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Dicas simples para ganhar seguidores no Instagram

Tenha em mente que atualmente o Instagram é uma das maiores redes sociais, a plataforma conta com mais de 600 milhões de usuários. Além disso, compartilha uma média de quase 100 milhões de fotos por dia. Então, realmente é tão difícil ganhar seguidores no Instagram?

Bem, marcas e influenciadores enfrentam um desafio contínuo: mudanças algorítmicas imprevisíveis. Está ficando cada vez mais difícil entender como fazer o Instagram entregar seu conteúdo para mais pessoas.

Com o objetivo de ganhar mais seguidores dentro do Instagram, você deve aumentar seu perfil. E existem várias estratégias para te ajudar a dar suporte ao algoritmo, basta estudar quais realmente funcionam. Sim, é difícil se destacar entre tantos conteúdos excelentes, mas não é impossível.

Há diversas formas de ganhar seguidores dentro do Instagram, algumas podem não ser éticas e podem até penalizar o seu perfil. Portanto, recomendamos que você tome cuidado com práticas questionáveis, como comprar seguidores, usar bots e participar de grupos de engajamento.

Com o objetivo de lhe ajudar nesse crescimento, reunimos aqui algumas dicas que vão te ajudar a desbloquear seu negócio e atrair mais clientes no Instagram.

Dentro do mercado digital há diversos Cursos Online Grátis que são focados em melhorar o seu conhecimento dentro do alcance de novos seguidores.

1. Crie conteúdo de qualidade

Primeiro, para conseguir mais seguidores dentro da rede social, você deve criar conteúdos que sejam de alta qualidade. Afinal, não adianta aplicar uma estratégia de crescimento de perfil se o conteúdo da sua página não estiver agregando nada ao seu público. Portanto, concentre-se sempre em melhorar o seu conteúdo, adicionando sempre postagens educativas e divertidas.

Você deve compreender qual será a sua persona e identificar quais são as suas buscas: desejos, medos e comportamentos. Somente assim você poderá criar um conteúdo que poderá se identificar e se conectar com seu público.

2. Identidade visual

A identidade visual é um fator importante, pois essa rede social é conhecida pelo foco em imagens e vídeos. Com o objetivo de atrair cada vez mais novos seguidores dentro do Instagram, você deve ter uma identidade coerente que transmita sempre a mensagem que deseja.

Se você trabalha com o público infantil, saiba que a cor transmite alegria para as crianças. Por exemplo, uma maneira de evitar toda essa falta de conexão é alterar as cores usadas em todo o feed.

3. Use as hashtags corretamente

Agora que você sabe mais sobre a sua identidade visual e o seu conteúdo, vamos para as hashtags. É importante usá-los porque sua postagem pode acabar dentro da seção Explorar do Instagram.

Para fazer sua estratégia de hashtag funcionar:

  • Use em média de 5 a 10 hashtags por postagem;
  • Jamais use hashtags genéricas, como #dayday ou #beachfashion. Tente especificar com o seu nicho;
  • Altere as hashtags entre as postagens. Podemos destacar que o Instagram não gosta de perfis que tendem a usar sempre o mesmo conjunto de hashtags pois evita que as pessoas personalizem as suas postagens.

4. Poste sempre com frequência

Com o objetivo de conseguir mais seguidores dentro do Instagram, não existe saída: você deve sempre estar presente dentro da rede social. Quanto mais você postar, melhor o algoritmo fornece.

Segundo os Cursos Online Grátis da área de marketing, você deve postar em uma hora e data que funcione melhor para você. Você pode aprender sobre eles através de diversas ferramentas de análise do Instagram.

5. Interaja

Destacamos que o principal objetivo dentro das redes sociais será os relacionamentos. Assim, empresas e criadores que não se envolvem com seu público e não procuram a web acabam prejudicando porque o algoritmo prioriza o engajamento. Portanto, construir relacionamentos no Instagram é muito importante.

Tente comentar nas postagens de outras marcas e sempre busque apoio de pessoas que têm influência dentro do instagram. Caso contrário, você também não recebe suporte. Além disso, jamais deixe de responder a um comentário.

Manter as pessoas no vácuo não apenas reduzirá seu engajamento, mas também dará a impressão de que você não se importa com os seus seguidores e clientes.

6. Crie postagens e histórias interativas

Para ganhar mais seguidores no Instagram, você precisa alcançar novos tipos de público. Uma maneira legal é criar conteúdo interativo. O objetivo do conteúdo é fazer com que cada vez mais pessoas se envolvam com sua postagem, aumentando assim sua visibilidade.

Você pode usar algumas estratégias para criar essas postagens:

  • Permitir que as pessoas marquem amigos (desde que faça sentido no contexto da postagem);
  • Faça com que as pessoas sempre compartilhem sua história ou poste e marque seu perfil para ganhar conteúdo exclusivo (que pode ser material gratuito);
  • Crie histórias com enquetes, questionários, caixas de perguntas e outros recursos que sejam interativos.

Quando você obtém mais engajamento, o Instagram descobre que seu conteúdo é altamente relevante e vale a pena ser exibido para mais pessoas.

7. Crie Conteúdo Patrocinado

Se você deseja acelerar o crescimento, pode investir sempre em campanhas de marketing por meio do Facebook Ads. As ferramentas de publicidade do Facebook são completas, permitindo segmentar seu público de várias maneiras.

Você pode pausar, alterar campanhas e testar sempre novos formatos sem exceder seu orçamento. As campanhas de marketing do Instagram podem garantir seguidores mais rapidamente, mas lembre-se de que só vale a pena o investimento se você já tiver um ótimo conteúdo em seu perfil. Se não, priorize seu conteúdo.

8. Parcerias

Diversas empresas podem se beneficiar com parcerias com influenciadores e criadores. O Instagram é um antro de criadores de conteúdo e fãs fervorosos, então investir em marketing de influência tende a ser uma grande aposta.

Claro, isso requer muito dinheiro, dependendo do influenciador que você escolher. Mas pode ter certeza que ganhará mais seguidores dentro do Instagram. A verdade é que às vezes diversas pessoas confiam mais nas recomendações dos influenciadores do que nos anúncios. Portanto, considere esta estratégia.

Conheça 05 profissões relacionadas a área de direito

Quando falamos em direito, pensamos logo em advogados e juízes. Porém, há diversas outras profissões relacionadas a área de direito. Se você tem interesse na área e gostaria de saber mais sobre o assunto, então continue por aqui.

Separamos algumas profissões interessantes para que você possa saber melhor como funciona e assim, pensar sobre dar início a ela ou não. Fique atento e anote aquelas que mais te chamam atenção.

5 profissões relacionadas a área de direito

A área de direito é muito ampla e isso permite a formação de vários profissionais em vários setores diferentes. A graduação nesse ramo é algo que está muito em alta e justamente por isso, oferece sempre boas oportunidades de emprego.

Abaixo, separamos algumas das principais profissões que envolvem o direito e que não estão diretamente ligadas a só ser um advogado ou um juiz.

1. Perito grafotécnico

A profissão de perito grafotécnico é muito importante em diversos casos que estão em julgamento. Principalmente se o caso envolve documentações e outros tipos de provas que tenham a caligrafia de alguém.

Isso porque o perito faz a análise e identificação da veracidade daquele documento em questão. Assim, ele pode fazer análises isoladas ou até mesmo acompanhar todas as etapas de uma negociação.

O perito fica encarregado de descobrir as seguintes coisas:

  • Assinatura fraudulenta;
  • Escritura falsa;
  • Cheque adulterado;
  • Entre outros;

O profissional especializado em grafotécnica é treinado para que possa fazer análises minuciosas dos traços da escrita. Assim, é possível realizar a comparação de documentos oficiais para que se possa afirmar se a assinatura é ou não verídica.

Se você ficou interessado em conhecer e saber mais sobre essa área que remunera bem os profissionais, acesse o site para o curso de perito grafotécnico.

2. Perito judicial

O perito judicial é uma das profissões relacionadas a área de direito, pois o profissional fica responsável por auxiliar o juiz a elaborar de forma técnica, um parecer relacionado à área de especialização pedida para o caso.

Sendo assim, o juiz aguarda as avaliações feitas pelo perito para que então, possa dar continuidade à sentença e a determinação do andamento dos casos que estão em análise.

O trabalho do perito judicial é fundamental, pois o juiz não é um profissional que tem total domínio sobre outras áreas de formação. Então ele precisa ter o apoio de profissionais especializados para que possa decidir como prosseguir com cada caso.

Para se tornar um perito judicial é necessário que se tenha formação na área e tenha também um tempo mínimo atuando.

3. Perito Psicológico

O perito psicólogo fica responsável por realizar avaliações psicológicas em indivíduos envolvidos em processo judicial e ele pode fazer a emissão de laudos contendo contestações técnicas científicas que são capazes de ajudar os juízes em suas decisões.

Existem diversas situações nas quais solicita-se a presença de um perito psicólogo. Ele é extremamente importante em casos de:

  • Guarda de menores;
  • Regulamentação de visitas;
  • Divórcio;
  • Inquéritos policiais;
  • Interdição de pessoas;
  • Abuso sexual de crianças;
  • Dentre outros;

4. Perito criminal

O perito criminal é um dos tipos de profissões relacionadas a área de direito que mais as pessoas conhecem. Isso porque as cenas de crime se tornaram sucesso nas telinhas, fazendo com que muitas pessoas se apaixonarem por essa área.

Esse tipo de profissional tem como foco perceber no ambiente aquilo que passaria despercebido aos olhos de uma pessoa que não foi treinada. Dessa forma, crimes poderiam ser solucionados e pistas sobre o caso descobertas.

O perito criminal fica responsável por:

  • Fazer laudo pericial;
  • Examinar local do crime;
  • Reconstruir fatos;
  • Efetuar medições e ensaios laboratoriais;

Para se tornar um perito criminal é necessário fazer um curso de pós-graduação de perícia criminal e ciências forenses.

5. Procurador

O procurador é o profissional que atua para defender o interesse do município, estado ou da união. Sendo assim, ele realiza participação em ações judiciais que tenham ligação à:

  • Prefeitura;
  • Governos estadual;
  • Governo federal;

Dessa forma, um procurador possui uma remuneração que vai de acordo com a região em que está atuando. Os valores são bem expressivos e é possível manter um ótimo salário.

Então, para se tornar procurador é preciso que o indivíduo seja concursado ou que tenha sido escolhido por um governante para que ele pudesse atuar em cargos de função de confiança.

Por fim, a área de direito envolve muitas outras áreas e diversas outras questões que vão se completando ao longo da jornada em busca da justiça. Por ser então uma área muito ampla, é crucial que se tenha diversos profissionais preparados.

Isso porque uma única função não daria conta de tantas sub funções. Por isso que se você tiver interesse na área, mas não quiser propriamente atuar como advogado, você pode se especializar em outras coisas.

Algumas áreas acabam não necessitando especificamente que você tenha graduação em direito, por isso, existem cursos específicos que capacitam o profissional para que ele possa atuar no ramo.

Gostou deste conteúdo? Deixe seu comentário sobre sua área de interesse e compartilhe-o com mais pessoas.

Mapeamento de riscos: qual a importância para a organização e como fazer uma boa gestão de compliance?

É muito comum no meio corporativo que as empresas passem por uma situação de vulnerabilidade que fragilize seu potencial de sucesso. Por essa razão, o mapeamento de riscos se torna uma tática necessária para identificar problemas que possam prejudicar o andamento dos negócios.

Para que esse tipo de trabalho aconteça, é importante que a empresa analise seu modelo de trabalho e, após identificar seus processos críticos e áreas de sensibilidade, realize o mapeamento.

Mas como aplicar esse modelo estratégico na prática? Não se preocupe! Ao longo deste artigo vamos explicar o que é mapeamento de riscos, para que serve, tipos e como mudar.

O que é mapeamento de riscos?

Mapeamento de riscos é um modelo de identificação de ameaças às quais as empresas podem estar sujeitas, seja no âmbito legal, financeiro, jurídico, político, operacional, social, ambiental, entre outros.

Logo, o monitoramento de riscos é uma ferramenta que auxilia as organizações a analisar as possibilidades de prejuízo. Quando são identificados os riscos, torna-se mais fácil antecipar as consequências que possam afetar as metas.

Esse tipo de atitude faz a empresa estar à frente do problema, isto é, em vez de amenizar a situação, ela a elimina antes de existir.

Embora o mapeamento de riscos seja algo planejado pelos gestores, é importante que toda a organização se envolva na elaboração, pois o trabalho coletivo pode apresentar um diagnóstico mais claro e objetivo, proveniente da visão de todos que fazem parte do grupo.

Quais são os tipos de riscos? 

Uma empresa está sujeita a riscos de diversas naturezas. Vejamos os principais:

Risco Legal 

Acontece quando a empresa não respeita as leis e o código de conduta que regem suas operações, em consequência, leva à quebra dos termos contratuais.

O risco legal é dividido nas seguintes categorias:

  • Risco de litígio: a organização pode ser processada por atividades que prejudiquem outras pessoas;
  • Risco regulatório: problemas de ordem jurídica, como não cumprimento de mudanças na legislação;
  • Risco de fraude: insegurança jurídica nos investimentos da empresa por falta de clareza;
  • Risco tributário: não cumprimento das obrigações fiscais;
  • Risco trabalhista: processos gerados por enfermidades da legislação trabalhista.

Risco Operacional 

Oriundo de falhas ou inconsistências de processos, pessoas e sistemas, podendo ser causado por eventos externos.

Entre eles, estão atrasos nas entregas; erros e valores; danos a ativos físicos; falhas operacionais, de pessoas ou tecnológicas; interrupção de atividades, etc.

Risco de Imagem 

Corresponde ao risco reputacional, ou seja, tipo que pode prejudicar a imagem da empresa junto a fornecedores, parceiros, clientes, investidores, e a sociedade de modo geral.

A reputação é um elemento imprescindível para a concretização dos negócios, isso porque uma imagem errada gera perda de clientes, de receita, desmotiva os profissionais envolvidos e até se tornam problemas judiciais, o que acarreta o fechamento da empresa.

O que é compliance? 

Diante disso, podemos associar o mapeamento de riscos ao termo compliance.

Compliance, que vem do inglês to comply (estar em conformidade), é visto no ramo organizacional como a realização de atividades de acordo como as normas na legislação.

Para que a empresa estabeleça uma política de compliance, ela deve estar ciente não somente sobre a natureza do negócio, como tudo que a envolve sob vigência das normas estabelecidas.

O resultado de um bom plano elaborado de compliance tem benefícios como o aumento de credibilidade perante os fornecedores, investidores, clientes e parceiros, redução de custos, aumento de lucratividade e fortalecimento na produtividade, como qualidade de produtos e serviços disponíveis.

Como fazer uma boa gestão de riscos?

Uma ideal gestão de riscos em compliance começa com o mapeamento de riscos e, neste caso, muitas empresas usam ferramentas, como a da Linkana, úteis para realizar a qualificação de fornecedores e combater os riscos de parceiros inadequados. 

No entanto, na prática, você pode começar fazendo entrevistas com os colaboradores individualmente e depois com os gestores de cada departamento para coletar o máximo de informações.

O segundo passo é implementar controles internos para monitorar cada tipo de risco.

O mapeamento de riscos em compliance deve integrar uma metodologia que integre os tipos de riscos e tudo o que os permeiam. Somente assim é possível conquistar informações claras que irão fortalecer o programa de compliance, assim, otimizando os processos da organização.

Gestão de riscos em compliance é a solução certa?

Como percebemos ao longo deste artigo, qualquer empresa corre riscos, o que diferencia uma da outra é o modo de lidar com possíveis contratempos.

O monitoramento de riscos é, portanto, é um procedimento que determina a tolerância de uma empresa ao risco, analisa seus pontos mais frágeis e busca maneiras de transformar os problemas em soluções.

Nesse sentido, é fundamental a companhia perceber que dificilmente conseguirá reverter uma situação grave sem um mapeamento de riscos. 

Os gestores devem estar cientes de que lidar com os riscos não é somente obedecer às regras, e sim, uma ferramenta para aperfeiçoar as estratégias de crescimento da organização.

Por essa razão que a gestão de risco em compliance é a solução mais viável que, desde o início, faz com que todos os integrantes da empresa respeitem o código de conduta.

Este post foi escrito especialmente para o blog Ponto e Contra Ponto e é uma iniciativa da Linkana de apresentar como implementar o mapeamento de riscos na sua empresa

Como colocar preço no Instagram? – Aprenda passo a passo

Como colocar preço no Instagram? Qual o curso de inglês preços? Essa opção de colocar preço no Instagram chegou ao Brasil em 2018 e de lá pra cá os perfis comerciais conseguem solicitar a opção “comprar agora” para sua conta.

Vale lembrar que o Brasil é o país que mais consome mídia e redes sociais todos os dias. Foi divulgado um dado em que o Instagram superou os números de usuários do Facebook. Esses são motivos pra lá de convincentes para abrir uma loja no Instagram e aprender a como colocar valor nas fotos dos produtos.

Com essa opção você consegue colocar um tipo de etiqueta nos produtos postados e direcionar o cliente ao site ou a um aplicativo da sua loja que você pode ter criado, e com certeza essa novidade ajudou e ainda colabora grandemente para um alto volume de vendas na rede social de modo online. Leia conosco e saiba como colocar preço no Instagram, vamos lá!

Como lucrar com essa opção?

Afinal, como colocar preço no Instagram? A opção que citamos acima pode ser usada em qualquer conta comercial, porém é necessário aprender e seguir os requisitos estipulados pelo Facebook que agora é dono também do Instagram.

Vamos te mostrar tudo que é necessário para vender e aprender como colocar preço no Instagram nesse artigo logo aqui abaixo. Leia:

Políticas do Facebook

Para obter na sua conta o botão de compras é necessário que tudo esteja de acordo com as regras impostas pelo Facebook. Em resumo, o vendedor deve concordar com aspectos sobre estar ligado com o Facebook enquanto é um vendedor.

Sua empresa concorda que ao se cadastrar como vendedor ela aceita os serviços do PayPal e dos modos de pagamentos usados por redes sociais no momento.

É informado também uma taxa que é cobrada nas operações. Existem também certas políticas comerciais que mostram como usar o perfil corretamente com o público-alvo e também o que não é permitido ser vendido no seu perfil comercial.

Perfil comercial

Transforme seu perfil em comercial, ao entrar no seu perfil no aplicativo do Instagram clique na sessão “conta” e depois em “mudar conta para comercial”, isso depende se você quer reaproveitar seu perfil já existente ou não.

Após isso siga as instruções dadas ali, incluindo categoria e subcategoria do seu perfil comercial como os de “empresa” ou “negócio local”. Depois disso, só é necessário conectar sua conta a uma página do Facebook para confirmar os contatos.

Facebook conectado

É claro que você pode criar um perfil no Instagram para comércio sem conectar ao Facebook, mas então não será possível adicionar o botão de compras. Quando estiver criando ou transformando ela em comercial escolha uma página na qual você já é administrador, se não possuir crie uma na opção já existente e siga para confirmar seus dados.

Ativação de compras

Depois de criar um catálogo no Facebook você conseguirá ativar o “Instagram Shopping” e se for aprovado poderá colocar preço nas suas fotos e produtos. Mas como ativar esse modo e colocar preço?

Acesse seu perfil e toque nas três linhas, depois selecione configurações, em seguida selecione a opção “empresas”, depois vá em “configurar compras no Instagram”. Depois de seguir todos esses passos aguarde para que sua conta seja aprovada, podendo levar até 15 dias para isso.

Preços nos produtos e fotos

Assim que sua loja obter aprovação você verá seus catálogos criados no Facebook e conseguirá marcá-los nas suas publicações. No Instagram vá em “empresas” e na aba das configurações você notará o surgimento da opção “loja”, então clique nela.

Você verá então todos os seus produtos que cadastrou na etapa anterior, depois crie uma publicação de maneira normal, mas antes de finalizar vá em “marcar produtos” que está disponível agora. Pesquise o que você quer vender e leve o sticker para próximo do produto, volte e compartilhe seu produto normalmente.

Após seguir todas essas etapas e aguardar a aprovação você poderá inserir valor nas fotos dos produtos disponíveis e divulgar sua marca ainda mais usando essa ferramenta oferecida pela própria rede social.

O que não pode vender?

Existem algumas restrições do que pode ser vendido no Instagram após o tornar um perfil comercial autorizado a colocar preço nos itens. Por exemplo, bebidas alcoólicas, artigos de cunho sexual, drogas ilícitas ou lícitas, armas ou qualquer tipo de munição ou explosivos, seja ele de qualquer modelo, e animais também não são permitidos para comercialização dentro da plataforma.

É vetado também qualquer tipo de discurso que incentiva o ódio, que promove o bullying ou que incitem qualquer tipo de crime futuro que cause algum tipo de dano às pessoas, aos animais ou a qualquer lugar como empresas, festas, bares e etc.

A plataforma também permite o anúncio apenas de itens físicos, são vetados itens de maquinário pesado, combustíveis e automóveis, itens médicos são proibidos e tudo que já está explicitamente proibido no Facebook.

Esse foi nosso artigo de hoje sobre como colocar preço no Instagram, esperamos que tenha gostado, até a próxima!

O mercado da beleza tem um tendência de bons lucros, veja as melhores áreas para atuar

O mercado de beleza tem muitas áreas para atuar, com bons serviços de grande procura. Cada uma das opções oferecem bons lucros, trabalhando do modo certo as coisas podem evoluir muito.

Se tem uma coisa que as pessoas não abrem mão hoje em dia, mesmo nos momentos atuais de crise é a área de beleza. Por isso, mesmo diante do cenário atual ela não sofreu.

Mostrarei para você alguns serviços de beleza que dão dinheiro e que estão sempre em alta no mercado.

Lembrando que fazer um curso de maquiagem pode ser uma excelente opção de lucros, além de servir como um dos cursos para horas complementares de algumas graduações.

O mercado da beleza tem um tendência de bons lucros, veja as melhores áreas para atuar

No cenário financeiro atual as crises são comuns em várias áreas, porém, o serviço de beleza vem crescendo e segurando o emprego de muitos profissionais.

Diante do cenário atual, o mercado de beleza ainda continua dando dinheiro, simplesmente utilizando habilidades necessárias.

Para todos os serviços de beleza é importante ter boa qualificação, contribuindo para um trabalho mais profissional. Dessa forma, cursos podem ser necessários para aprimoramento.

1. Comece trabalhar como manicure

Entre as áreas que dão um bom dinheiro no mercado de beleza está o serviço de manicure e pedicure. Embora elas sejam as mais comuns, possuem uma boa rentabilidade.

Esse serviço é um segmento básico, muito comum ver, uma das mais tradicionais que tem no mercado. Por isso é um dos mais procurados, embora concorrida existe uma boa demanda. Então continua sendo uma ótima oportunidade de negócio.

Para realizar um ótimo trabalho é bom fazer algo que chame atenção do público, tendo sempre clientes que amem o seu serviço. Uma das maneiras é oferecer atendimento domiciliar, preenchendo alguns detalhes que faltam no mercado.

Então o trabalho para ser bem realizado deve ter os melhores itens, os mais sofisticados. Logo, você deve possuir bons esmaltes e acessórios que possa fornecer um excelente resultado

2. Ofereça serviços de maquiadora

Outra coisa que também está em alta no mercado de beleza: serviço de maquiadora.

Se por um lado a manicure é um dos mais procurados, a área de maquiadora é uma das mais lucrativas no mercado. Sendo assim, dependendo do estilo de maquiagem pode ser cobrado mais de R$200, ainda mais se for no caso de fazer em uma noiva.

As maneiras de trabalhar como maquiadora são diversas, como:

  • Possuindo o próprio salão de maquiagem
  • Fazendo serviço à domicílio
  • Oferecendo cursos.

Todo esse trabalho pode ser aperfeiçoado com cursos profissionalizantes. Dessa forma, é possível sempre está atualizada, com novas modas que surgem no mercado.

3. Trabalhe como cabeleireira

O trabalho como cabeleireira nunca deixará de existir. Isso é o que parece, porque toda mulher gosta de ir no salão, deseja que seu cabelo fique bem cortado ou tratado da forma correta.

Além disso, é um dos serviços de beleza que dá mais dinheiro, devido à grande procura no mercado.

Como se trata de um trabalho que sempre vai estar atualizado, não deixa de ser uma ótima oportunidade no mercado. Então para quem tem uma ótima habilidade neste ramo de beleza, poderá prestar esse serviço no salão, domiciliar ou até de duas maneiras.

Entre as atividades mais procuradas estão pintura, corte de cabelo, alisamento, relaxamento e luzes.

Se você pensa em montar um salão de cabeleireiro, aprenda todos os passos para isso. Busque também o uso das tecnologias para apresentar seu trabalho em redes sociais.

4. Ganhe dinheiro na área da depilação

Essa é uma ótima área para você trabalhar, não era um serviço buscado com tanta força como no presente momento. Mas hoje em dia o número de pessoas correndo atrás de profissionais está crescendo.

Como o mercado cresceu muito, o uso de cera para depilação está em alta.

Para realizar um bom trabalho nessa área é necessário ter materiais de qualidade, com marcas que realmente fazem a diferença. No entanto, é preciso ter produtos apropriados e ter técnicas especiais.

Essa é uma área promissora porque o serviço pode ser oferecido em clínicas, em um salão que deseja montar, ou a domicílio.

Esse serviço lucrativo do mercado de beleza está sendo usado até por homens. Por isso o serviço vem sendo cada dia mais ampliado e a demanda vem crescendo constantemente.

5. Trabalhe como designer de sobrancelhas

Se tem uma área que vem trazendo bons lucros ao mercado de beleza é o design de sobrancelhas. Por isso, a busca oferece bons ganhos para o profissional.

Tanto homens quanto mulheres estão buscando esse tipo de serviço. Sendo assim se tornou uma ótima área para se trabalhar.

As técnicas para uma boa depilação e até desenho de sobrancelhas são variadas como:

  • Preenchimento com lápis;
  • Micropigmentação;
  • Aplicação de henna;
  • Ombré shadow;
  • Fio a fio;
  • Brown lamination, etc.

Qual a área de beleza da mais dinheiro

A área de beleza que dá mais dinheiro é o bronzeamento natural, um serviço que pode dar mais de R$5000.

Esse valor, no entanto, é para estrutura mais simples, então isso quer dizer que os ganhos podem ser muito maiores.

O lucro desse tipo de serviço no mercado de beleza é devido a sua enorme procura.

Uma das coisas que você deve fazer é investir na cidade que mora. Aproveite, a concorrência ainda é baixa, dessa forma, é possível crescer no mercado e ter bons lucros.

Muitas mulheres desejam ter um bronzeamento bem uniforme, perfeito. Então, você pode oferecer de início um bronzeamento natural e posteriormente um artificial.

Sem dúvida, público para isso não vai faltar. Consequentemente será um ótimo resultado financeiro.

Os serviços de beleza são variados, você pode trabalhar nessa área, mas também em outras. Inclusive pode oferecer todos os citados aqui. Para isso, é necessário dedicação e determinação.

Conclusão

Cada serviço de beleza oferece bons ganhos, com ótimos lucros e muita opção no mercado.

Para que cada um dos serviços seja colocado em prática é necessário muita dedicação. Embora as áreas de beleza sejam diversas, elas podem ser usadas juntas, no mesmo lugar.

Busque aquilo que mais se adeque ao que goste. Mas leve em consideração o lucro, oferecendo, é claro, bons serviços.

Gostou desse conteúdo de beleza? Temos mais a apresentar por aqui mesmo, acesse.

Tome hoje a decisão de se tornar um desses serviços e até mesmo comece com um curso de maquiagem online.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

O que significa #TBT? – Entenda o que é e saiba como usar

O que significa #TBT? Qual o significado desse acrônimo tão usado em redes sociais? Como podemos usá-los em nossas mídias, fotos e vídeos postados em aplicativos? Posso usar TBT em outros dias da semana ou somente na quinta-feira? Que tipo de vídeo ou foto eu posso postar em uma “quinta de TBT”? Qual a origem desse termo? Quais os melhores cursos de inglês online?

As redes sociais se tornaram uma verdadeira parte de nossas vidas. Seja no WhatsApp, Instagram, Twitter, Facebook, Telegram, Signal, TikTok ou Snapchat, a verdade é que sempre teremos um perfil ou algo do tipo em alguma dessas redes sociais, para nos comunicarmos e também termos lazer nas mesmas.

Tudo isso gera uma conexão imensa entre milhares de milhões de pessoas ao redor do mundo. Hoje, uma pessoa que mora no Cazaquistão pode se tornar famosa em todo o mundo, com seus vídeos e fotos virais aparecendo para populações do Alaska, do Uruguai, da Alemanha, do México ou Colômbia, tudo ao mesmo tempo.

Devido a esses fatos mencionados, algumas práticas também se tornaram virais. As hashtags usadas em fotos do Instagram, por exemplo, reúnem uma grande quantidade de imagens que seguem uma mesma linha. Por exemplo, se você procurar pela hashtag “#cats” encontrará várias mídias de gatinhos fofinhos. O mesmo aconteceu com o acrônimo #TBT.

Por isso, no conteúdo de hoje, vamos explicar a você nosso leitor que é muito curioso, o que significa #TBT. Dessa forma, pode entender melhor sobre o assunto e segmentar suas mídias de forma mais organizada para serem postadas nas quintas-feiras, data específica desse tipo de postagem. Leia conosco até o final do conteúdo e saiba mais, vamos lá!

O que significa #TBT?

Afinal, o que significa #TBT? Em inglês, o termo é um acrônimo para a expressão “Throwback Thursday”, que em tradução livre para o português, significa “Quinta-feira das Lembranças”, onde você posta mídias em suas redes sociais (fotos e vídeos) que relembrem alguma situações incrivelmente boas do seu passado: festa com os amigos, churrasco com a família, fotos em locais específicos, etc.

Quando o #TBT é postado?

Agora que já sabe o que é #TBT, vamos a outra dúvida: quando o #TBT é postado? Como mencionado acima, o acrônimo tem correlação direta com fotos antigas em uma quinta-feira. Dessa forma, a data correta de um #TBT é realmente nas quintas, independentemente da quinta que seja.

É claro, nada lhe impede de postar um #TBT em outro dia da semana. Aliás, essa prática se tornou bastante comum no feed das redes sociais aqui no Brasil. É muito comum ver publicações no Instagram com legendas do tipo “Não é quinta de #TBT, mas é dia de lembrar dessa data maravilhosa” seguida de uma foto ou vídeo específico.

Então, não é uma regra, apenas um consenso: as quintas-feiras você provavelmente verá uma quantidade muito maior de fotos e vídeos com a marcação de #TBT nas legendas, seja em uma publicação do feed ou então nos stories do Instagram, Facebook, Twitter, entre outras redes que possuem essa tecnologia de postagem que expira em 24 horas, como o próprio WhatsApp com seu famoso “status”.

Quão antiga tem que ser a mídia para ser postada em #TBT?

E quão antiga tem que ser a mídia para ser postada em #TBT? Em relação a esse tipo de informação, não há uma regra propriamente dita e seguida à risca. Existem pessoas que postam #TBT de um ano, enquanto outras postam fotos da festa do final de semana que se passou, enquanto outras postam fotos de infância.

Portanto, não há uma regra nem consenso, apenas vontade própria. Dessa forma, se você tem vontade de postar uma foto de cinco anos atrás ou de cinco dias atrás, é você quem decide. Leve em conta o que tem vontade de fazer em suas redes sociais e coloque em prática, afinal, não devemos agradar ninguém a não ser nós mesmos.

Pode postar #TBT em todas as redes sociais?

E pode postar #TBT em todas as redes sociais ou somente no Instagram? Inicialmente, os stories existiam somente no Instagram. Foi a maneira que a plataforma encontrou de desbancar o Snapchat, após o seu criador rejeitar a venda da rede social para o antigo grupo Facebook, hoje conhecido como Meta, que é dono do Instagram e também da rede social que levava o nome no passado.

Dessa forma, inicialmente a “quinta de #TBT” era um tipo de publicação possível somente no Instagram. Porém, com o tempo, outras redes sociais foram incorporando esse tipo de publicação que expira em 24 horas: o próprio Facebook, com integração de publicação com o Instagram, o WhatsApp que também é propriedade do grupo Meta e o Twitter são exemplos de redes sociais que incorporaram os stories como função de publicação.

Portanto, sim, pode postar #TBT em todas as redes sociais que suportarem publicação de mídia, seja em feed permanente ou então em stories que expiram após 24 horas. E então, gostou de saber o que significa #TBT? Comente abaixo o que achou. Até a próxima

Decifrando #TBT: Como Utilizar Esta Hashtag Popular Para Reviver Memórias

O artigo explica que #TBT significa “Throwback Thursday”, traduzido como “Quinta-feira das Lembranças”, e é usado para compartilhar fotos e vídeos de memórias passadas nas redes sociais, principalmente às quintas-feiras. Não existe uma regra estrita sobre quão antiga a mídia deve ser para ser considerada um #TBT, oferecendo flexibilidade aos usuários.

O que #TBT significa?
Throwback Thursday (Quinta-feira das Lembranças).

Em quais dias posso postar #TBT?
Preferencialmente às quintas-feiras, mas é flexível.

Quão antiga deve ser a foto ou vídeo para um #TBT?
Não há regra específica, pode variar.

#TBT pode ser usado em todas as redes sociais?
Sim, em qualquer uma que permita postagens.

O #TBT tem que ser apenas sobre fotos e vídeos pessoais?
Não necessariamente, pode ser qualquer memória que deseje compartilhar.

Mármore e Granito: Quais as principais diferenças

Quando se trata de escolher materiais de pedra para sua casa, mármore e granito estão no topo da lista. Mas você sabe qual é a melhor escolha para o seu projeto? Vamos desvendar as principais diferenças e ajudá-lo a tomar a decisão certa!

Mármores e granitos são iguais? Quais são algumas das principais diferenças entre esses dois tipos de rochas? Neste artigo, exploraremos algumas das principais diferenças entre mármore e granito.   Em primeiro lugar, o mármore é feito de um tipo de pedra diferente do granito. O granito é composto de vários minerais diferentes, enquanto o mármore é feito de apenas um: calcita.

Em segundo lugar, o granito é muito mais duro que o mármore. Finalmente, o mármore é menos resistente a riscos do que o granito.   Finalmente, o mármore é mais barato que o granito em média, tornando-o uma opção melhor para determinados projetos.   A diferença entre o Mármore e o Granito As duas pedras, mármore e granito, são muitas vezes confundidas uma com a outra. Ambos são usados na construção e design de interiores, mas têm propriedades diferentes.

O granito é uma pedra mais dura que o mármore, o que significa que é menos provável que arranhe ou lasque. O mármore é uma pedra mais macia, por isso pode ser riscado ou manchado mais facilmente do que o granito.   O mármore também tem uma resistência ao calor menor do que o granito; se algo for deixado em um fogão quente por muito tempo, o mármore começará a derreter onde o objeto estava.

O granito não tem esse problema. Finalmente, o granito é geralmente mais barato que o mármore.  

O que são mármores e granitos?

 Mármores e granitos são dois tipos de rochas. Os mármores são feitos de calcário, enquanto os granitos são feitos de quartzo e outros minerais.   Os granitos são mais duros que os mármores, por isso são usados para bancadas e outras superfícies. Mármores podem ser usados para pavimentação e pisos.  

Aparência: Como são os mármores e granitos?

  Mármores e granitos são dois tipos de rochas compostas por diferentes minerais. Os granitos são compostos de feldspato, quartzo e mica. Os mármores são compostos de calcita, dolomita ou serpentinita.   Tanto os mármores quanto os granitos são usados para fazer diferentes tipos de produtos de pedra. Os granitos podem ser usados para fazer bancadas de cozinha, pisos e monumentos. Mármores podem ser usados para fazer vasos, tigelas e lâmpadas.   Granitos e mármores têm cores e texturas diferentes. Os granitos podem ser rosa, branco ou cinza. Os mármores podem ser brancos ou verdes. Os granitos têm uma textura lisa, enquanto os mármores têm uma textura áspera.  

Origem: de onde vêm os mármores e granitos?

  Existem muitos tipos diferentes de rochas e minerais encontrados na Terra. As rochas ígneas são compostas de lava solidificada ou magma. Existem dois tipos principais de rochas ígneas – granitos e mármores.   Os granitos são compostos de minerais de cor clara, como quartzo e feldspato. Os mármores são compostos de minerais de cor escura, como mica e hornblenda. Veja mais:

Tanto os granitos quanto os mármores se formam quando a rocha derretida, chamada magma, se solidifica. O magma pode vir de dentro da Terra ou de vulcões.   O magma que vem de dentro da Terra é chamado de magma da crosta continental. O magma que vem dos vulcões é chamado de magma da crosta oceânica.   A temperatura e a pressão do ambiente onde o magma se solidifica determina se ele formará um granito ou um mármore.  

Tipos: quais são os diferentes tipos de mármores e granitos?

  Os tipos mais populares de mármores são os mármores de vidro, que geralmente são coloridos e vêm em uma variedade de formas e tamanhos. Há também mármores cerâmicos, que são feitos de barro e queimados em forno.   Outros tipos de mármores incluem mármores de ágata, que são feitos de pedras de ágata com faixas, e mármores de olho de gato, que têm uma fina faixa de material refletivo que atravessa o centro do mármore.   Existem muitos tipos diferentes de granitos, incluindo granito preto, granito branco, granito rosa e granito verde. O granito é um tipo de rocha ígnea que se forma quando o magma cristaliza no subsolo.   É composto de vários minerais diferentes, incluindo quartzo, feldspato e mica.  

Usos: quais são alguns dos usos dos mármores e granitos?

  Um dos brinquedos mais antigos do mundo, os mármores existem há séculos. Eles vêm em uma variedade de cores e tamanhos e podem ser feitos de diferentes materiais, como vidro, argila ou pedra.   Os granitos são um tipo de pedra que é usado para fazer coisas diferentes, incluindo bancadas, azulejos e monumentos. Tanto os mármores quanto os granitos têm uma série de usos que vão do decorativo ao prático.

Alguns dos usos mais comuns das bolas de gude incluem jogos, como bolas de gude ou tigelas; decoração de jardins ou paisagens; encher vasos ou tigelas; e fazer bijuterias.   Os granitos podem ser usados para muitas das mesmas finalidades que os mármores, mas também têm algumas aplicações adicionais.

Em conclusão, mármore e granito são materiais importantes que são usados de muitas maneiras diferentes. Eles têm muitas qualidades que os tornam perfeitos para uma variedade de aplicações.   Ambos os materiais são fortes e duráveis, mas também bonitos e elegantes. Eles podem ser usados para criar bancadas, pisos e outros recursos impressionantes em sua casa.   Se você está procurando um material de alta qualidade que certamente impressionará, o mármore ou o granito podem ser a escolha perfeita para você.

Mármore vs. Granito: Entenda as Diferenças e Faça a Melhor Escolha para Seu Projeto

O artigo compara mármore e granito, destacando diferenças em composição, durabilidade, resistência a riscos, e custo. Mármore, sendo mais macio, é menos resistente a riscos e calor em comparação ao granito mais duro e durável. O granito, por sua vez, oferece uma melhor relação custo-benefício para determinados projetos devido à sua resistência superior.

O que diferencia mármore de granito na composição?
Mármore é composto principalmente de calcita, enquanto granito é uma mistura de quartzo, feldspato e mica.

Qual é mais resistente a riscos?
Granito.

O mármore resiste bem ao calor?
Não, mármore tem menor resistência ao calor comparado ao granito.

Qual tende a ser mais caro?
Mármore pode ser mais caro dependendo do tipo e da origem.

Para que usos são recomendados mármore e granito?
Mármore é ideal para áreas menos usadas devido à sua beleza, enquanto granito é recomendado para áreas de alto tráfego devido à sua durabilidade.

Aquisição de empresas: como funciona? Quais são as vantagens e desvantagens?

O ano de tem registrado um período recorde de fusões e aquisições de empresas no Brasil, como apontou reportagem da Forbes. Segundo matéria do Monitor Mercantil, houve um aumento de 26% no número de transações em relação a 2021

Estudos publicados no PWC Brasil  indicam que, nos últimos anos, houve algumas mudanças no comportamento do consumidor que resultaram em um maior volume desses tipos de operações. 

Um dos principais motivos para a alta atividade de aquisição de empresas foi a alteração de portfólio corporativo com interesse em empresas de private equity (PE).

Por isso, é necessário entender melhor o que é aquisição de empresas e suas vantagens e desvantagens, assim como acompanhar as grandes operações realizadas no mercado recentemente. Quer saber mais? Continue a leitura e informe-se!

O que é aquisição de empresas?

O termo em inglês para fusões e aquisições é M&A (Mergers and Acquisitions). Já ouviu falar dele? Ele representa o maior tipo de operação realizada mundialmente: o de compra total ou parcial ou concentração corporativa.

Para ficar mais claro, ao longo deste texto, vamos explicar melhor esses dois conceitos, focando na aquisição de empresas e exemplos reais desse tipo de transação.

A aquisição de empresas significa exatamente ao que se refere o nome: quando uma companhia compra a outra.

Ela pode acontecer de três maneiras:

  • aquisição total: de 100% do capital votante, de toda a sociedade corporativa;
  • aquisição parcial: de 10 a 49% do capital votante;
  • aquisição de controle: mais de 50% da participação societária.

Quando há a aquisição total de outra empresa, normalmente de menor porte, há o desaparecimento legal da companhia adquirida. O que ocasiona, portanto, um investimento mais alto e um longo e complexo processo de integração.

Porém, a companhia comprada pode operar de modo independente, com maior ou menor grau dessa integração. Ela pode ou não permanecer, mas está sob nova direção.

Na aquisição não há formação de uma nova empresa. A compradora mantém sua identidade e obtém os direitos e as obrigações da organização comprada.

Há diversos motivos para comprar e vender empresas, como a intenção de expansão no mercado, mudança de portfólio, aposentadoria, entre outros.

Por isso, há ainda três classificações:

  1. horizontal: a empresa comprada fornece produtos ou serviços similares aos produzidos pela compradora;
  2. vertical: quando a companhia adquirida está à frente ou atrás na cadeia de valor;
  3. conglomerada: a organização comprada atua em um segmento diferente.

Independentemente do porte e da área de atuação do negócio, todos esses tipos de aquisição podem acontecer. Isso varia de acordo com a intenção do vendedor e do comprador.

Diferença entre fusão e aquisição de empresas

Para entender melhor o conceito de aquisição de empresas, vamos compará-lo ao de fusão e ver em quais pontos eles se diferem.

No processo de fusão as duas empresas são extintas para a formação de uma terceira empresa, com quadro societário diferente. Logo, o ato de comprar uma outra empresa é para somar forças, conhecimento e potencialidades de negócio.

Na fusão, ao contrário da aquisição de empresas, há uma reorganização corporativa para que ambas atuem juntas no mesmo mercado. 

Alguns exemplos de fusão no Brasil são a da Sadia com a Perdigão que originou a Brasil Foods (BRF) e a do Itaú com o Unibanco que formou o Itaú Unibanco.

Aquisição de empresas: vantagens e desvantagens

Há muitas vantagens na aquisição de empresas em funcionamento. A principal delas é a possibilidade de expansão e maiores chances de sucesso de forma mais fácil e rápida, sem perder eficiência durante o processo de crescimento.

Outro benefício é o menor risco. Pois a empresa comprada está consolidada no mercado e possui seus clientes, fornecedores, parceiros e colaboradores. Ela já está pronta e precisa apenas de um gás para ampliar e otimizar suas operações.

Mais uma vantagem da aquisição de empresas é a possibilidade de aumentar a competitividade de ambas, ganhando poder de barganha com fornecedores, e a diversificação de produtos e serviços.

Veja mais vantagens:

  • ganho de escopo e escalabilidade;
  • compartilhamento de recursos, tecnologias e processos operacionais;
  • consolidação da marca no mercado;
  • união da carteira de clientes e de parceiros;
  • superação de crises;
  • aumento da receita;
  • redução de gastos e desperdícios;
  • maior facilidade na obtenção de empréstimos;
  • diversificação geográfica;
  • aquisição de tecnologias e patentes.

Porém, há também alguns cuidados que deve-se tomar ao adquirir empresas em funcionamento. Entenda melhor abaixo as desvantagens de aquisição de empresas.

  • Processo longo e complexo de integração das empresas e alinhamento operacional.
  • Possibilidade de resistência dos colaboradores com a nova gestão e direção.
  • Queda de produtividade enquanto as mudanças são implementadas.
  • Perda de força da marca no começo da transição.
  • Valor maior de investimento.

Devido a essas possíveis desvantagens, é necessário estudar e planejar a compra e venda de empresas. Pergunte-se, por exemplo, se a aquisição está alinhada com a estratégia da companhia e qual a probabilidade de crescimento com essa compra.

Para evitar os problemas da aquisição de empresas, é indicado contratar um assessor especializado em M&A para que realize todo o processo de forma mais profissional e eficiente, calculando o valuation ideal para ninguém perder dinheiro na transação.

Exemplos de aquisição de empresas

Para finalizar nosso texto, separamos aqui alguns exemplos reais desse tipo de transação, que mostram que ela é bastante comum no mercado brasileiro e mundial:

Percebeu que a aquisição de empresas é uma prática rotineira no mercado, não é mesmo? Por isso, precisa-se contar com profissionais experientes e especializados em fusão, aquisição e valuation para tornar o processo mais transparente, seguro e rentável para ambos os lados.

Fonte: Capital Invest, consultoria com quase 20 anos de experiência em assessoramento financeiro em compra, venda e avaliação de empresas.

Magento Commerce pode te ajudar a surfar o melhor momento da internet

Se você quer começar um negócio novo e empreender, certamente o ecommerce deve ser uma boa opção. Aliás, isso também serve para quem já tem uma empresa e precisa se reinventar.

Os empreendedores brasileiros, bem como de qualquer outra parte do mundo, se deparam com uma encruzilhada no mundo atual. Para eles, é necessário decidir qual será o modelo de negócio a ser adotado: online ou tradicional. No entanto, independentemente da opção, sempre haverá um braço da empresa que atua na internet. Sendo assim, a utilização de plataformas como a famosa Magento Commerce se torna algo quase indispensável.

No caso da Magento Commerce, se trata de uma ferramenta operacional para colocar uma ecommerce à disposição dos clientes. Em outras palavras, ela é um software de criação de comércios digitais completo. Isso significa que os empreendedores contam com todo o amparo necessário, desde a elaboração, criação, operação até chegar na venda final de produtos pela internet.

Investir na internet é um passo que todas as empresas devem dar em algum momento. O mundo está conectado e as relações financeiras e de consumo também estão.  Os dados mais atualizados sobre o assunto apontam para tendência de alta no mercado de ecommerce.

CEO da Adobe diz que mercado digital deve ficar mais forte

Se você achava que o comércio digital já tinha atingido o seu ápice, saiba que os especialistas no assunto preveem alta contínua. O CEO da Adobe, Shantanu Narain, disse a Jim Kramer na CNBC que os preços do comércio digital apresentaram queda recente, mas que isso é apenas a base de uma explosão de vendas que o futuro reserva.

“Quando você olha para o custo total, bem como para a economia geral, onde pode haver um pouco mais de preocupação, o que realmente acontece é que você vê algumas quedas de preços em itens como eletrônicos ou coisas que acontecem com jogos […]. Nada vai mudar no que diz respeito às pessoas dizendo: ‘Quero fazer um post digital, provavelmente quero comprar digital e capturar fisicamente a coisa multicanal’”, disse Narain durante a entrevista.

Ecommerce deve representar 52% das vendas; Magento Commerce pode ajudar

Se você está pensando em abrir uma loja online ou ingressar no meio digital para empreender, saiba que está coberto de razão. A Magento Commerce oferece soluções que podem atender todos os segmentos do comércio digital (B2B, B2C, C2B , entre outros). Todos os nichos online devem ser responsáveis por cerca de 52% das receitas até 2024, ou seja, até daqui 2 anos.

A previsão foi passada pela Salesforce, empresa tecnológica multinacional líder em Customer Relationship Management (CRM). Segundo a pesquisa, a expansão dos meios digitais vem apenas para atender a demanda atual dos próprios consumidores.

Em resumo, investir em um negócio voltado para o e-commerce, seja por meio da Magento Commerce ou se outras plataformas, vale a pena. O ideal é buscar por amparo de intermediadores que possam executar a proposta e as ideias por meio das ferramentas de criação.

Contratar um funcionário para a administração do condomínio: o que avaliar

Em todo o setor de serviços, ainda mais do que no setor industrial, o capital humano é de fundamental importância para ter sucesso e prestar um bom serviço.

Isso é ainda mais verdadeiro no mundo da gestão de condomínios que, por sua natureza, se baseia nas relações humanas que se estabelecem com clientes, fornecedores e todos os stakeholders que gravitam em torno de qualquer estúdio que você queira tomar como exemplo.

Infelizmente, encontrar recursos humanos adequados não é nada fácil e as razões são bastante evidentes. Aqui estão os principais:

  1. não há escolas que formem futuros funcionários de estudos administrativos;
  2. nem todas as pessoas são capazes de suportar as tensões decorrentes deste trabalho;
  3. as margens de um estudo não são de molde a garantir altos salários;
  4. as perspectivas de carreira são limitadas devido ao tamanho médio dos estudos que geralmente são pequenos; estudos de caso que crescem significativamente ao longo do tempo são muito raros.

Uma única motivação aleatória dentre as listadas acima já seria suficiente para nos fazer entender que o caminho para encontrar um funcionário no qual decidir investir é árduo.

Erros frequentes

Frequentemente em estudos administrativos:

  • é forte a presença de parentes “emprestados” à profissão (há ótimos exemplos de excelentes estudos de família, mas isso porque nesses casos a escolha da profissão é um foco e não um retrocesso);
  • pessoas boas são frequentemente contratadas, mas com pouco potencial;
  • os funcionários/colaboradores foram escolhidos sem análise prévia adequada;
  • os funcionários/colaboradores não são devidamente treinados;
  • excelentes funcionários/colaboradores não conseguem expressar plenamente seu potencial devido à falta de concessão de autonomia decisória e/ou operacional;
  • empregados/colaboradores são muitas vezes incompatíveis e ocupam funções que não são adequadas para eles;
  • muitos funcionários/colaboradores são contratados na tentativa de compensar a desorganização.

Outra dinâmica frequente é a contratação de recursos humanos que “cheiram a condomínio”, ou seja, pessoas que já trabalharam em pelo menos um outro escritório administrativo; acredita-se que isso seja suficiente para definir a adequação dessa pessoa para desempenhar um papel em seu estudo, mas não é bem assim.

Que papel você desempenhou no estudo anterior? Que áreas do trabalho você conseguiu abordar de forma independente? Aprendeu, mesmo de forma independente, a operar de forma transversal ou fez sempre a mesma coisa durante toda a duração da relação de trabalho, como inserir os pagamentos dos condomínios na contabilidade?

Estratégia de contratação

Se você contratar uma pessoa, estará se colocando em grande risco.

Claro, também poderia ser um grande sucesso potencial, mas a experiência me leva a dizer que a primeira afirmação é a mais provável; no entanto, os riscos podem ser reduzidos, até muito, implementando uma estratégia trivial, mas exigente, baseada nestes passos simples:

  1. Publique anúncios também em ambientes relacionados ao seu trabalho, indique a função que o escolhido terá que preencher e destaque todos os aspectos negativos do trabalho; se forem poucos, invente novos para desencorajar os desperdiçadores de tempo e fazer uma seleção mais filtrada;
  2. Após conhecer os candidatos mais motivados, desencoraje-os novamente e tente capturar as reações que eles mostram; talvez você não consiga interpretá-los ao nível cognitivo, mas seu sexto sentido registrará tudo e no momento certo lhe dará a sugestão certa para sua escolha;
  3. Explique a eles que o trabalho e o ritmo serão muito árduos, mas que aqueles que sobreviverem terão oportunidades de carreira no estúdio.
  4. Embora você já o tenha indicado no anúncio, descreve muito bem o papel que o escolhido irá desempenhar e explique bem qual é o perímetro em que ele poderá se deslocar e quais expectativas você deposita naquele que terá a honra de fazer parte de sua equipe; pergunte se eles se sentem preparados para desempenhar esse papel e por qual motivo;
  5. Dê-lhes um questionário com pelo menos 80/100 perguntas que exigem respostas múltiplas e respostas abertas; as perguntas devem abranger principalmente o tema relacionado com as competências que procura, mas também é aconselhável acrescentar alguns conhecimentos gerais, utilização do computador, software mais popular e, obviamente, alguns relacionados com a pessoa, expectativas, atitudes, etc.;
  6. Se nem todos fugirem e você se deparar com pelo menos dois candidatos, marque outra entrevista que lhe dará uma ideia mais clara de quem está na sua frente. Tente entender quais são as expectativas dele e o que ele está disposto a fazer para ajudá-lo. Que ideias de desenvolvimento ele tem e que experiência ele trará para seus futuros colegas em potencial. Se possível , faça esta entrevista com outra pessoa de sua confiança (esposa, marido, braço direito, parceiro, contador, advogado, amigo, etc.) apenas para se confrontar logo em seguida e compartilhar suas impressões imediatamente;

Atribuição de funções

Às vezes acontece que o novo recurso é contratado para servir de paliativo, ou seja, para preencher uma ausência, seja temporária ou permanente. Os tapa-buracos, não são avaliados de forma séria e criteriosa.

Cada recurso humano envolvido deve ser usado da melhor forma, de acordo com habilidades e atitudes, tanto para dignificá-lo e fazê-lo sentir-se útil, quanto para obter o máximo de benefícios em termos de eficácia e eficiência. Além do mais, existe um tempo de adaptação para os novos funcionários para entender as regras dos condomínios, horários, lei do silêncio em condomínio, obras e entender a gestão. 

O mais importante de tudo não são as habilidades, mas a predisposição de uma pessoa para realizar uma tarefa específica; habilidades são adquiridas, predisposição e aptidões não são.

Isso deve fazer você entender que você também pode ter uma equipe bem equilibrada, capaz de cobrir todas as áreas do campo, apenas para ficar na metáfora do treinador, mas que talvez você esteja usando um defensor no ataque ou vice-versa. Todos os jogadores de futebol sabem dar dois arremessos com a bola, assim como todos os funcionários do estúdio sabem enviar um e-mail (isso pode não ser verdade). Mas o que acontece quando as coisas ficam sérias?

Fazer com que todos os funcionários façam um teste de psico aptidão pode ajudá-lo a entender como, gradualmente, atribuir funções mais compatíveis com os recursos humanos que você possui. Eu sei que pode ser muito desafiador, mas imagine como seria obter mais eficácia e maior eficiência do seu estúdio com um retorno significativamente maior do que hoje.

Hoje seu estúdio pode ser comparado a uma série de engrenagens em uma máquina que não se encaixam perfeitamente; a máquina funciona, de alguma forma, mas de vez em quando congela, retardando o trabalho e produzindo custos ocultos que não são cuidadosamente avaliados.