

O que eu posso colocar no meu site: dicas para atrair clientes

Você está pensando em criar um site e está se perguntando o que eu posso colocar no meu site?

Se for o site da sua empresa, é importante deixar claro o que você faz, produtos e serviços que oferece, e por mais que tudo pareça muito óbvio para você, não é para seus clientes e muito menos para seus prospects.

Lembre-se que é seu site que vai convencer seus prospects a entrar em contato e fazer negócio com você.

Para te ajudar, vamos mostrar aqui elementos chave que devem fazer parte de um site, independentemente do seu setor!

O que eu posso colocar no meu site: o que não fazer?

Antes de saber o que eu posso colocar no meu site, saiba que uma das regras de ouro quando criamos um conteúdo para um site, é não copiar os concorrentes.

Embora seja bom saber o que seus concorrentes estão fazendo, a maneira como eles abordam as coisas, os argumentos que usam…você nunca deve copiar o conteúdo deles.

Como provavelmente o seu objetivo é usar todas as estratégias de como aparecer na primeira página do Google, saiba que o Google analisa e detecta os conteúdos parecidos e penaliza os sites que o fazem.

Se você for por esse caminho, estará correndo um grande risco de jamais ver seu site aparecer nas primeiras páginas de resultados.

Além disso, isso não é bom para seu negócio. Coloque-se no lugar de seu prospect em busca de uma empresa como a sua e que vai visitar um, dois, três sites que oferecem exatamente a mesma coisa.

Como ele vai escolher?

Cabe a você se diferenciar dos outros, e não apenas em relação ao preço, mas mostrar a sua expertise naquela atividade, os benefícios que a sua empresa tem a oferecer, de forma que os prospects se interessem em apenas alguns segundos.

Eles precisam saber que encontraram o profissional que compreende e atende às suas necessidades.

O que eu posso colocar no meu site: dicas para atrair clientes

Quais páginas devem aparecer no seu site para atrair clientes, gerar mais tráfego e vender mais?

É verdade que um site profissional bem estruturado é a sua vitrine, aberta 24/24h. No entanto, você deve criar páginas pertinentes para os visitantes do site e para subir na classificação do Google.

Nesse último ponto, para responder a pergunta sobre o que eu posso colocar no meu site, cada página do seu site é importante para posicionar seu site sobre palavras-chave associadas à sua atividade.

Dessa forma, ser mais visível nos mecanismos de pesquisa.

Para que seu site seja eficaz e para que ele gere mais contatos, pense em atualizar todas as informações, além de tornar seu site intuitivo e ergonômico para oferecer a melhor experiência ao usuário.

A navegação entre as páginas deve ser fácil e fluida, e que seus visitantes encontrem tudo o que precisam em apenas alguns cliques.

Lembrando também que para um site profissional, a qualidade do conteúdo é crucial, e cada página deve ter um objetivo bem preciso: apresentar seus produtos e serviços, fortalecer suas competências, levar o internauta a entrar em contato, etc.

O que eu posso colocar no meu site: quais as principais páginas?

Se você ainda está sem saber o que eu posso colocar no meu site, algumas páginas são fundamentais:

1.Home page

Essa página é como uma porta de entrada, tendo um papel determinante para dar uma boa impressão aos visitantes do site.

Ela deve mostrar ao internauta os produtos e serviços que você oferece, informações de contato e indicar claramente qual caminho seguir em direção a qualquer página do seu site.

Para isso, alguns elementos são indispensáveis:

  • O menu para navegar entre as páginas;
  • Sua logo;
  • Sua proposição de valor, que é o que permite aos seus clientes entender se o que você oferece atendem aos seus problemas;
  • CTAs para levar o internauta à ação;
  • Descrição de produtos e serviços;
  • Preços;
  • Informações de contato.

2.Páginas dos produtos e serviços

Essas páginas são muito importantes porque elas descrevem sua atividade e detalham seus diferentes produtos e serviços.

O objetivo aqui é fazer com que o visitante possa visualizar tudo rapidamente se os serviços e produtos propostos respondem à sua problemática.

Além disso, essas páginas representam um papel essencial para o SEO do seu site, porque elas servem para mostrar aos mecanismos de pesquisa qual é a sua atividade.

3.Uma página de apresentação

Sabia que essa é uma das páginas mais visitadas de um site?

Uma página de apresentação, também chamada de “Quem somos?”, é o que permite ao visitante perceber o lado humano da sua empresa.

Essa página inspira confiança e é um elemento determinante na tomada de decisão de um potencial cliente.

4.As páginas locais

As páginas locais são indispensáveis de você deseja ser bem posicionado localmente.

O SEO local é utilizado pelos motores de busca, como o Google, para apresentar resultados geograficamente pertinentes aos usuários.

5.Página de contato

São páginas estratégicas para atrair novos clientes e gerar demandas de contato da parte dos seus prospects.

Seja qual for a sua atividade, é por meio dessa página que os visitantes se decidem se vão entrar em contato ou não com você.

O formulário de contato deve ser adaptado à sua atividade e solicitar ao cliente potencial as informações que permitirão a você responder a sua pergunta.

Leia também: O que vender pela internet? 7 produtos que vendem muito

6.Artigos de blog

Ter um espaço de blog no seu site é uma excelente maneira de aparecer na primeira página do Google.

Ao postar conteúdo regularmente é ideal para que seus leitores conheçam a sua expertise e para melhorar o SEO em cima de palavras-chave pesquisadas pelos internautas.

Mais suas páginas de conteúdo são bem construídas, mais seu SEO melhora.

Todas essas ideias sobre o que eu posso colocar no meu site são essenciais para tornar seu site mais visível, atrair clientes potenciais e gerar mais vendas.

Caso encontre alguma dificuldade em colocar essas estratégias em prática, a dica é consultar uma agência de marketing digital para te orientar e aumentar suas chances de aparecer na primeira página do Google!

O que vender pela internet? 7 produtos que vendem muito

O que vender pela internet? O comércio eletrônico parece estar nadando contra a maré da recessão financeira. É o que mostra a Ebit, cujos números registraram um faturamento de 53,2 bilhões de reais no setor de e-commerce em 2018. Esse número é 12% maior do que em 2017.

Outro número interessante são as vendas por meio de dispositivos móveis, como celulares. Em 2019, 42,8% das compras pela internet no Brasil foram feitas dessa forma.

Todo esse crescimento comprova que a internet é um canal ideal para quem quer ganhar mais em tempos de crise econômica. Mas para se destacar na web, é preciso oferecer preços razoáveis, boas condições de pagamento, ótimo atendimento ao cliente e, claro, um bom mix de produtos e ideias de negócio.

Os produtos que mais vendem na internet nem sempre são os que mais movimentam. Curioso?

Por isso, nossa lista de mais vendidos na internet está organizada de duas formas: primeiro, pela ordem de vendas em cada setor; e segundo, pelo volume financeiro gerado pela categoria e Produtos para revender.

Se você está se perguntando como ganhar dinheiro na internet, a gente te explica: apesar das diferenças, todas as categorias podem ser rentáveis ​​e trazer bons resultados para o seu empreendedor se forem bem administradas.

1 O que vender pela internet: Moda

O que vender pela internet, você deve ter sido influenciado por lojas de roupas e/ou acessórios.

Ainda mais nas redes sociais, onde os anúncios de marcas de moda estão se espalhando a toda velocidade todos os dias. De fato, o nicho de moda é uma das principais categorias de produtos no mercado digital e possui bons canais de vendas na internet.

Aliás, de acordo com o sexto relatório NEOTRUST, a categoria mais vendida em 2020 é a de acessórios de moda, respondendo por 19,6% do faturamento total. Diversas opções de micronichos têm atraído a atenção de empreendedores em novos mercados, pois há vários caminhos a serem explorados.

Os principais pequenos nichos incluem: lingerie, plus size, streetwear, beachwear… e também se expande para outros produtos, como calçados e acessórios. Ou seja, não faltam opções de O que vender pela internet nesse nicho! Mas atenção: para O que vender pela internet, é preciso focar em apenas um nicho, ao invés de tentar abranger várias categorias de moda.

2 Produtos de Pet Shop

Você já deve ter notado que as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a saúde de seus pets…

Esse interesse em agradar os animais de estimação aqueceu um mercado já em crescimento na internet: produtos para pet shops;

Segundo estimativas do Instituto Pet Brasil, esse segmento cresce a uma taxa anual de 7%.

Mesmo em meio à crise de 2020, as vendas de produtos para animais de estimação deram um salto…

De acordo com levantamento da Euromonitor International, o Brasil é o segundo maior mercado de suprimentos para animais de estimação do mundo, respondendo por 6,4% das vendas. O primeiro são os Estados Unidos, que respondem por 50% do mercado global.

Além disso, entre março e abril deste ano, o gerente de crescimento da Zee.Dog, Pedro Campos, disse ao Metropoles que o número de pedidos feitos pelo aplicativo aumentou 40%.

Isso sugere que o consumo via celular está crescendo (o que se tornou uma realidade para o e-commerce).

3 vendas de cosméticos

A revenda online de cosméticos é um ramo bastante promissor, principalmente para quem gosta de usar produtos de higiene pessoal.

Além de contar com a forte presença de telespectadores femininos na internet, essa categoria também é abraçada por muitos homens que gostam de cuidar da barba e do cabelo, por exemplo.

De acordo com o Webshoppers 41, o segmento de perfumaria e cosméticos teve um aumento de 30% na receita em 2019 e um aumento de 19% nos pedidos – um percentual em relação ao ano anterior.

Você deve ter se deparado com lojas de cosméticos no Instagram…

É uma rede social valiosa para quem vende maquiagem, pois as pessoas procuram dicas de beleza, tutoriais de maquiagem para o dia a dia ou para festas, passos de limpeza de pele…

Tudo isso faz parte do marketing de conteúdo, as ideias que viralizam nas redes sociais, permitindo que sua loja alcance um grande número de pessoas na internet.

4 produtos para casa e decoração

Esta categoria é interessante para O que vender pela internet porque é atrativa para suas próprias compras ou para presentear outras pessoas. O interessante dos utensílios domésticos é que eles são lançados com fotos bem nítidas e dimensões precisas, reduzindo o risco de não caberem no ambiente do comprador.

Os itens decorativos, por sua vez, devem ser enviados em embalagens reforçadas para evitar danos durante o transporte. Tomando esses cuidados, os empreendedores online têm boas chances de lidar com produtos que oferecem bons índices de vendas.

5 O que vender pela internet: Salão de Beleza

Cada vez mais pessoas e profissionais da indústria da beleza procuram produtos de beleza que possam ter em casa.

Produtos relacionados à vida saudável, responsabilidade social e sustentabilidade são um bom exemplo de uma subcategoria promissora.

Há um interesse crescente por questões que envolvem felicidade, saúde, questões ambientais…

Essa pode ser uma ótima oportunidade para O que vender pela internet seu produto na internet.

Isso porque você pode investir bem nessa área e se posicionar como um especialista no assunto, abordando-os dentro da sua marca.

Ou seja, você pode compartilhar seu conhecimento de estética com seu público no e-commerce.

Por exemplo, por meio do blog ou das redes sociais da sua marca, você pode criar conteúdos relevantes com dicas de beleza.

Uma dica é seguir as redes sociais de marcas conhecidas e também de influenciadores que falam sobre esse nicho, assim você pode ampliar seus conhecimentos e ficar por dentro de tudo que acontece nesse espaço.

O que é controle financeiro? 3 dicas de como administrar o seu dinheiro

Quando você descobrir o que é controle financeiro e como fazer um, a sua vida vai mudar. E para a melhor. Afinal, chega de dívidas ou dificuldade em criar uma reserva de emergência, não é mesmo?

Uma pesquisa feita pela Febraban constatou que 69% dos brasileiros gastam mais do que ganham ou conseguem apenas pagar suas contas, sem poupar dinheiro. O Índice de Saúde Financeira do Brasileiro (I-SFB) revelou que 6 em cada 10 alegam que o modo que cuidam da sua vida financeira não permite aproveitar a vida.

Ou seja, é preciso aprender a lidar com o dinheiro e saber qual a importância do controle financeiro para conquistar sonhos e objetivos.

Quer entender melhor para que serve o controle financeiro? Continue a leitura e aprenda, na prática, como organizar melhor as suas finanças.

O que é controle financeiro?

O controle financeiro é o ato de registrar, analisar e planejar o fluxo de receitas e despesas da família.

Isto é, ao adotar o hábito do controle das suas finanças, você entende exatamente de onde vem e para onde vai o seu dinheiro. E, ao adquirir esse conhecimento, sabe quais meses há um gasto maior ou menor, podendo se planejar com maior precisão para o futuro.

Logo, o controle financeiro é dinâmico e constante: ele precisa ser feito ao longo da sua vida e não apenas durante um ou dois meses.

Em resumo, explicamos o que é controle financeiro através de três hábitos essenciais:

  • registro de ganhos e custos mensais;
  • utilização do orçamento doméstico com maior eficiência e precisão;
  • consumo de forma mais consciente.

Para que serve o controle financeiro?

Você sabe o quanto gastou mês passado com gasolina? E com compras de mercado? Conhece os seus gastos fixos com moradia, transporte, alimentação, educação e saúde?

Ao entender o que é controle financeiro é possível perceber suas funções práticas. Até porque, você pode até achar que consegue memorizar todos os gastos, mas isso é simplesmente impossível.

Como comparar os valores de custo de vida de um mês para o outro? Como entender os itens que podem ser economizados? Como saber se é possível comprar um carro? Apenas com o controle das finanças.

A contabilidade real é completamente diferente da mental, baseada em achismos ou lembranças. Pequenos gastos diários são esquecidos e, portanto, não são calculados.

Confira os principais benefícios de adotar o controle financeiro na sua rotina:

  • entender a sua verdadeira realidade financeira;
  • conseguir planejar o futuro;
  • saber quais gastos podem ser mais econômicos e quais você precisa aumentar;
  • começar a poupar e a investir dinheiro;
  • conhecer o resultado financeiro mensal e anual.

Mas, o que é o resultado financeiro? É o desfecho do seu mês. Ele pode ter:

  • resultado deficitário: quando o total das despesas superam as receitas mensais;
  • resultado neutro: quando você consegue “fechar” as contas, mas não pode arcar com imprevistos ou investimentos;
  • resultado superavitário: quando o total das suas receitas é maior do que as suas despesas no mês, possibilitando a criação de uma reserva de emergência ou aplicação de dinheiro.

Qual a importância do controle financeiro?

Percebeu qual a importância do controle financeiro para ter uma vida mais compatível com a sua realidade, sem a necessidade de endividamentos? 

Se ainda está com alguma dúvida sobre todas as vantagens proporcionadas pelo acompanhamento das suas finanças, trouxemos mais alguns motivos para você começar a registrar seus ganhos e gastos agora mesmo.

Um deles é o fato de descobrir qual categoria de gastos demanda mais dinheiro. Por exemplo, você gasta mais com água, luz, compras de mercado, lazer ou educação?

A partir desse entendimento, você consegue visualizar quais hábitos podem ser mudados e quais são relevantes para o bem-estar de todos. O que é mais importante para você: gastar com compras de mercado ou lazer? O que pode ser reduzido no mercado para liberar mais dinheiro para viagens ou shows?

É importante compreender que economizar em uma categoria é diferente de poupar dinheiro. Economizar é encontrar formas de reduzir ou eliminar gastos. Poupar é guardar o dinheiro para usá-lo no futuro.

Logo, o controle financeiro possibilita que você faça uma alocação mais eficiente e racional da sua renda. E, dessa forma, aprenda como alocar seus recursos com mais planejamento, incluindo metas e objetivos a serem conquistados.

Como fazer o controle financeiro?

Depois de aprender o que é controle financeiro, vamos às dicas de como começar o seu? 

  • Crie suas categorias de despesas

As categorias variam de acordo com as suas necessidades. Evite usar termos genéricos para conseguir aumentar a precisão do seu registro e da sua análise no final do mês. Veja alguns exemplos de categorias:

  • de receitas: englobam o seu salário e outras formas de remuneração mensal, como férias, 13º, benefícios, trabalhos freelancers, renda de investimentos etc;
  • de reserva financeira: a quantia destinada às suas aplicações em poupança e renda fixa ou variável para aposentadoria, reserva de emergência, viagem, faculdade etc;
  • de despesas: aqui podem-se incluir também subcategorias, como moradia (aluguel, contas, IPTU e manutenção), alimentação (mercado, restaurantes e lanches), educação (cursos, livros, escola e faculdade), saúde (plano de saúde e farmácia), compras, internet, transporte, entre outras;
  • de empréstimos e financiamentos: é importante criar uma categoria apenas desse assunto para entender a origem e os valores das dívidas e prestações.
  • Entenda o seu fluxo de caixa pessoal

Após determinar as suas categorias, é a hora de começar a anotar cada receita e despesa de forma organizada e acessível.

Ao finalizar o período de anotações, é possível analisar o fluxo de caixa do mês. Ele é um demonstrativo de tudo o que foi gasto e recebido para entender o motivo do resultado financeiro.

É importante manter a constância e a disciplina nas anotações diárias. 

  • Faça seu orçamento pessoal ou familiar

Após conhecer a sua situação financeira, é possível desenvolver um plano de orçamento, incluindo metas, prazos e objetivos financeiros para o futuro.

Além disso, esse orçamento permite que você aprenda a consumir de forma mais consciente, que acompanhe as suas receitas e o seu estilo de vida.

Ferramentas para controle financeiro

Entendeu o que é controle financeiro e como você deve fazer o seu? Para facilitar esse processo, separamos dicas valiosas e práticas para você começar hoje!

  • Anotações em cadernos: registro manuais do seu fluxo de caixa. Apesar de ser uma forma mais rápida e acessível, esse processo pode causar desvantagens, como dificuldade em realizar os cálculos e fazer análises mais completas e o estrago ou perda do próprio caderno.
  • Planilhas eletrônicas: nas planilhas, como o Excel, é possível organizar melhor os seus registros e automatizar cálculos e categorias.
  • Aplicativos de finanças pessoais: há muitas opções de aplicativos gratuitos que disponibilizam relatórios, gráficos e alertas. Alguns deles ainda fazem conexão direta com sua conta bancária para ajudar a registrar as entradas e saídas mensais.

Além dessas ferramentas é possível aprender ainda mais com cursos sobre educação financeira, por exemplo. Assim, fica mais fácil entender os conceitos e aplicá-los na sua rotina.

O mais importante ao saber o que é controle financeiro é compreender que é fundamental ter disciplina. Só assim consegue-se aliviar a pressão do presente e planejar melhor o seu futuro com maior tranquilidade e assertividade.

E você, já faz o controle das finanças pessoais? Busca entender mais sobre esse assunto? Já definiu seu objetivo e planejamento financeiro? Aproveite e comece hoje!

Entenda qual é a importância da marcação de ponto para a sua empresa

Você ainda não controla o ponto da sua empresa? A prática, além de ser obrigatória em alguns casos, impacta profundamente na gestão do negócio e nas relações trabalhistas.

Confira uma lista de 6 itens que tornam o controle de ponto indispensável para a sua empresa. Boa leitura!

Atendimento a legislação

Se você possui uma empresa com mais de 10 funcionários atuando em regime CLT, o controle de ponto é obrigatório.

O funcionamento da marcação de ponto é regulamentado pela portaria 1510 do Ministério do Trabalho, confira o que ela diz:

“Portaria 1510

Art. 1º Disciplinar o registro eletrônico de ponto e a utilização do Sistema de Registro Eletrônico de Ponto – SREP.

Parágrafo único. Sistema de Registro Eletrônico de Ponto – SREP – é o conjunto de equipamentos e programas informatizados destinado à anotação por meio eletrônico da entrada e saída dos trabalhadores das empresas, previsto no art. 74 da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943.

Art. 2º O SREP deve registrar fielmente as marcações efetuadas, não sendo permitida qualquer ação que desvirtue os fins legais a que se destina, tais como:

I – restrições de horário à marcação do ponto;

II – marcação automática do ponto, utilizando-se horários predeterminados ou o horário contratual;

III – exigência, por parte do sistema, de autorização prévia para marcação de sobrejornada; e

IV – existência de qualquer dispositivo que permita a alteração dos dados registrados pelo empregado.”

Controle de RH

Para além da obrigação por meio de leis, o registro de ponto é fundamental para a organização da jornada de trabalho dos recursos humanos da empresa.

Através deles diversos dados podem ser obtidos, como o horário de entrada e saída, as horas extras feitas, as faltas e o comprimento dos horários acordados para alimentação e descanso.

Transparência nas relações

A marcação de ponto também funciona como uma forma de documentar as relações com os seus funcionários. Dessa forma, fica mais fácil ter acessos às informações quando necessárias, trazendo mais transparência, quando o sistema utilizado é seguro e a prova de fraudes.

Uma das formas encontradas para manter a segurança dos dados e evitar possíveis maus usos do sistema de marcação é através de novas tecnologias, com o controle de ponto através do reconhecimento facial.

Diminuição de erros

A diminuição de erros é uma das vantagens trazidas pela marcação de ponto.

Se você, como gestor, tem dúvidas sobre quantos dias um profissional ganhou e quanto deve receber pelo período, basta entrar no sistema e realizar a checagem, diminuindo as chances de pagamentos com horas contadas erradas.

O trabalhador também ganha mais chances de se defender em caso de erro no controle, graças ao registro de todas as informações presentes no controle de ponto.

Menor número de processos trabalhistas

A diminuição de erros, leva por consequência ao menor índice de processos trabalhistas.

Por exemplo, um profissional pode alegar que as suas horas extras não foram computadas e pagas pela empresa. Se o negócio não possui um controle de ponto, o processo pode pesar contra a empresa.

Já se a empresa tem todos os dados do controle de mãos, será fácil checar quem está certo na história.

Controle da produtividade

Por fim, o controle de ponto auxilia no controle da produtividade. A partir dos dados gerados, será possível analisar, por exemplo, se um setor está realizando mais horas extras do que o esperado.

Indicando, nesse caso, que algo está acontecendo e precisa de uma solução.

Como montar um escritório de advocacia

Muitos advogados saem da graduação de Direito sem entender os elementos que compõem a administração de empresas. E com a decisão de seguir carreira no empreendedorismo jurídico, aparece o questionamento…Como montar um escritório de advocacia?

A princípio, o profissional precisa estar habilitado e regularizado na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). E para o investimento inicial, existe uma variação de acordo com o que é desejado por cada um, como o tamanho do escritório, área de atuação, localização do escritório e demais fatores envolvidos.

Necessidades para montar um escritório de advocacia

Para montar o escritório de advocacia é necessário ter em mente que terá de haver planejamento, investimento e financiamento. Esses pontos são cruciais e entendê-los é essencial!

O planejamento possui documentos que traçam as estratégias operacionais e projetam lucros, como o plano de negócio, que é a base de onde tudo ocorrerá.

Já o investimento trata-se de ter uma boa visão de como seu dinheiro será investido. Além disso, é preciso preocupar-se em manter o escritório. Portanto, cuidar do financiamento do seu negócio, de maneira que haja capital de giro, é indispensável!

Passo a passo para montar um escritório de advocacia

Separamos algumas dicas indispensáveis que são extremamente úteis para o processo de criação de um escritório de advocacia.

  1. Defina em qual área irá atuar

A decisão sobre a área em que o escritório irá atuar é de suma importância e implicará nas próximas decisões sobre o negócio. É necessário entender a fundo cada uma das áreas da advocacia antes de decidir sobre a atuação.

  1. Analise o mercado atual

Analise o mercado e escolha o meio do direito que melhor se encontra no momento. Além disso, após realizar a sua escolha, considere os efeitos da oferta e da demanda dos serviços advocatícios.

  1. Decida sobre as questões de sociedade da empresa

Antes mesmo do escritório de advocacia ser montado, é preciso resolver sobre trabalhar sozinho ou em sociedade. Esta decisão irá determinar a estratégia que será usada e qual é o investimento necessário para a abertura do negócio.

Se a decisão for montar o escritório em sociedade, é preciso escolher bem o sócio para que haja um alinhamento e conexão entre as partes.

  1. Elabora um acordo entre os sócios

Se o escritório de advocacia for montado em sociedade, é fundamental a elaboração de um contrato que contenha as definições das prerrogativas, dos direitos e das responsabilidades de cada um dos sócios. Este documento trará uma transparência em relação a esta sociedade, além da segurança jurídica da empresa.

  1. Cuide das finanças do escritório de advocacia

É indispensável o conhecimento de planejamento financeiro para não correr o risco de problemas relacionados a isso em um futuro próximo. Há quatro noções de planejamento financeiro que são indispensáveis:

  •         Saber fazer o adiantamento e reembolso de custas;
  •         Realizar a gestão de cancelamento de contratos e faturas;
  •         Ficar atento a honorários de sucumbência e ganhos de causas;
  •         Acompanhar os indicadores de negócio;
  1. Contrate bons profissionais

Uma empresa como um escritório de advocacia necessita de profissionais competentes e capazes de cumprir com as demandas. Para isso, esses profissionais precisam seguir os mesmos objetivos da empresa, portanto, seja criterioso na seleção de cada um dos profissionais que serão admitidos.

  1. Atenda às normas da OAB

Conhecer as normas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e compreender os limites de atuação do advogado é indispensável. Suas atitudes precisam estar sempre de acordo com a ética profissional, além de certificar de que todos da empresa também cumprem com a mesma.

É importante ressaltar que problemas éticos e de desrespeito, além de tudo que vai contra as normas da OAB, trazem prejuízos imensuráveis ao escritório de advocacia.

Como abrir um CNPJ para escritório de advocacia?

Para realizar a abertura de um CNPJ para escritório de advocacia, você precisará realizar um registro da empresa na Ordem dos Advogados do Brasil, obter o alvará de funcionamento com a prefeitura onde a empresa irá se instalar e, após realizar esses procedimentos, registrar junto à Receita Federal.

Para isso, serão solicitadas cópias dos documentos pessoais e dos documentos dos sócios, o Contrato Social firmado pelas partes e demais documentos.

Após o CNPJ ser aberto, você já terá cadastro como pessoa jurídica. E assim, com todo esse passo a passo, fica mais fácil entender quais são as decisões primordiais para montar o tão sonhado escritório de advocacia!

Entenda como reduzir tempo no faturamento de notas fiscais com ajuda da tecnologia

A emissão de nota fiscal (NF) é um processo comercial muito importante para a conformidade fiscal de um negócio, assim como na oferta de insumos do setor comercial. Diante disso, gestores buscam mecanismos de como reduzir tempo no faturamento de NF para agilizar e aumentar a eficiência dos processos.

Afinal, principalmente para empresas que precisam emitir um grande volume de notas diariamente, é corriqueira a ocorrência de informações inconsistentes ou divergentes quanto à documentação de clientes B2B (business to business), como com o CNPJ e número de Inscrição Estadual (IE).

Sem o preenchimento correto desses dados, por exemplo, o faturamento da nota é interrompido até que a situação se resolva e até o fechamento da venda pode ser comprometido.

Mas, afinal, como reduzir tempo no faturamento de nota fiscal para que seu departamento financeiro e comercial não fiquem vulneráveis a esses obstáculos? Leia o texto até o fim e conheça as melhores soluções! 

Entenda como reduzir tempo no faturamento

Antes de entrarmos no assunto principal do texto, é importante fazer uma breve introdução ao conceito de CNPJ e IE para que você entenda a importância da validação desses dois registros para tornar mais rápido o faturamento de nota fiscal. Acompanhe!

O que é CNPJ e IE?

Como já mencionamos, as duas principais informações do seu cliente a serem inseridas no formulário de emissão de nota fiscal são o CNPJ e a IE.

O CNPJ é o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica. Ele é um número de identificação de Pessoas Jurídicas junto às autoridades competentes, como a Receita Federal. Ele tem uma função similar ao do CPF no caso das pessoas físicas

O CNPJ é importante para que tenhamos acesso a dados que corroboram a favor da reputação de qualquer negócio, pois sabemos que ele está devidamente formalizado, endereço e informações sobre possíveis pendências tributárias. 

Já a Inscrição Estadual é um registro feito pelas empresas no âmbito da Secretaria da Fazenda da sua unidade federativa. É por meio desse documento que a Sefaz gere a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Portanto, assinalado a importância da validação desses dois documentos, separamos duas formas de resolver essa situação: uma manual, outra com o auxílio da tecnologia. Confira qual das duas é a melhor para quem quer aprender como reduzir o tempo no faturamento de notas fiscais da empresa!

Como reduzir tempo no faturamento de nota fiscal manualmente?

Diante dessas informações, caso você precise validar alguns desses dados para saber se os números estão corretos e ativos, basta fazer uma consulta rápida no site da Receita Federal.

No caso da Inscrição Estadual, ainda é possível consultá-la pelo portal do Sintegra (Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços). Para isso, basta clicar no estado de atuação do seu cliente no mapa que aparece na página inicial. 

Ao inserir a IE ou CNPJ que deseja validar, você será direcionado a uma página com todas as informações sobre a empresa-cliente. Pelas duas formas, é possível conhecer detalhes importantes sobre ele, como se seus registros estão devidamente ativos e se não há pendências tributárias relevantes.

Como reduzir tempo no faturamento de nota fiscal com a tecnologia?

Pesquisar pelas informações tributárias manualmente é uma excelente medida para quem quer aprender como reduzir tempo no faturamento. Entretanto, será que ela realmente é eficiente para empresas que precisam faturar uma enorme quantidade de faturas diariamente?

Sabemos que o trabalho manual, naturalmente, é mais suscetível a um erro de desatenção que pode aumentar a possibilidade de erros que dificultam o andamento mais ágil do dos processos. Essa tendência é ainda maior quando o contador responsável está lidando com muitos documentos.

Pois foi justamente pensando nisso que soluções tecnológicas como APIs de CNPJ e IE foram desenvolvidas. Cada vez mais empresas que buscam otimizar as etapas de emissão de nota fiscal investem nessas ferramentas para que toda a prática seja automatizada.

Com apenas alguns clicks, a plataforma conecta-se em tempo real a bancos de dados, como da Receita Federal e do Simples Nacional, para validar numerações importantes para a emissão de nota fiscal.

Como esse processo é feito com segurança e agilidade, a empresa consegue:

  • desafogar o setor financeiro;
  • fechar mais vendas de forma ainda mais rápida;
  • atualizar a base de dados cadastrais dos clientes que automaticamente se tornam em leads valiosos para negociações futuras.

Qual a melhor solução para o seu negócio?

Viu como reduzir tempo no faturamento de NF pode ser simples? Avalie bem quais são as reais demandas do seu negócio para saber qual das duas possibilidades bastam para que você atinja os resultados esperados.

Esperamos que aproveitem as dicas para otimizar a performance de suas operações. Até a próxima!

Este artigo foi escrito por Gabriel Marquez, empreendedor e fundador da NFE.io, sistema de emissão e controle de notas fiscais que automatiza tarefas repetitivas, contribuindo para que você ganhe tempo e diminua gastos.

Como reconhecer o golpe do empréstimo

Por conta da crise econômica, a procura por crédito aumentou e, com isso, a quantidade de golpes de empréstimo aumentou também.

O empréstimo pessoal pode ser usado de diversas formas, desde a compra da casa própria até para a dissolução de dívidas. Por conta do aumento da solicitação do empréstimo pessoal, surgiram muitas instituições especializadas em crédito. 

O grande empecilho para o consumidor é saber diferenciar as empresas idôneas das quadrilhas que estão apenas esperando o momento certo de aplicar esse tipo de golpe. 

Outro fator que pode maximizar a preocupação, é que em momentos de emergência podemos acabar aceitando uma oferta de empréstimo online e acabar gerando mais dor de cabeça. 

Em razão disso, saiba como reconhecer o golpe de empréstimo de uma vez por todas! Vamos lá?

O que é o golpe do empréstimo

Com aumento da demanda por empréstimo pessoal, nasceram quadrilhas especializadas nesses tipos de crimes. Elas aproveitam a brecha da internet e criam sites, e-mails falsos e através das redes sociais, elas divulgam linhas de crédito com a intenção de fecharem contratos e fazerem cobranças antecipadas.

Porém, como é de esperar, após “terminar” o procedimento, elas somem com o valor, sem liberar o tão esperado empréstimo. Outro problema acarretado com o golpe, é a utilização dos dados pessoais para a realização de novas fraudes e roubos.

Quais são os tipos mais comuns

Existem três tipos de golpes de empréstimo que são mais praticados pelas quadrilhas, tais como:

  • Falso empréstimo do WhatsApp;
  • Golpe do depósito antecipado;
  • Golpe do empréstimo consignado.

Falso empréstimo por WhatsApp

O falso empréstimo funciona da seguinte forma: a vítima recebe uma mensagem no WhatsApp que diz que há um limite de crédito pré-aprovado por uma empresa. 

No entanto, para a instituição financeira liberar o dinheiro, é necessário que se faça um depósito antecipado. No fim, tanto a empresa do empréstimo online como o dinheiro somem. 

Golpe do depósito antecipado

O golpe do depósito antecipado é realizado por empresas falsas que através da internet, elas oferecem facilidade na contratação de empréstimo pessoal. 

Contudo, ao invés de liberarem o crédito, é solicitado um valor para que o empréstimo seja debitado em sua conta. Logo após receberem o dinheiro, elas evaporam do mapa.

Golpe do empréstimo consignado

O golpe do empréstimo consignado é aplicado em aposentados, pensionistas e funcionários públicos. 

A partir de dados coletados de maneira ilícita, os golpistas conseguem vários dados pessoais, inclusive o CPF e fazem um empréstimo online em nome da vítima.  Assim que o dinheiro cai na conta da pessoa, o criminoso entra em contato como se fosse um funcionário da instituição de crédito, dizendo que houve um engano.  

Para haver a suposta devolução, é pedido que haja um Pix ou uma transferência bancária no valor depositado.  A partir do momento que a vítima faz a transferência, ela envia o dinheiro direto para a conta do criminoso e ainda fica com um empréstimo para quitar. 

A ficha da pessoa só cai, a partir do momento em que o banco começa a debitar as parcelas da folha de pagamento.

Como evitar cair em golpes de empréstimo

Calma!  Realmente os criminosos estão cada vez mais ágeis em suas modalidades de crimes, mas existem maneiras de não cair nesse tipo de golpe.

Pesquise muito sobre a empresa

Primeiro, antes de bater o martelo no momento de solicitar um empréstimo online, você deve pesquisar sobre a instituição de crédito. Um erro muito comum é não buscar informações. Inclusive, o site do Banco Central dispõe de dados sobre todas as empresas bancárias brasileiras. 

Outra forma é verificar em páginas como Reclame Aqui ou nas redes sociais, se há reclamações por parte dos seus clientes.

Nunca faça depósito adiantado

Lembre-se que você só deverá pagar algo para instituição de crédito após receber o dinheiro do empréstimo pessoal. Antes disso, nunca adiante nenhum pagamento já que como citado acima, essa prática é ilegal.

Não pague as parcelas em contas físicas

Toda instituição financeira precisa ter sua situação regulamentada na Receita e seguir todas as normas do Bacen. Por isso, jamais pague parcelas do seu empréstimo pessoal para uma conta física. 

Caso exista esse tipo de exigência, pode ter certeza de que a empresa não é idônea. Desconfie!

Procure empresas confiáveis

Saiba que pequenos detalhes podem evitar vários tipos de fraudes eletrônicas. Então, para ter certeza de que uma empresa é confiável, confirme se endereço eletrônico do começa com as letras https e não apenas http. 

Observe também se há um símbolo de cadeado no canto inferior da página, já que se ele estiver lá, significa que o site é seguro e os seus dados pessoais estão criptografados.

Desconfie de ofertas muito boas!

Toda transação financeira sempre requer cuidados, tanto por parte da instituição financeira como do cliente. Por isso, desconfie quando a oferta de empréstimo pessoal for boa demais!

Você concorda com essa afirmação acima? Deixe nos comentários abaixo para sabermos mais!

Como escolher o Coworking para sua Startup

CONSIDERANDO QUE PASSAMOS MAIS TEMPO TRABALHANDO DO QUE EM CASA

Escolha um escritório de coworking que você deseja ir é …

… o melhor conselho que lhe podemos dar, embora sem dúvida, a possibilidade de um dia experimentar o espaço, conversar com outros colegas de trabalho e vivenciar o ambiente que existe, é uma opção que muitos escritórios de coworking oferecem e, podem fazer a decisão ser muito mais fácil.

Detalhamos os fatores mais comuns que você geralmente leva em consideração ao tomar uma decisão.

No final, nosso conselho.

  1. Escolha o coworking por preço. 
  2. Escolha o coworking por proximidade.
  3. Escolha o coworking para o ambiente de trabalho.
  4. Escolha o coworking para o serviço
  5. Escolha o coworking para a comunidade.

Conclusões.

Escolha o coworking por preço

Escolher o coworking com base no preço é o mais comum, todos queremos pagar o melhor preço possível, normal. Portanto, o primeiro fator decisivo será o preço. Se for além do que planejamos pagar, descartamos a opção e, caso caia no nosso orçamento, continuamos avaliando outros fatores. É um critério lógico, mas também limitado.

No entanto, irá ajudá-lo a saber que a maioria dos escritórios de coworking tem preços muito ajustados entre si e com modalidades diferentes, por isso é muito provável que encontre bons preços de alguma forma.

Se procura cowork, escolher com base somente no preço o deixará insatisfeito, pois não terá levado em consideração outros fatores importantes como: o ambiente de trabalho, a comunidade, a proximidade etc. que são os que vai realmente fazer com que você aproveite e recupere o dinheiro que vai pagar. 

Não se esqueça que um coworking não é um escritório, é um espaço de trabalho colaborativo. Por isso, aconselhamo-lo, pelo menos, a adicionar mais um critério, como a proximidade, que é a dupla estrela, um local económico para trabalhar e outros, perto de casa. Se, para outros, você somar a colaboração, terá um local barato, para trabalhar perto de casa, onde poderá conseguir um emprego. Rodada !!, certo?

Escolha o coworking por proximidade

Não vamos rodeios, trabalhar perto de casa é um luxo inestimável, por isso tenha isso em mente, embora se as facilidades de coworking que você tem perto de casa não combinam com você, você terá que escolher entre conforto e outros critérios como: ambiente de trabalho e comunidade.

O flex life é a melhor forma conciliar de vida e trabalho, muito aumentará sua qualidade de vida, podendo resolver alguns dos problemas mais básicos em uma fase de sua vida, gostar de coisas como comer em casa, não perder tempo viajando, caminhando ou de bicicleta para o trabalho etc.

Tendo em conta que o coworking oferece soluções especialmente indicadas para os profissionais que estão a iniciar ou a lançar algum tipo de produto ou serviço no mercado, o fator flexibilidade vai dar-lhe uma mais-valia que pesa sobre os restantes critérios.

Ribeirão Preto é uma cidade que oferece muitas opções para encontrar o coworking que mais se adequa a si. Este é um comércio local e, hoje, você encontra mais de um dos principais bairros da capital, por isso é fácil encontrar o seu. 

O coworking mostra uma curiosa distribuição de bairros, predominando sua localização em andares comerciais, ao invés de escritórios, como pode ocorrer em outros países. Hoje faz parte da oferta e da fisionomia dos bairros, como os bares da região, os chineses, o açougue, a ferraria, a drogaria, a loja de colchões etc.

Portanto, é fácil morar perto de um, considerando que somos o terceiro país com mais escritórios de coworking do mundo.

Escolhendo o coworking para o ambiente de trabalho

Apetece ou não me apetece, é o que me perguntava.

Você quer trabalhar nesse coworking ou não? Pois, cuidado, passamos mais tempo trabalhando do que em nossas próprias casas, então certifique-se de que você se sentirá confortável, de que tem o que precisa e que atende a todas as suas necessidades, para poder fazer o coworking de sua escolha seu centro de operações.

Este critério de decisão é difícil de avaliar à distância de seu computador. Recomendo que, depois de ter feito a primeira projeção de escritórios de coworking onde o preço e a proximidade foram decisivos, vá ver o espaço pessoalmente. 

Marque uma consulta e venha conhecer o dia a dia do espaço, conhecer quem o gere, a equipa e as instalações, é muito importante. Visualize como seria um dia de trabalho lá e você terá uma noção muito clara se é uma boa decisão escolher esse escritório de coworking.

Não subestime este critério, pois trabalhar em um site que motiva e transmite sentimentos positivos é fundamental no dia a dia.

Escolha o coworking para o serviço

O coworking na perspectiva do negócio é um serviço, como os outros: restaurante, hotel, cinema etc. e como tal, é importante saber antes de decidir, pois influencia diretamente na sua satisfação como cliente e como utilizador.

Valorize o coworking como se valorizasse um restaurante: a comida é fundamental e a conta no final também é clara, mas o ambiente também é, e se os garçons sorrirem, se forem educados e atenciosos, se oferecerem ajuda na escolha do prato que você mais gosta Avalie como você foi recebido ao chegar, se está limpo, se cheira bem, se os pratos são bonitos, etc. … Há um grande número de fatores pelos quais você pode avaliar sua satisfação quando você vai a um restaurante.

No coworking acontece exatamente a mesma coisa, pois, como você já planeja visitá-lo para conhecer o ambiente de trabalho, no dia que for preste atenção nos detalhes, porque se receber clientes, eles também perceberão. 

Se a equipa é simpática, se sorriem, se vestem uniforme, se as casas de banho estão limpas, se o interior está arrumado, como te explicam as coisas, pergunta-lhes como lidam com os incidentes, se fazem reuniões, se podes conhecer o gerente do espaço, etc …, são sinais que te farão prever como se sentirá a médio prazo.

O coworking tem em seu DNA o rodízio, justamente pela flexibilidade de suas condições, mas em nossos sete anos de experiência vemos que a realidade é diferente, pois uma vez que você toma a decisão de sair de casa e trabalhar do coworking, então valorize o serviço que eles oferecem, qual é a experiência que você vai viver e sem dúvida isso o deixará muito perto de tomar a decisão certa.

Escolher o coworking pela comunidade

A comunidade, os colegas de trabalho: seus colegas, seus amigos, seus parceiros, seus parceiros, porque eles podem ser todas essas coisas ao mesmo tempo. Basta começar e ver todas as possibilidades que estar rodeado de outros profissionais e outras empresas lhe oferece.

Os colegas de trabalho são a alma da festa, são eles que dão cor e vida ao espaço e são um novo recurso de grande valor para si, que agora não tem e que depois de se tornar colega poderá aproveitar de. 

Vai ser difícil para você ter uma percepção 100% real até estar dentro do coworking, mas encorajo você a perguntar ao gerente, que está no espaço, qual a porcentagem de freelancers, empresas, startups que compõem a comunidade. Deixe que ele lhe diga se eles fazem eventos internos, se a conexão entre os profissionais é promovida e como.

A comunidade de colegas de trabalho é um sistema que muda dependendo de quem faz parte, com um nível de heterogeneidade que muda, dependendo de como os colegas de trabalho entram ou saem, mas em geral, independentemente de suas profissões, são um recurso que se você souber explorá-lo lhe dará muitas alegrias.

Pense que você pode contribuir com aquela comunidade de colegas de trabalho, se seus recursos e habilidades puderem ajudar mais profissionais e empresas, a melhorar a comunidade e torná-la mais rica, pois se assim for, você terá a chave para um recurso cheio de opções para crescer.

Conclusões.

Como escolher um coworking?

Para mim, a melhor decisão será tomada colocando um pouco de todos os critérios na bolsa. Mas antes de decidir, depois de ter visto várias opções e visitado alguns dos coworking facilidades que mais gostou, avalie a sua situação e responda o que pretende alcançar, pois a partir disso irá estabelecer as suas prioridades.

Porque é importante que não fique muito longe, sem dúvida, é fundamental também que seja bem servido de transporte público, é preciso que o ambiente seja criativo, apetitoso, que traga novidades e te ajude a ser inspirado, para motivá-lo a se aprimorar e crescer profissionalmente. 

Que tenho serviços que te ajudam no dia a dia e facilitam tarefas mais planas para ti e, claro, que a comunidade de profissionais, colegas de trabalho, te refresquem, te liguem, te atraiam e tenham a oportunidade de os conhecer e aprender e crescer ao seu lado.

Todos eles são fatores muito importantes na escolha de um escritório de coworking, mas todos devem estar sujeitos a apenas uma coisa: seus objetivos, o que você deseja alcançar e se esse coworking pode ajudá-lo a alcançá-lo.

Então, meu conselho é que você não se guie apenas por um critério.

Visite: https://afiliados-na-web.com/endereco-fiscal-em-ribeirao-preto-como-escolher-para-empresas/

Como funciona uma homologação de divórcio

A homologação de divórcio trata-se de um procedimento em que se reconhece um divórcio realizado em país estrangeiro, dando a ele efeitos em território brasileiro. Pode-se dizer que é um procedimento de “validação” deste divórcio, embora ele não seja inválido antes disso. Na prática, é a obtenção dos efeitos que muda, passando a valer no Brasil também.

O que é homologação de sentença estrangeira?

A homologação de sentença estrangeira nada mais é do que o ato que reconhece, no ordenamento jurídico brasileiro, sentença feita em outro país. Desta forma, a homologação de sentença estrangeira é a categoria que abrange, entre outros procedimentos, a homologação do próprio divórcio.

Quando essa decisão não é contrária à lei brasileira, ela pode ter executoriedade plena em nosso país por meio da homologação, como no caso de casamentos e divórcios feitos no exterior, que precisam gerar efeitos em território brasileiro.

Da sentença estrangeira para a homologação de divórcio

Para fins de aplicação, o divórcio é uma sentença. Isso porque ele é consolidado a partir de uma decisão judicial ou procedimentos internos com força equivalente, como o registro de um divórcio extrajudicial, no caso brasileiro.

Por isso, a homologação de um divórcio estrangeiro nada mais é do que “transferir” aquele divórcio feito em outro país para o Brasil. Pode parecer uma mera formalidade, mas a verdade é que os efeitos do divórcio são amplos e profundos. Eles envolvem patrimônio, capacidade de sustento e, até mesmo, a guarda sobre filhos daquele casal, como mostrado no trecho a seguir.

Em território nacional, normalmente pensamos no divórcio como algo único, que simplesmente dá fim a um casamento. A afirmação é verdadeira, e até pode ser o caso de um divórcio puro ou simples. Mas, na maioria das vezes, envolve outras questões, como um divórcio no exterior que aborda a guarda dos filhos precisa ser homologado no Brasil para que produza efeitos por aqui também. Caso contrário, não é possível utilizar a capacidade estatal de fazer valer as decisões para garantir o cumprimento delas.

Outro ponto é a partilha de bens, que é bastante dependente da homologação do divórcio, especialmente quando envolve bens no Brasil. A lógica é simples: não há como o ordenamento jurídico brasileiro saber que deve partilhar bens entre duas pessoas, se essa decisão foi tomada em outro país e se, sob a ótica nacional, sequer sabe que houve um divórcio.

Outra das questões envolvidas na homologação de um divórcio estrangeiro em território nacional é a oficialização da alteração do status civil. Obter de volta o status de solteiro significa oficializar aquela situação para fins legais, que envolvem, até mesmo, contrair um novo matrimônio.

Como realizar uma homologação de divórcio?

A realização da homologação de divórcio envolve uma série de etapas, devendo sempre contar com o acompanhamento correto. Por isso, o primeiro passo é a busca por um escritório especializado. A homologação de um divórcio exige uma análise criteriosa para o pedido correto, que tenha a solução mais rápida possível, com a menor quantidade de desgastes.

O escritório solicitará a documentação e analisará se o caso precisa da homologação ou puramente seu registro – situação em que não é necessário ajuizar a ação. Se necessário ajuizar, o escritório fará o requerimento junto ao STJ (Supremo Tribunal de Justiça), junto aos originais ou cópias autenticadas dos documentos necessários, traduzidos de forma juramentada para o português. Quando a ação terminar, pode-se solicitar a “Carta de Sentença”, que dá possibilidade de efeitos àquela sentença no ordenamento jurídico brasileiro.

Já o tempo para a realização de uma homologação de divórcio dependerá do caso específico! Uma das partes mais demoradas é a obtenção e tradução dos documentos corretos e devidamente autenticados. Além disso, há o prazo do procedimento em si, que pode ser tão breve quanto alguns poucos meses, ou até alguns anos. 

Há, ainda, casos que não exigem atuação judicial, como na homologação de divórcio puro e simples. Nesta situação, após a obtenção da tradução juramentada, basta fazer o registro no cartório, de forma extrajudicial, acelerando significativamente o tempo de espera.

Por fim, é recomendado contratar um advogado para realizar a homologação de divórcio, visto que, como a ação é requerida no STJ, é necessário ter a representação por parte de um advogado. Além disso, recomenda-se buscar por escritórios que contem com advogados especializados na área, de forma a acelerar a obtenção da homologação. Essa recomendação é válida inclusive para a homologação de divórcios puros, uma vez que ainda há uma exigência e acompanhamento da documentação e tradução juramentada para que se proceda ao registro do divórcio.